6polegadas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  EntrarEntrar  RegistarRegistar  

 

 SRAM XX1 First Impressions

Ir para baixo 
+11
rocketsintra
G_g
pijamas
Marky27
Hugo O.
Tali bã
cableguy
Mox
tonyV
jv-
Bsargento
15 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Bsargento
O rebarbado do AM
O rebarbado do AM
Bsargento


Mensagens : 2633
Data de inscrição : 07/05/2010
Idade : 35
Bike : YT Jeffsy 29

SRAM XX1 First Impressions Empty
MensagemAssunto: SRAM XX1 First Impressions   SRAM XX1 First Impressions EmptyQui Dez 20, 2012 9:19 pm

SRAM XX1

SRAM XX1 First Impressions C080091-640x480

The only way to get him off it, is to get him to photograph it...
Product development is a bit of give and take. Sometimes a product will appear and become ‘must-have’ without anyone really asking for it and other times a product appears in response to consumer demand. SRAM’s XX1 is a bit of both.

Riders of a more downhill lilt have been running one-by drivetrains since forever and with the advent of 10 speed cassettes the number of bikes on the trails with a single ring on the front and a big block on the back has increased exponentially. For the most part these have been bodge jobs; chainsets dismantled and stuck back together again with a dedicated un-ramped chainring and paired up with a chain device. Aesthetically I’m a fan of the single ring system. Athletically I’ve struggled with the concept. With a preference for spinning up climbs rather than grinding up them I’d rather have the granny ring and ride up hills easily rather than struggle, or push, for the sake of the looks of a single chainring, a decision which I don’t take lightly as an arty-farty designer type.

SRAM has taken that rider-led desire for a single chainring with a 10 speed mech and gone one louder, taking it up to 11. But there’s more to it than just adding an extra sprocket to the cassette.

One ring to rule them all?
Jon Woodhouse, previously of this parish, was kidnapped by SRAM and flown to Germany for a few days to learn more about XX1 and was released with mild bruising, a hangover and a Lapierre Spicy 916 loaner, decked out with all things SRAM including, of course, an XX1 drivetrain. It’s fair to say it’s a perfect example of a modern day superbike; 160mm of air sprung travel front and rear, light, confidence inspiring geometry, a 142mm rear end, Press Fit BB30, tapered headtube, internal cable routing and hopefully the ability to pedal up anything in its path. Having your stollen and scoffing it springs to mind, obviously at some cost though (insert dough gag here).

artigo completo: http://singletrackworld.com/2012/12/sram-xx1-first-impressions/
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.allmountainelite.com
jv-
O animal do AM
O animal do AM
jv-


Mensagens : 3257
Data de inscrição : 19/05/2009
Idade : 37
Localização : Lisboa / Folgosinho
Bike : Kona Coilair

SRAM XX1 First Impressions Empty
MensagemAssunto: Re: SRAM XX1 First Impressions   SRAM XX1 First Impressions EmptyQui Dez 20, 2012 9:39 pm

SRAM XX1 First Impressions 09-Bugatti-Veyron
Ir para o topo Ir para baixo
tonyV
Já sabe dizer 31.8
Já sabe dizer 31.8
tonyV


Mensagens : 158
Data de inscrição : 24/04/2012
Idade : 41
Localização : Viseu

SRAM XX1 First Impressions Empty
MensagemAssunto: Re: SRAM XX1 First Impressions   SRAM XX1 First Impressions EmptySeg Dez 31, 2012 12:56 pm

É engraçado que algo desenvolvido (penso eu de que) para o mundo do AM/Enduro/DH etc, está a ser ou vai ser adoptado massivamente pelo XC...no final do ano vamos ter os resultados e opiniões pelo sobre a capacidade de lidar tanto com paredes a subir como a descer.
Ir para o topo Ir para baixo
Mox
Não há subida nem descida que o façam desmontar
Não há subida nem descida que o façam desmontar
Mox


Mensagens : 679
Data de inscrição : 15/05/2009
Idade : 42
Localização : Óbidos
Bike : Mondraker Foxy(silver )Xr 2014

SRAM XX1 First Impressions Empty
MensagemAssunto: Re: SRAM XX1 First Impressions   SRAM XX1 First Impressions EmptyTer Jan 01, 2013 4:14 am

Já foi testado nos JO 2012 .... e deu frutos a milhas e ja e usado plos pilotos beta testers em 2012 =)
Ir para o topo Ir para baixo
tonyV
Já sabe dizer 31.8
Já sabe dizer 31.8
tonyV


Mensagens : 158
Data de inscrição : 24/04/2012
Idade : 41
Localização : Viseu

SRAM XX1 First Impressions Empty
MensagemAssunto: Re: SRAM XX1 First Impressions   SRAM XX1 First Impressions EmptyTer Jan 01, 2013 4:43 am

XC, tanto pode ir de XCO como XCM Razz

Se no primeiro parece que sim, no segundo nem os ciclistas profissionais com quem contacto/trabalho têm certezas...veremos o feedback no final da época.
Ir para o topo Ir para baixo
cableguy
O animal do AM
O animal do AM
cableguy


Mensagens : 3511
Data de inscrição : 08/10/2010
Idade : 56
Localização : Lisboa
Bike : Banshee Spitfire MK3

SRAM XX1 First Impressions Empty
MensagemAssunto: Re: SRAM XX1 First Impressions   SRAM XX1 First Impressions EmptyTer Jan 01, 2013 2:41 pm

É esperar que venha para as gamas mais baixas,não quero vender o carro para ter single ring.
Ir para o topo Ir para baixo
jv-
O animal do AM
O animal do AM
jv-


Mensagens : 3257
Data de inscrição : 19/05/2009
Idade : 37
Localização : Lisboa / Folgosinho
Bike : Kona Coilair

SRAM XX1 First Impressions Empty
MensagemAssunto: Re: SRAM XX1 First Impressions   SRAM XX1 First Impressions EmptyTer Jan 01, 2013 2:47 pm

Se vier para as gamas mais baixas mesmo assim o preço deve manter-se bem elevado. Aquela cassete para manter um peso minimamente decente terá sempre de ser muito cara. E claro, com um carreto em alumínio para ao fim de pouco tempo estar todo escafiado.
Ir para o topo Ir para baixo
cableguy
O animal do AM
O animal do AM
cableguy


Mensagens : 3511
Data de inscrição : 08/10/2010
Idade : 56
Localização : Lisboa
Bike : Banshee Spitfire MK3

SRAM XX1 First Impressions Empty
MensagemAssunto: Re: SRAM XX1 First Impressions   SRAM XX1 First Impressions EmptyTer Jan 01, 2013 3:09 pm

elevado vai ser pq para já envolve um shifter,cassette,pedaleiro e cepo,vamos a ver como corre pq a ideia é boa e acho que tem futuro.
Ir para o topo Ir para baixo
Tali bã
O terrorista do AM
O terrorista do AM
Tali bã


Mensagens : 4153
Data de inscrição : 19/01/2011
Localização : No GPS signal!
Bike : Evil Insurgent

SRAM XX1 First Impressions Empty
MensagemAssunto: Re: SRAM XX1 First Impressions   SRAM XX1 First Impressions EmptyTer Jan 01, 2013 3:58 pm

Para terem uma noção dos valores do kit completo e dos componentes individuais (na Bike-Components.de): SRAM XX1

Ir para o topo Ir para baixo
Hugo O.
O animal do AM
O animal do AM
Hugo O.


Mensagens : 3424
Data de inscrição : 02/05/2010
Idade : 46
Localização : Lisboa
Bike : Nicolai ION16

SRAM XX1 First Impressions Empty
MensagemAssunto: Re: SRAM XX1 First Impressions   SRAM XX1 First Impressions EmptyTer Jan 01, 2013 6:35 pm

affraid Porra... É carote!!! Relação preço/desgaste é abusadita
Ir para o topo Ir para baixo
cableguy
O animal do AM
O animal do AM
cableguy


Mensagens : 3511
Data de inscrição : 08/10/2010
Idade : 56
Localização : Lisboa
Bike : Banshee Spitfire MK3

SRAM XX1 First Impressions Empty
MensagemAssunto: Re: SRAM XX1 First Impressions   SRAM XX1 First Impressions EmptyTer Jan 01, 2013 6:38 pm

carote??eu acho absurdo,até devia ser proibido vender estas cenas a estes preços Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Marky27
O animal do AM
O animal do AM
Marky27


Mensagens : 2833
Data de inscrição : 17/05/2009
Idade : 43
Localização : Porto
Bike : Rune V2/Kingdom Vendetta

SRAM XX1 First Impressions Empty
MensagemAssunto: Re: SRAM XX1 First Impressions   SRAM XX1 First Impressions EmptyTer Jan 01, 2013 6:50 pm

Não é assim tão caro, o preço pouco difere de um grupo completo XTR ou x0
Ir para o topo Ir para baixo
Tali bã
O terrorista do AM
O terrorista do AM
Tali bã


Mensagens : 4153
Data de inscrição : 19/01/2011
Localização : No GPS signal!
Bike : Evil Insurgent

SRAM XX1 First Impressions Empty
MensagemAssunto: Re: SRAM XX1 First Impressions   SRAM XX1 First Impressions EmptyTer Jan 01, 2013 7:03 pm

Sim, o preço é elevado, mas considero o adequado ao nicho onde se insere. Como refere o Marco, os valores dos grupos topo de gama SRAM X0, XX e Shimano XTR não estão assim tão distantes deste XX1.
Ir para o topo Ir para baixo
cableguy
O animal do AM
O animal do AM
cableguy


Mensagens : 3511
Data de inscrição : 08/10/2010
Idade : 56
Localização : Lisboa
Bike : Banshee Spitfire MK3

SRAM XX1 First Impressions Empty
MensagemAssunto: Re: SRAM XX1 First Impressions   SRAM XX1 First Impressions EmptyTer Jan 01, 2013 7:24 pm

De acordo Smile
Ir para o topo Ir para baixo
pijamas
A ler o manual de instruções da nova suspensão
A ler o manual de instruções da nova suspensão



Mensagens : 114
Data de inscrição : 13/08/2011
Idade : 45
Localização : Mem-Martins
Bike : Giant Reign C

SRAM XX1 First Impressions Empty
MensagemAssunto: Re: SRAM XX1 First Impressions   SRAM XX1 First Impressions EmptyTer Jan 01, 2013 9:04 pm

ignorando o preço..... creio que a solução 1x11 não é para todo o tipo andamento/local.
em Sintra por exemplo não estou a ver o domingueiro a subir da barragem para os Capuchos, de seguida subir o Monge e acabar na Peninha, apenas com 1 prato à frente.
a solução 2x10 é sem duvida muito mais polivalente e all-around!
comparando o peso entre 2x10 e 1x11, acredito as 400grs +/- de peso a menos façam as alegrias de muitos no papel mas depois no trilho a coisa muda de figura quando as pernas acabam e a subida ainda nem a meio vai.
Ir para o topo Ir para baixo
Hugo O.
O animal do AM
O animal do AM
Hugo O.


Mensagens : 3424
Data de inscrição : 02/05/2010
Idade : 46
Localização : Lisboa
Bike : Nicolai ION16

SRAM XX1 First Impressions Empty
MensagemAssunto: Re: SRAM XX1 First Impressions   SRAM XX1 First Impressions EmptyTer Jan 01, 2013 9:08 pm

Há muita gente em SIntra a usar 1x10, pijamas (mesmo domingueiros)... É duro e tem de se estar em boa condição mas perfeitamente viável... Com 1x11 seria menos exigente, claro!
Ir para o topo Ir para baixo
cableguy
O animal do AM
O animal do AM
cableguy


Mensagens : 3511
Data de inscrição : 08/10/2010
Idade : 56
Localização : Lisboa
Bike : Banshee Spitfire MK3

SRAM XX1 First Impressions Empty
MensagemAssunto: Re: SRAM XX1 First Impressions   SRAM XX1 First Impressions EmptyTer Jan 01, 2013 9:14 pm

Não se esqueçam que não é só o ter 11 velocidades ,a de trás mais curta é de 42 se não estou em erro.Portanto em relação aos 34 maximos das 9 velocidads e os 36 das de 10 velocidades a de 42 é como se fosse 3 cremalheiras acima da 36 isto fazendo contas a usar 32 na frente,acho que até eu me safava:)
Ir para o topo Ir para baixo
Hugo O.
O animal do AM
O animal do AM
Hugo O.


Mensagens : 3424
Data de inscrição : 02/05/2010
Idade : 46
Localização : Lisboa
Bike : Nicolai ION16

SRAM XX1 First Impressions Empty
MensagemAssunto: Re: SRAM XX1 First Impressions   SRAM XX1 First Impressions EmptyTer Jan 01, 2013 9:17 pm

Se a Shimano ou Sram se convertessem a uma cassete 11-38 como a KCNC, com 32 à frente, já dava para safar melhor... Fiquemos a aguardar
Ir para o topo Ir para baixo
jv-
O animal do AM
O animal do AM
jv-


Mensagens : 3257
Data de inscrição : 19/05/2009
Idade : 37
Localização : Lisboa / Folgosinho
Bike : Kona Coilair

SRAM XX1 First Impressions Empty
MensagemAssunto: Re: SRAM XX1 First Impressions   SRAM XX1 First Impressions EmptyTer Jan 01, 2013 9:21 pm

E acima de tudo ter uma desculpa para poder derreter 1000€ regularmente em cenas de transmissão, coisa que hoje em dia não está fácil porque as 2x10 até funcionam relativamente bem para os baixíssimos padrões de fiabilidade que temos.
Ir para o topo Ir para baixo
G_g
O animal do AM
O animal do AM
G_g


Mensagens : 2559
Data de inscrição : 01/06/2009
Idade : 33
Localização : S. João Estoril
Bike : Qual delas?

SRAM XX1 First Impressions Empty
MensagemAssunto: Re: SRAM XX1 First Impressions   SRAM XX1 First Impressions EmptyTer Jan 01, 2013 9:29 pm

Não acho o pedaleiro caro... Mas para mim era mesmo venderem só o prato + aranha, que chegava.

Penso que mesmo o domingueiro, um prato de 28t, cassete 11-36 dá para tudo em Sintra, talvez esgote em estradão, mas duvido que num trilho se esgote assim tão depressa. É que para esgotar 28-11, por exemplo, a velocidade tem de ser considerável. Eu a descer a partir de certa velocidade, estou mais preocupado em manter-me no trilho que em pedalar... Mas isto sou eu que não ando nada de jeito.

Penso que o meu 9-36 com o cubo da canfield, é bastante mais viável economicante. Especialmente agora que a Ice tem cubo em stock (cubo de disco que permite montar cassete com 9t a 100€...)
Ir para o topo Ir para baixo
pijamas
A ler o manual de instruções da nova suspensão
A ler o manual de instruções da nova suspensão



Mensagens : 114
Data de inscrição : 13/08/2011
Idade : 45
Localização : Mem-Martins
Bike : Giant Reign C

SRAM XX1 First Impressions Empty
MensagemAssunto: Re: SRAM XX1 First Impressions   SRAM XX1 First Impressions EmptyTer Jan 01, 2013 10:05 pm

eu sempre andei com 22.32.42 e recentemente ando com 24.38 e mesmo com 36 atrás, depois de 30km já custa subir o que quer que seja!
mesmo sendo a dominguiçe a falar mais alto acho que ter a limitação de apenas 1 prato é algo para apenas os que treinam muito e as avozinhas de 22 ou 24 permitem subir sem esforço.

a rolar e a descer, 28 parece-me curto.
Ir para o topo Ir para baixo
Tali bã
O terrorista do AM
O terrorista do AM
Tali bã


Mensagens : 4153
Data de inscrição : 19/01/2011
Localização : No GPS signal!
Bike : Evil Insurgent

SRAM XX1 First Impressions Empty
MensagemAssunto: Re: SRAM XX1 First Impressions   SRAM XX1 First Impressions EmptyTer Jan 01, 2013 10:18 pm

Hugo O. escreveu:
Se a Shimano ou Sram se convertessem a uma cassete 11-38 como a KCNC, com 32 à frente, já dava para safar melhor... Fiquemos a aguardar

Edit: Mas isso já existe! Eu próprio tenho uma cassete SRAM X0 11-38 de 10v... SRAM XX1 First Impressions 238738

Brevemente testarei essa cassette com setup 1x10 e prato 32d. Hoje uso uma pedaleira X0 26-39 com essa cassette, e sei que a mudança me fará apear em algumas subidas que hoje faço com a relação 26-38 (com a roda da frente já quase a levantar do chão e o queixo no avanço); obrigar me á a melhorar a forma física e a adotar uma cadência de subida diferente.

Quanto ao XX1, conforme escrevi, tem o seu cliente - seja o pro, seja o domingueiro que pode comprar e gosta de mostrar. Se vale ou não o preço (não esquecer que as 1000 biscas não são o PVR para PT!), eu acredito que sim - pelos materiais utilizados, pela (cara) tecnologia de fabrico, pela exclusividade do conjunto, what ever; se compensa ou não uma transmissão 1x11 - 10-42 e prato 28, 30 ou 32, eu acredito que sim, que há benefícios - menor peso do conjunto, maior e melhor desmultiplicação, grande raio de ação, etc

Acredito que exploraria bem o conjunto XX1, mas mais depressa gastaria o dobro ou o triplo a trocar de quadro que a trocar na íntegra a minha atual transmissão.

EDIT: a aguardente de medronho deve estar estragada! A minha cassette é 11-36 e não 11-38... scratch
Estava mesmo convencido do contrário... não sei porque corailh.... sorry! Embarassed SRAM XX1 First Impressions 238738
http://www.sram.com/sram/mountain/products/sram-xg-1080-cassette
Ir para o topo Ir para baixo
rocketsintra
Está sempre pronto para um novo desafio
Está sempre pronto para um novo desafio
rocketsintra


Mensagens : 345
Data de inscrição : 23/11/2010
Idade : 40
Localização : S Pedro de Sintra
Bike : Astro bike

SRAM XX1 First Impressions Empty
MensagemAssunto: Re: SRAM XX1 First Impressions   SRAM XX1 First Impressions EmptyQua Jan 02, 2013 2:38 pm

G_g escreveu:
É que para esgotar 28-11, por exemplo, a velocidade tem de ser considerável.

depende se tens corte ou não
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




SRAM XX1 First Impressions Empty
MensagemAssunto: Re: SRAM XX1 First Impressions   SRAM XX1 First Impressions EmptyQua Jan 02, 2013 2:49 pm

Já fiz as contas (há app e sites que fazem as medições das relações), a cassete do XX1 com prato de 30 fica com QUASE as mesmas relações das actuais 3x10 perde apenas a 11 da cassete. Por isso não se notará grandes diferenças e sempre há mais pratos de 28 e 32 para escolher.

Agora vamos ver o que fará a Shimano, se lançar o que muitos já "pedem" e é o grande calcanhar de Aquiles do XX1, uma cassete tipo 13x42 onde não seja necessário o cepo próprio XD, aí a Sram deixará de ter muito interesse.


Última edição por Surfas em Qua Jan 02, 2013 3:01 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
cableguy
O animal do AM
O animal do AM
cableguy


Mensagens : 3511
Data de inscrição : 08/10/2010
Idade : 56
Localização : Lisboa
Bike : Banshee Spitfire MK3

SRAM XX1 First Impressions Empty
MensagemAssunto: Re: SRAM XX1 First Impressions   SRAM XX1 First Impressions EmptyQua Jan 02, 2013 2:57 pm

Por acaso ando para migrar para as 10v e não sei se o faça ou espere para ver se a Shimano lança QQ coisa com preços de acordo com o actual panorama económico do nosso pais.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





SRAM XX1 First Impressions Empty
MensagemAssunto: Re: SRAM XX1 First Impressions   SRAM XX1 First Impressions Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
SRAM XX1 First Impressions
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» SRAM GX 11 - Opiniões
» Gama Rodas SRAM
» Sram X7 10v Type II e a embraiagem desaparecida

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
6polegadas :: Análises e testes :: Componentes-
Ir para: