6polegadas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  EntrarEntrar  RegistrarRegistrar  

Kona Coilair Supreme 2010

Ir para baixo 
+24
komondor
Prim
Manel
Bsargento
Lure33
r.f.
endurance
pbrajal
haka
Marky27
Mad Mike
Gavião
Francisco
P.M.
anfo
ze_samot
Andre
AndreXTR
BRT
machuqueiro
iloper
NOX
f silva
jv-
28 participantes
Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
jv-
O animal do AM
O animal do AM
jv-

Bike : Kona Coilair

Kona Coilair Supreme 2010 Empty
MensagemAssunto: Kona Coilair Supreme 2010   Kona Coilair Supreme 2010 EmptyQui Out 13, 2011 6:29 pm

Segue aqui alguma info da minha nova montada. Basicamente os componentes foram quase todos transferidos do quadro Scott Ransom.

Há muito que desejava trocar de quadro, pois, apesar de gostar do que tinha, o consumismo vem sempre ao de cima, o desejo de ter e experimentar coisas novas e diferentes.

Inicialmente estava virado para o nukeproof mega, mas tive algum receio pois ainda não havia massificação deste quadro no mercado. Além disso o amortecedor, ainda que especificamente afinado, parecia-me fraco, sendo o modelo mais baixo da gama Rock Shox Monarch. Depois ainda havia a questão dos 150mm de curso traseiro, algo que me deixa de certa forma receoso pois não sou um ás do guiador, cometo muitos erros e gosto de ter uma base que me coma os defeitos da condução. Além disto, meter 180mm de curso dianteiro penso que, mesmo não sendo desaconselhado pela marca, desequilibre o centro de massa e geometria da bicicleta.

Outro factor que me levou a escolher este quadro foi mesmo a nostalgia e antigo desejo. Aos meus 13 anos de idade, a minha Sirla de "suspensão" total e 20kgs pedia uma reforma. A informação na altura era escassa, eu pouco usava a internet (lembram-se do "netcétera"?), e gostei muito de visitar a CicloNatur que era vendedora da marca Kona. Quando experimentei uma destas, bem, a diferença era abismal, super leve e dinâmica, algo completamente diferente do universo do supermercado. O problema foi mesmo o preço... 150 contos. Prometi a mim mesmo que haveria de juntar essa quantia para comprar aquela bicicleta, mas com o lento morrer da minha e abandono do vício lá se desvaneceu o sonho.

No início do Verão vi este quadro à venda numa loja inglesa e pouco hesitei. Já gostava muito da Coilair anterior (do gavião), mas esta pela descrição aparentava em muito estar modificada para melhor. 198mm de curso traseiro garantiam uma segurança acima da média, o amortecedor é o actual da moda, a geometria muito boa e o preço apetecível. Poderia jogar apenas com a razão e continuar a procurar infindavelmente a bicicleta ideal, mas esta era o que tinha prometido a mim mesmo à 11 anos.

Aqui vai a lista de componentes:
Quadro: Kona Coilair Supreme 2010 17"
Suspensão: Marzocchi 66 Light Eta 2006
Amortecedor: Fox RP23
Travões: Avid Juicy 5
Discos: Superstar Components Windcutter 180mm dianteiro, 160mm traseiro
Cubos: Superstar Components EVO
Raios: Sapim double butted
Aros: Mavic EN521
Eixo Dianteiro:Marzocchi 20mm
Eixo Traseiro: Superstar Components 10mm
Avanço: BBB (acho eu) com uns 65 mm para aí..
Guiador: Spank Spike quase flat com 777mm agora cortado a 760mm
Caixa de Direcção: Parte de cima Da Bomb, parte de baixo FireEye
Punhos: Lizard Skins Logo Lock-On Bonus Peaty
Shifters: Sram X7 Trigger
Espigão de Selim: BBB 30.0mm
Selim: Selle Italia SL
Pedais: Shimano SPD(uns quaisquer com plataforma)
Pedaleiro: Shimano XT 175mm
Bash: Race Face 32d
Prato maior: Middleburn 36d
Prato menor: Shimano XT 22d
Guia de corrente: MSC para 2 pratos
Desviador Dianteiro: Shimano SLX
Corrente: não sei 9vel.
Cassete: também não 32-11 9vel
Desviador Traseiro: SRAM X9 caixa média
Pneu Frontal: Maxxis High Roller 2.5 2ply 42a
Pneu Traseiro: Continental Mountain King 2.4 Tubeless

Peso: 16120g

Kona Coilair Supreme 2010 DSC00217

Kona Coilair Supreme 2010 DSC00227
Ir para o topo Ir para baixo
f silva
Tem uma pá e uma enchada na bagageira do carro
f silva

Bike : Giant Reign

MensagemAssunto: Re: Kona Coilair Supreme 2010   Kona Coilair Supreme 2010 EmptyQui Out 13, 2011 6:38 pm

Kona Coilair Supreme 2010 32788 Kona Coilair Supreme 2010 87242 .

È pá jv, parabéns, câ ganda mánica, sempre gostei muito desse quadro, prai curso traseiro que nunca mais acaba.

E já era hora dela aparecer .
NOX
Usa 2 pratos na pedaleira
NOX

MensagemAssunto: Re: Kona Coilair Supreme 2010   Kona Coilair Supreme 2010 EmptyQui Out 13, 2011 6:55 pm

Muito fixe.
Por aqui já cá canta a mana + pequena....

Kona Coilair Supreme 2010 P1000868

Quem quiser testar é so avisar pq eu tou no estaleiro!! Kona Coilair Supreme 2010 277450
jv-
O animal do AM
O animal do AM
jv-

MensagemAssunto: Re: Kona Coilair Supreme 2010   Kona Coilair Supreme 2010 EmptyQui Out 13, 2011 7:20 pm

Muito gira essa! Mas acho que a traseira, se funcionar como a coilair, sente-se indignada com a frente. Uma suspensão de 150mm com baínhas de 32mm e eixo de 15mm deve torcer pouco deve. Dada a sua eficácia a subir penso que seria muito mais proveitoso ter uma Fox36 que não deve acrescentar assim tanto peso e daria muito mais benefícios ao funcionar do conjunto total. De resto apenas saliento que deve ser das melhores bikes da gama, pois o MagicLink não é uma complicação parva.

Para quem não saiba esta mola horizontal que se encontra debaixo do amortecedor funciona de uma maneira muito simples e óbvia.

Como muitos devem ter nas suas bikes, e outros saberão do que falo, diferentes posições de amortecedor trazem alterações significativas na geometria e morfologia do curso de amortecimento. O que este magic link faz é, basicamente, alterar esta posição em andamento. Ou seja, temos um quadro dinâmico que se adapta ao terreno, à velocidade e inclinação. As diferenças de amortecimento/geometria são enormes se compararmos as duas posições mais distantes.
iloper
O animal do AM
O animal do AM
iloper

Bike : O que quer dizer bike? ;)

MensagemAssunto: Re: Kona Coilair Supreme 2010   Kona Coilair Supreme 2010 EmptyQui Out 13, 2011 8:34 pm

E review da bike em moviemto? De beleza estamos conversados. Esses 777 ficam aí mesmo bem Kona Coilair Supreme 2010 24492
jv-
O animal do AM
O animal do AM
jv-

MensagemAssunto: Re: Kona Coilair Supreme 2010   Kona Coilair Supreme 2010 EmptyQui Out 13, 2011 9:03 pm

Ainda não tenho assim uma base muito grande de experiência para opinar, mas tentarei ser esclarecedor da minha actual opinião. A subir gosto da forma como engole os obstáculos, não tendo vergonhas na altura de usar curso útil, permitindo assim concentrar-me em pedalar e escolher linhas de maior tração. No entanto não oferece qualquer bombear, mesmo com o propedal desligado (o que a subir não é frequente, pois pelo menos psicológicamente ele ajuda). A descer também me parece muito competente, notando-se que a bicicleta fica mais comprida, e a acompanhar de forma muito boa o trabalhar da suspensão.

Noto tem sempre tendência para utilizar muito do curso disponível, deixando apenas uns milímetros para pancadas maiores, demonstrando assim uma grande progressividade no final de curso.

Quando tiver mais experiência continuarei.
machuqueiro
machuqueiro

Bike : Lapierre spicy Santa Cruz

MensagemAssunto: Re: Kona Coilair Supreme 2010   Kona Coilair Supreme 2010 EmptyQui Out 13, 2011 9:43 pm

linda Very Happy
parabens , neste momento trocar a minha nomad só se fosse por uma dessas
BRT
Está sempre pronto para um novo desafio
BRT

Bike : The last of the 26"

MensagemAssunto: Re: Kona Coilair Supreme 2010   Kona Coilair Supreme 2010 EmptyQui Out 13, 2011 9:48 pm

Boas.

Aproveito este tópico para por uma questão ao Nox.

Nox, é que a compraste essa Cadabra? É que numa loja na minha zona disseram-me que os modelos da Kona estavam um bocado difíceis de arranjar para Portugal. Qualquer coisa a haver com o importador.
AndreXTR
O animal do AM
O animal do AM
AndreXTR

Bike : Pitch / Big Hit

MensagemAssunto: Re: Kona Coilair Supreme 2010   Kona Coilair Supreme 2010 EmptyQui Out 13, 2011 10:27 pm

Essa bike faz 200mm atrás? Isso é bué! Nice.

Só acho o cockpit um bocado marado por causa do guiador recto mas isso é ao gosto de cada um.

Boas descidas com a máquina.
http://www.bttveredas.com
Andre
O animal do AM
O animal do AM
Andre

Bike : Liteville 301 MK 11

MensagemAssunto: Re: Kona Coilair Supreme 2010   Kona Coilair Supreme 2010 EmptyQui Out 13, 2011 10:35 pm

BRT escreveu:
Boas.

Nox, é que a compraste essa Cadabra? É que numa loja na minha zona disseram-me que os modelos da Kona estavam um bocado difíceis de arranjar para Portugal. Qualquer coisa a haver com o importador.

Quando comprei a minha primeira AM, a Bike Zone do Porto arranjava-me a Cadabra se eu quisesse...
ze_samot
ze_samot

Bike : Transition Covert e Sobre Off

MensagemAssunto: Re: Kona Coilair Supreme 2010   Kona Coilair Supreme 2010 EmptyQui Out 13, 2011 11:05 pm

Parabéns pela aquisição jv-.

O fim-de-semana passado estivemos a espremer o quadro no Jamor. Aproveitamos o facto de teres emprestado a bike ao Cabrita para tentarmos, cada um à sua vez, fazer o roadgap pelo salto maior. Foi com cada cacetada Kona Coilair Supreme 2010 522845... Mas a bike esteve à altura! O curso deu bastante jeito Kona Coilair Supreme 2010 259120

Agora a sério, desci só um pouco e em estradão o que não deu para formar opinião relativamente ao funcionamento do quadro. Em termos de estética e geometria a bike está no ponto sem dúvida! Apenas refiro, tendo em consideração os meu gostos, o pneu da frente com demasiada pressão e o guiador muito largo. Eu que até nem sou estreito de ombros senti dificuldades em levantar a frente, hehe.

Abraço e tens aí sem dúvida uma bike para tudo.
anfo
O animal do AM
O animal do AM
anfo

Bike : Giant Reign X

MensagemAssunto: Re: Kona Coilair Supreme 2010   Kona Coilair Supreme 2010 EmptyQui Out 13, 2011 11:08 pm

Parabéns pela nova montada. De facto já era altura para trocares a "ranço".

Sempre tive bom impressão desse quadro, muito funcional, e um canhão do camandro! Mas nunca achei muita piada ao modelo anterior (desculpa gavião Embarassed ) , agora este é bem mais agradável esteticamente.
jv-
O animal do AM
O animal do AM
jv-

MensagemAssunto: Re: Kona Coilair Supreme 2010   Kona Coilair Supreme 2010 EmptySex Out 14, 2011 2:41 am

BRT agora se quiseres uma é com o NOX que falas!

AndreXTR foi minha opção escolher um guiador flat pois a suspensão para AM já é algo overkill, eu sou um bocado mau a andar, e desta forma consigo garantir um centro de massa mais baixo e central na bicicleta. Obrigando-me a andar menos na retaguarda ajuda-me a obter melhor tração da roda dianteira.

ze_samot thanks, ainda bem que gostaste, as bikes que tens/tiveste agradam-me muito também, portanto ainda mais contente ao ver que ela se porta bem entre as melhores!

O guiador foi hoje cortado cerca de 1cm em cada lado.
O pneu dianteiro já está bem velhinho e gasto, na lousã também andava com pressão alta e mandei snake bite, portanto, agora com uma câmara de ar do decathlon prefiro cortar-me mais a descer e garantir melhor que não fura. Obviamente é uma solução muito temporária, estando já escolhidos e comprados os pneus novos que vão equipar a bike.

à frente: Maxxis High Roller 2.5 42a UST Tubeless
atrás: Maxxis Ardent 2.4 60a 2ply

NOX
NOX

MensagemAssunto: Re: Kona Coilair Supreme 2010   Kona Coilair Supreme 2010 EmptySex Out 14, 2011 8:04 am

BRT escreveu:
Boas.

Boas
Houve mudanças na importação...
Antes eram os Espanhois, agora e desde ha 3 semanas sou eu que trato disso. Se puderes dá-me o nome da loja em questão que eu esclareço com eles. Já enviei mail com a informação mas ha sempre alguns qu passam ao lado... Wink
Todos os modelos Kona 2012 já estão disponiveis, e quem quiser testar falem com as vossas lojas ou em ultima analise comigo.

Thanks.

BRT
BRT

Bike : The last of the 26"

MensagemAssunto: Re: Kona Coilair Supreme 2010   Kona Coilair Supreme 2010 EmptySex Out 14, 2011 8:42 am

Ok, obrigado pela informação.

A conversa que tive numa loja já foi á coisa de 1 ano.
P.M.
O animal do AM
O animal do AM
P.M.

Bike : Trek Remedy 8 '09

MensagemAssunto: Re: Kona Coilair Supreme 2010   Kona Coilair Supreme 2010 EmptySex Out 14, 2011 8:54 am

Bike engraçada.
Reconheço que esta versão está bem mais bonita que as versões iniciais, que detestava. Aguardamos a review Smile

P.M.
jv-
O animal do AM
O animal do AM
jv-

MensagemAssunto: Re: Kona Coilair Supreme 2010   Kona Coilair Supreme 2010 EmptySex Out 14, 2011 5:59 pm

P.M. concordo contigo. Penso que seja um modelo que construiu uma certa fama negativa (baseada na estética).

Um filme de bikes de AM-Enduro 29er da marca:

Francisco
Francisco

Bike : É azul, já sabe voar, mas prin

MensagemAssunto: Re: Kona Coilair Supreme 2010   Kona Coilair Supreme 2010 EmptySex Out 14, 2011 11:24 pm

Show. Very nice.
Sentes mesmo esses 200mm atrás?? Já andaste numa com 200mm reais? Se sim, sentes diferença?

ze_samot escreveu:

O fim-de-semana passado estivemos a espremer o quadro no Jamor. Aproveitamos o facto de teres emprestado a bike ao Cabrita para tentarmos, cada um à sua vez, fazer o roadgap pelo salto maior. Foi com cada cacetada Kona Coilair Supreme 2010 522845... Mas a bike esteve à altura! O curso deu bastante jeito Kona Coilair Supreme 2010 259120
.
argh...O gajo este fds leva a minha

jv- escreveu:
Uma suspensão de 150mm com baínhas de 32mm e eixo de 15mm deve torcer pouco deve
Que por sinal tem isto. Very Happy Vamos ver o q parte primeiro, os ossos ou as bainhas...
jv-
O animal do AM
O animal do AM
jv-

MensagemAssunto: Re: Kona Coilair Supreme 2010   Kona Coilair Supreme 2010 EmptySáb Out 15, 2011 3:36 pm

Francisco presupondo eu de que estás a falar de uma bicicleta de downhill genérica, há diferenças significativas em todos os pontos, e mais alguns. Começando pela geometria, passando pelo peso, terminando no amortecedor. Se a isto ainda juntar os diferentes leverage ratios de curso, as coisas tornam-se demasiado diferentes.

As sensações que tenho tido recordam-me de certa forma da descrição do nmd da sua banshee, mas em ponto maior. É uma bicicleta que tem alguma firmeza inicialmente para não bombear, depois a grande parte do curso é muito sensível, e no final torna-se progressiva.

Os gajos da Kona definem o comportamento desta bicicleta da seguinte forma:
-bastante linear com a mola extendida
-progressiva com a mola comprimida.

Ora isto também vai depender da forma como andamos, de onde metemos o peso, a inclinação do trilho, e eventualmente do sag da suspensão dianteira. Já agora também da compressão da mola, e pressão do amortecedor.

Tudo o que te posso dizer de realmente certo é que a podes experimentar quando estiveres bom, e vais perceber que tem um comportamento estranho e muito agradável. A cena de ser uma bicicleta que altera as suas definições de amortecimento torna-a difícil de explicar, mas agradável e eficiente a andar.
Gavião
O animal do AM
O animal do AM
Gavião

Bike : Five & Prophet

MensagemAssunto: Re: Kona Coilair Supreme 2010   Kona Coilair Supreme 2010 EmptyDom Out 16, 2011 2:32 am

Very Happy
Boas JV-, parabéns pela aquisição Wink
Na review da CoilAir de 2008 sempre referi a grande eficácia de pedalada e a facilidade com que era capaz de subir, para o tipo de bike e curso.

Por outro lado, a descer era um canhão, sendo o facto mais negativo da bike o elevado peso.

Com a evolução da CoilAir, a Kona terá refinado o sistema Magic Link (igual ou superior eficácia com menos material oscilante ), tendo a bike agora mais eficácia sem aquele Look pesadão.

Vejam que a bike do JV- mesmo com a Marzo 66 e pneus 2.5 pesa pouco mais de 16 kgs e a minha com toda a dieta andava à volta desse peso.

Mais uma vez parabéns pela bike, bem mereces cheers
jv-
O animal do AM
O animal do AM
jv-

MensagemAssunto: Re: Kona Coilair Supreme 2010   Kona Coilair Supreme 2010 EmptyDom Out 16, 2011 4:38 pm

O meu quadro com amortecedor e aperto de espigão fica-se pelos 3820kgs.

Relembro que a suspensão pesa 3200g. Não tem espigão telescópico, mas tem pedais à benfica. Entretanto vou trocá-los pelos meus tão amados Shimano SPD M520, e tira logo umas gramas... mas também vou por pneus mais pesados...

Bem fazem-se as contas no fim!!
Mad Mike
O animal do AM
O animal do AM
Mad Mike

Bike : Spec.Enduro SL '08/ Orange G2

MensagemAssunto: Re: Kona Coilair Supreme 2010   Kona Coilair Supreme 2010 EmptyDom Out 16, 2011 8:12 pm

Parabéns, JV ! Adquiriste uma das minhas bikes favoritas!
Torna-se difícil imaginar uma bike de 200 mm que seja pedalável, mas já o era quando expeimentei o modelo anterior, a do user Acaetano, com menos 1" de curso. Chegava a ser desconcertante, a velocidade que se imprimia numa subida com regos a atravessar de um lado a outro, que a Coilair devorava e era como se lá não estivessem. Nas descidas, era uma bike super estável, e engolia tudo o que lhe aparecesse pela frente. O único contra era mesmo o peso, em tamanho 18 anda pelos 17 kgs e uns trocos, esta pelos vistos é bem mais leve e tem capacidades acrescidas!!!
Grande compra! Vai testando e contando à malta Kona Coilair Supreme 2010 724163
jv-
O animal do AM
O animal do AM
jv-

MensagemAssunto: Re: Kona Coilair Supreme 2010   Kona Coilair Supreme 2010 EmptyDom Out 16, 2011 8:24 pm

Mad!
Esta bike é ainda mais pedalável devido ao sistema ETA da suspensão! Em menos de um segundo passa para os 80mm ou menos. A meu ver é um peso acrescido que favorece muito a geometria dela a subir.

Assim a última bicicleta com que comparei foi a Lapierre Spicy 316 2011. As vantagens são realmente a leveza da frente e a aceleração, mas com o centro de massa mais para trás devido aos 160mm da suspensão torna-se uma bicicleta muito mais cansativa para subir.

Já agora, alguém sabe pesos de quadros concorrentes a este? Gostaria de saber se é realmente um bom peso, pois quase 4 kilos é valente...

E o Fox RP23 na medida 190mm, pesará quanto?
Marky27
O animal do AM
O animal do AM
Marky27

Bike : Rune V2/Kingdom Vendetta

MensagemAssunto: Re: Kona Coilair Supreme 2010   Kona Coilair Supreme 2010 EmptyDom Out 16, 2011 8:33 pm

O peso do quadro continua a não ser nada de especial, mas já se sabe que as Kona nunca são leves.
Esse Fox andará pelas 200~250gr.

O Reign X 2010 pesa 2600gr sem amortecedor, mas é provavelmente o quadro em aluminio mais leve do segmento, e apenas pouco mais pesado que o Nomad de carbono, o de Alu pesa 2750gr sem amortecedor.

Kona Coilair Supreme 2010 P1pb3957857
jv-
O animal do AM
O animal do AM
jv-

MensagemAssunto: Re: Kona Coilair Supreme 2010   Kona Coilair Supreme 2010 EmptyDom Out 16, 2011 9:17 pm

Bom... é discutível se pensarmos que este quadro não necessita de levar quase 1 kilo de amortecedor de mola, ele próprio já tem uma!

Se antes de a ter comecei logo com dúvidas se o RP23 seria um bom compromisso, hoje tenho a certeza que é o ideal. Não querendo fazer comparações directas com a Knolly (que de todo não necessita de mola), digamos que ela com um RP23 dá muita luta.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Kona Coilair Supreme 2010   Kona Coilair Supreme 2010 Empty

Kona Coilair Supreme 2010
Ir para o topo 
Página 1 de 4Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte