Ora ao fim de 6 meses lá consegui finalmente montar a minha nova bike. O meu objectivo era montar uma "Do it everything" tendo em vista 3 critérios: Fiabilidade, Eficiência e Peso.
Quem anda neste mundo, sabe que a fronteira entre os mesmos são subjectivos, uma vez que estes facilmente se "entrelaçam" entre si variando com as necessidades de cada um. Assim sendo, o objectivo desta montagem é em primeiro lugar, seguir aquilo que para mim é o "melhor" destes 3 mundos, tentando padronizar aquilo que faz "jus" ao "All-Mountain".
Um dos problemas que encontrei para além dos euros, foi ter acesso, às ultimas novidades de componentes. Assim vamos à descrição dos mesmos:
Quadro: Specialized Enduro 2010 S-Works c/Amortecedro RP23VP (160mm), Tamanho M;
Suspensão: Bos Deville 160mm TRC;
Rodas: American Classic 26'' Tubeless - All Mountain c/ Eixo de 20mm e 10mm. Aperto rápido American Classic;
Cranks: Sram XX1 Q-factor 168 - Prato 32T - Bottom Bracket GXP ceramic 73mm;
Manipulo: XX1 11 Vel c/ Cabo Sram;
Cassete: XX1 10-42T;
Desviador TR: Sram XX1;
Pedais: XTR Trail M985 Clipess;
Travões: XTR Trail M-988 c/ Cabos Jagwire;
Discos: Kcnc Razor 180mm e 160mm c/ reforço disco American Classic:
Guiador: Easton Haven Carbon;
Avanço: Syncros FRIC 45mm 0º c/ espaçadores e tampa KCNC;
Punhos: ODI Ruffian;
Espigão Selim: KS LEV 150mm;
Selim: Selle SMP Carbon Lite;
Pneus FRT: Specialized Butcher Control 2.3;
Pneus TR: Specialized Purgatory Control 2.3;
Extras: Protecção de Quadro em carbono ROCKGUARDZ, Pelicula Frameskin, Proteção de cabos BBB e Prefit,
Pesado de 2 formas distintas: Peso variavel entre:12,27Kg - 12,29KgSuspensão:
Após uma saída posso adiantar que a suspensão é simplesmente brutal. Já experimentei varias marcas e nenhuma tem este comportamento. Bastante sensível, "come" tudo sempre com a frente colada ao chão. Não experimentem nenhuma, senão vão querer trocar. A descer é qq coisa do outro mundo, a subir não compromete embora bombeie um pouco qd nos elevamos. Tudo depende um pouco do setup e pressão colocada, mas se ligarmos o TRC o caso muda de figura e ficamos com um plataforma mais firme que facilita as subidas.
Recomendo que deixem a baixa compressão toda aberta e alta compressão toda fechada.
Transmissão:
O revolucionário XX1, em 2 palavras: Simples e eficaz!!!
O prato 32T com a big cassete, faz esquecer os 2 ou 3 pratos. Mudanças muito precisas, nunca senti a corrente bambear, o desviador mantém a tensão conforme o anunciado, não me parece que necessite de guia.
Os unicos "pontos negativos" para além do preço, é a dificuldade de se encontrar em lojas portuguesas e a compatibilidade do cepo XD Drive para as rodas em algumas marcas. Esta foi a principal razão pq demorei tanto tempo a montar a bike, mas valeu a pena a espera.
Espigão de selim:
O que salta à 1ª vista é o facto de o cabo estar estático. Poucas marcas o fazem. O seu funcionamento é bastante intuitivo e sensivel, sem necessitar de um excesso de força no manipulo. Pára onde quisermos e temos disponível 150mm de curso ajustável. Vamos ver como se comporta daqui para a frente.
Pneus:
Segundo as review estrangeiras que li na altura, há quem prefira o Butcher ao Minion eu enquadro-me nesse lote, um pneu leve +/-750gr tubeless ready, vamos ver a durabilidade do mesmo. O Purgatory, já tinha experimentado o 2.2 anteriormente e este tb não desilude. Ambos os pneus funcionam muito bem em piso " intermediate hardpack and wet". Alerto que estes modelos não se encontram à venda em Portugal
. O Butcher só encontram o SX que pesa +/-1200g e o Purgatory 2.3 control nem vê-lo .
Rodas:
Pouco posso adiantar ainda a não ser que são largos (Exterior 28mm e 23mm internamente), tubeless e que ficaram em 1ª na review da bikeradar. O peso são 1700gr, invés dos 1584gr anunciado. Parecem robustos, agora vamos ver a durabilidade dos cubos.
http://www.bikeradar.com/mtb/gear/article/best-mountain-bike-wheels-33865/
Selim:
Embora não pareça é o selim mais confortável que tive e leve q.b.. Tive a sorte de o conseguir comprar na alttura (+/-2 anos) em leilão no ebay por um preço mto bom.O preço dele novo é proibitivo. Mas SMP tem bons modelos a preços bem mais acessíveis mantendo os niveis de conforto.
Travões:
Quem vem dos Hayes 9 e passa o para os XTR Trail, sente que não tinha nem sabia o que era ter travões a serio. Embora a minha escolha dos discos KCNC, não seja unânime para muitos, só posso falar bem dos mesmos em conjugação com estes travões. Passei de discos 203mm para 180mm/160mm e ganhei poder de travagem. Estes discos têm a vantagem de ser bastante ventilados e ligeiramente mais espessos que os outros. Estes já têm 1 ano de uso e recomendo vivamente shimano da ultima geração para travões.
Pedais:
Tive um problema que partiram a porca que seguram as esferas ao fim de um ano. Foram para a garantia e enviaram-me uns novos fizeram agora um ano e até à data estão a aguentar-se. Na lama é o seu principal problema, de resto parecem bastante compactos. Nota: Nunca experimentei Crankbrothers
Guiador:
Ao fim de um ano de uso, nada a dizer. Cerca de 180g para 710mm.
Avanço:
Aspectos positivos: Bastante leve 123g para um avanço direccionado para freeride/DH, Look arrojado, compacto. Desvantagens: Tamanho Unico. Quanto a mim devia de haver mais opções nomeadamente com inclinação de 10º para evitar muitos espaçadores. O sistema de retenção de 260º, implica que o guiador tenha que entrar de lado, não sendo possivel funcionar com guiador muito sobrelevados. Para apertar o guiador, primeiro temos o avanço à suspensão e só depois podemos apertar o guiador.
Comportamento geral da Bike:
Bastante estável, desce muito bem, O RP23VP tem uma boa sensibilidade, mas o propedal deveria ser mais efectivo para bombear menos tanto nas subidas, como nas rectas. Perdemos algum poder de aceleração, talvez melhore com outro setup. A nivel global o conjunto apresenta bastante rigidez, nota-se que o desenho do quadro foi pensado para descer com confiança e isso está bem patente, mas não se nega a nada, ainda hoje fiz 71 Km, com malta do XC e amanhã vou testar em trilhos mais técnicos. Se tivesse que salientar o componente que mais me surpreendeu pela positiva, poderia dizer vários mas vou mencionar aquele que realmente faz diferença no comportamento da bike: BOS DEVILLE.
Se estão a pensar em trocar de suspensão não hesitem vão ficar