6polegadas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  EntrarEntrar  RegistarRegistar  

 

 Quadros: carbono vs alumínio

Ir para baixo 
+31
haka
baucteria
rui46
anfo
AndreXTR
iloper
voodoopito
debord
Jorgex
xsalirrx
Marky27
Bsargento
minimilk
Cachado
Amukinado
G_g
jonypaul
Lure33
FrEaKZoIdE
Hugo O.
rocketsintra
Gavião
R.
Francisco
jv-
Bruno
Songo
cableguy
P.M.
zribeiro
Tali bã
35 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
AutorMensagem
AndreXTR
O animal do AM
O animal do AM
AndreXTR


Mensagens : 5854
Data de inscrição : 16/05/2009
Idade : 37
Localização : Lisboa / T.Vedras
Bike : Pitch / Big Hit

Quadros: carbono vs alumínio - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Quadros: carbono vs alumínio   Quadros: carbono vs alumínio - Página 4 EmptyQui Fev 23, 2012 8:34 pm

O vídeo é muito interessante.

Mas gostaria de saber o que aconteceria se no teste dos 2050lbs eles aplicassem a força em sentido contrário, ou seja, no sentido de esticar e de abrir o HAº. Para simular drops pra flat e este tipo de quebras:



Também seria interessante testes de torções laterais.

Mas de resto fiquei convencido da boa qualidade do carbono da santa cruz (ou então da má qualidade dos quadros de alumínio da marca Quadros: carbono vs alumínio - Página 4 259120 )
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.bttveredas.com
iloper
O animal do AM
O animal do AM
iloper


Mensagens : 2420
Data de inscrição : 06/07/2009
Idade : 43
Bike : O que quer dizer bike? ;)

Quadros: carbono vs alumínio - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Quadros: carbono vs alumínio   Quadros: carbono vs alumínio - Página 4 EmptyQui Fev 23, 2012 8:40 pm

BINGO XTR

Os testes são controlados para testar a parte mais pensada do quadro. O Down tube... E onde é que o quadro parte sempre? Wink
Ir para o topo Ir para baixo
AndreXTR
O animal do AM
O animal do AM
AndreXTR


Mensagens : 5854
Data de inscrição : 16/05/2009
Idade : 37
Localização : Lisboa / T.Vedras
Bike : Pitch / Big Hit

Quadros: carbono vs alumínio - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Quadros: carbono vs alumínio   Quadros: carbono vs alumínio - Página 4 EmptyQui Fev 23, 2012 8:48 pm

iloper escreveu:
BINGO XTR
E onde é que o quadro parte sempre? Wink

Normalmente partem sempre na parte mais fraca Quadros: carbono vs alumínio - Página 4 259120


Eu dos 3 que parti, foi sempre na escora. Mas também costumam partir muito na testa (vídeo de cima). O que o video da santa cruz simula são acidentes contra árvores ou paredes (estamos todos sujeitos, mas por culpa do piloto, não do material).

De qualquer forma ainda bem que os materiais evoluem. Agora só falta é evoluir o preço..
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.bttveredas.com
Tali bã
O terrorista do AM
O terrorista do AM
Tali bã


Mensagens : 4153
Data de inscrição : 19/01/2011
Localização : No GPS signal!
Bike : Evil Insurgent

Quadros: carbono vs alumínio - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Quadros: carbono vs alumínio   Quadros: carbono vs alumínio - Página 4 EmptyQui Fev 23, 2012 9:04 pm

Creio que a SC não se exporia daquela forma se não tivesse confiança no seu produto, principalmente face a marcas diretamente concorrentes.
Mas, de facto, seria interessante ver esses testes de stress, quer invertido, 'puxando' o downtube (que, por sinal, é das partes mais espessas do quadro), quer de torção.
A 'regressão' no preço não julgo que esteja nos horizontes da marca californiana! Neutral

OBS: no site da marca há muita informação interessante escrita por aquele gringo de barbicha que fala no vídeo: Engº Joe Graney
Ir para o topo Ir para baixo
Francisco
Tem uma pá e uma enchada na bagageira do carro
Tem uma pá e uma enchada na bagageira do carro
Francisco


Mensagens : 573
Data de inscrição : 30/06/2009
Idade : 49
Localização : Switzerland
Bike : É azul, já sabe voar, mas prin

Quadros: carbono vs alumínio - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Quadros: carbono vs alumínio   Quadros: carbono vs alumínio - Página 4 EmptyQui Fev 23, 2012 9:38 pm

debord escreveu:
Estive a ler o topic atentamente e depois de alguma pesquisa vou expressar a minha opinião pessoal em relação a esta temática:
[...]
Arriscava a minha tomateira, num quadro projectado usando estas tecnologias, e com peso na casa dos 750grm!

Já se criava um estatuto de "member of the advisory board" só pra este man.

Agora + a sério, e como já foi sugerido, este vídeo introduz uma nova maneira de o público ter percepção de algumas coisas.
Era interessante que a partir de agora algumas revistas ou sites começassem a fazer deste tipo de "crash test" em grupo, para comparar marcas.
Ia ter a sua piada. Seguramente que ia dar uma volta ao mercado.
Ir para o topo Ir para baixo
rocketsintra
Está sempre pronto para um novo desafio
Está sempre pronto para um novo desafio
rocketsintra


Mensagens : 345
Data de inscrição : 23/11/2010
Idade : 40
Localização : S Pedro de Sintra
Bike : Astro bike

Quadros: carbono vs alumínio - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Quadros: carbono vs alumínio   Quadros: carbono vs alumínio - Página 4 EmptyQui Fev 23, 2012 10:18 pm

Arara azul,
A bike (deutchland) faz ensaios muito penosos e e das únicas (?) a colocar torção/peso.
Não e preciso chegar a carga ultima ou ruptura para saber que o quadro e bom!
O teste esta bem feito porque simula as porradas que leva em terreno acidentado, colocando o downtube como elemento critico simulando a sua instabilidade ou carga critica.
A questão de colocar o top tube em situação de buckling ou instabilidade era se fosse apenas para dropar.

Ainda estou a tentar decifrar o que jovem sangueocu diz... Mas qd perceber explico!

Esse de tal gq deve ser o herói aqui por estas bandas........

Enviem-lhe um SMS, ou e assim tão discreto?
Ir para o topo Ir para baixo
jv-
O animal do AM
O animal do AM
jv-


Mensagens : 3257
Data de inscrição : 19/05/2009
Idade : 37
Localização : Lisboa / Folgosinho
Bike : Kona Coilair

Quadros: carbono vs alumínio - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Quadros: carbono vs alumínio   Quadros: carbono vs alumínio - Página 4 EmptyQui Fev 23, 2012 10:21 pm

ah-ha, este post tirou a dúvida que eu tinha! Thanks!
Ir para o topo Ir para baixo
anfo
O animal do AM
O animal do AM
anfo


Mensagens : 6020
Data de inscrição : 08/07/2009
Idade : 43
Localização : Melres - Gondomar
Bike : Giant Reign X

Quadros: carbono vs alumínio - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Quadros: carbono vs alumínio   Quadros: carbono vs alumínio - Página 4 EmptyQui Fev 23, 2012 10:21 pm

Só agora.... a mim já me tinha tirado à muito!
Ir para o topo Ir para baixo
G_g
O animal do AM
O animal do AM
G_g


Mensagens : 2559
Data de inscrição : 01/06/2009
Idade : 33
Localização : S. João Estoril
Bike : Qual delas?

Quadros: carbono vs alumínio - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Quadros: carbono vs alumínio   Quadros: carbono vs alumínio - Página 4 EmptyQui Fev 23, 2012 10:23 pm

Alguns reparos a algumas coisas que foram ditas:

O material compósito leva além do carbono um polímero (resina). Não é um às vezes, faz parte da tecnologia dos compósitos: até a palavra compósito significa ser composto, implicando mais que a unidade (acho eu que é daí que deriva... devo admitir que o meu português e latim são um desastre..)

Carbono unidireccional: muito usado nas bikes mais recentes. Sim, certo. Porquê? Facilidade de projecto. É "muito" mais complicado trabalhar com carbono multidireccional (camadas com mais que uma orientação, normalmente aquela a 90º que se vê no quadro com a direcção desfeita), ou sobrepondo várias camadas com a mesma direcção.
Facilidade de manufactura. Creio, apesar de ter feito poucas coisas com compósito, que colocar as camadas com a orientação correcta seja um pouco mais complicado que manter sempre o mesmo alinhamento (especialmente com algumas tecnologias em que a fibra já vem empregnada (não sei se é assim que se escreve, mas podem traduzir por "ensopada") de resina. Aquilo fica pegajoso e se não ficou no sítio à primeira é mais chato.

Isotrópicos, anisotrópicos, orto quem?
Imaginem uma esfera maciça de aço. Se lhe derem um "biqueiro", independentemente da direcção, aquilo tem sempre a mesma rigidez (não apenas segundo 3 eixos, mas qualquer direcção).

Cortem uma laranja às rodelas (rodelas, não são gomos). As do meio vão ser maiores que as de baixo e as de cima, afinal, as laranjas são mais gordas a meio. Se por cada rodela meterem uma camada de carbono unidireccional, todos na mesma direcção, vão ficar com uma bola rija como "cornos" na direcção das fibras (a fibra é unidimensional, unidimensional é isto, ------------------------------------, um fio contínuo. Para se ter um tecido unidimensional tem-se muitos destes =================, todos lado a lado).
A nossa bola-laranja, nas outras direções vai ser muito mais molinha, quase como uma bola de esponja (estou a exagerar, mas é muito mais suave que aço)

As fibras a 90º são as daquela imagem da testa que aí está, algo assim (a formatação automática não me está a meter estes + como deve ser....):
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Uma última nota: reparem na espessura do Santa Cruz cortado ao meio junto à caixa. Um alumínio hidroformado pretende fazer similar, embora tenha limites bem mais definidos que com carbono. A santa cruz podia até fazer a zona da direcção quase sólida, se lhes apetece-se (não tirava era grande vantagem, mas podiam fazê-lo)

PS: Sorry pela linguagem mais tecno-croma, mas creio que dá para todos entenderem

EDIT: em jeito de resposta ao que apareceu enquanto escrevia: faço o que posso para tentar explicar aquilo que me ensinaram da melhor forma possível. Acho que não faz mal nenhum transmitir informação de uma forma mais simples, mantendo a correcção e algum rigor, pecando nalguma tecnicidade, com o intuito de ser entendível por todos aqueles que falam a língua de Camões.


Última edição por G_g em Qui Fev 23, 2012 10:29 pm, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
jv-
O animal do AM
O animal do AM
jv-


Mensagens : 3257
Data de inscrição : 19/05/2009
Idade : 37
Localização : Lisboa / Folgosinho
Bike : Kona Coilair

Quadros: carbono vs alumínio - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Quadros: carbono vs alumínio   Quadros: carbono vs alumínio - Página 4 EmptyQui Fev 23, 2012 10:24 pm

Estes modelos de quadros, sejam de carbono ou de alumínio acabam por ter sempre a mesma base, e a verdade é que todos acabam por partir e revelar a zona mais frágil ao mais céptico dos utilizadores.
Ir para o topo Ir para baixo
Francisco
Tem uma pá e uma enchada na bagageira do carro
Tem uma pá e uma enchada na bagageira do carro
Francisco


Mensagens : 573
Data de inscrição : 30/06/2009
Idade : 49
Localização : Switzerland
Bike : É azul, já sabe voar, mas prin

Quadros: carbono vs alumínio - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Quadros: carbono vs alumínio   Quadros: carbono vs alumínio - Página 4 EmptyQui Fev 23, 2012 10:27 pm

despois de ver tanta ciência junta acho que me vou juntar ao Jv e vou é cavar....
Ir para o topo Ir para baixo
Tali bã
O terrorista do AM
O terrorista do AM
Tali bã


Mensagens : 4153
Data de inscrição : 19/01/2011
Localização : No GPS signal!
Bike : Evil Insurgent

Quadros: carbono vs alumínio - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Quadros: carbono vs alumínio   Quadros: carbono vs alumínio - Página 4 EmptyQui Fev 23, 2012 10:33 pm

x 3! Mais uma enchada para mim! lol!
Fico satisfeito por o tópico que abri estar a trazer muita e fundamentada informação. A minha contribuição a este nível baseia-se na experiência pessoal e 'auto-didatismo'.
(G_g, vejo que estás atento nas aulas Wink)

[Moderação: não há vassouras por aí?]


Última edição por uncensored em Qui Fev 23, 2012 10:39 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Songo
O animal do AM
O animal do AM
Songo


Mensagens : 1561
Data de inscrição : 18/05/2009
Idade : 36
Localização : Lisboa/Grândola
Bike : Lapierre Spicy 916

Quadros: carbono vs alumínio - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Quadros: carbono vs alumínio   Quadros: carbono vs alumínio - Página 4 EmptyQui Fev 23, 2012 11:00 pm

rocket manda ai as tuas duvidas que eu às vezes dou explicações de borla :p

mas eu gosto mesmo destes videos, é como sair de uma aula teórica e ir a 1 visita de estudo ver as coisas na prática.

ou acham que as pedras que saltam da roda da frente sabem o que é um material anisótropico? :p
Ir para o topo Ir para baixo
Tali bã
O terrorista do AM
O terrorista do AM
Tali bã


Mensagens : 4153
Data de inscrição : 19/01/2011
Localização : No GPS signal!
Bike : Evil Insurgent

Quadros: carbono vs alumínio - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Quadros: carbono vs alumínio   Quadros: carbono vs alumínio - Página 4 EmptyQui Fev 23, 2012 11:30 pm

Curiosidade::


Shocked


Última edição por uncensored em Sex Fev 24, 2012 1:18 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
xsalirrx
O animal do AM
O animal do AM
xsalirrx


Mensagens : 1049
Data de inscrição : 24/09/2009
Idade : 47
Bike : bike de estrada!

Quadros: carbono vs alumínio - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Quadros: carbono vs alumínio   Quadros: carbono vs alumínio - Página 4 EmptyQui Fev 23, 2012 11:51 pm

oh iloper nao perguntes ao homem quem é o boda, tem esse bom senso.

rocketsintra não sejas mau para mim que sabes que eu até sou um mano que gosto de ti...

mas e com essas tecnologias do pipi todas um gajo anda mais rapido de bike é isso?? cai menos vezes???

eu de polimeros ou lá o que é não entendo muito, mas de historia até sei alguma coisinha e sei que o que hoje é uma verdade absoluta amanhã já não o é (mesmo em ciencia ou lá como lhe queiram chamar), e também me lembro que quando comprei a minha primeira ht o aluminio é que era e hoje em dia toda a gente que compra um ht a quer em chromoly porque entretanto se descobriu não sei o que sobre o aço ter a qualidade x e y...

paz no mundo são esses os meus desejos para todos vos!
Ir para o topo Ir para baixo
Songo
O animal do AM
O animal do AM
Songo


Mensagens : 1561
Data de inscrição : 18/05/2009
Idade : 36
Localização : Lisboa/Grândola
Bike : Lapierre Spicy 916

Quadros: carbono vs alumínio - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Quadros: carbono vs alumínio   Quadros: carbono vs alumínio - Página 4 EmptyQui Fev 23, 2012 11:52 pm

fdx não te percebo mesmo. parece que tens as palavras contadas.

já viste o que era eu chegar aqui e dizer:

Eaço=210Mpa
Ealu=70Mpa

e não voltar ao assunto

ou então ainda acrescentar "portanto se querem uma HT confortável tem de ir para uma de aluminio porque este material tem um menor módulo de elasticidade.



Última edição por Songo em Qui Fev 23, 2012 11:54 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
anfo
O animal do AM
O animal do AM
anfo


Mensagens : 6020
Data de inscrição : 08/07/2009
Idade : 43
Localização : Melres - Gondomar
Bike : Giant Reign X

Quadros: carbono vs alumínio - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Quadros: carbono vs alumínio   Quadros: carbono vs alumínio - Página 4 EmptySex Fev 24, 2012 12:41 pm

Tópico limpo e desbloqueado.

Tópico com interesse para o fórum, por isso tentem manter o nível, e dentro das regras de boa educação.
Ir para o topo Ir para baixo
Tali bã
O terrorista do AM
O terrorista do AM
Tali bã


Mensagens : 4153
Data de inscrição : 19/01/2011
Localização : No GPS signal!
Bike : Evil Insurgent

Quadros: carbono vs alumínio - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Quadros: carbono vs alumínio   Quadros: carbono vs alumínio - Página 4 EmptySex Fev 24, 2012 1:39 pm

Também pertinente para o assunto deste tópico é percebermos como os testes de qualidade são feitos (pelo menos por algumas marcas).

QC @ Derby Cycle


Na generalidade, são testes laboratoriais de stress e fadiga que replicam o uso quotidiano e intenso, mas sem os valores extremos apresentados no vídeo da Santa Cruz.

Obviamente, a melhor máquina de testes somos nós, com o abuso que infligimos ao mesmo material durante anos a fio, em situações mais ou menos controladas!

Ir para o topo Ir para baixo
P.M.
O animal do AM
O animal do AM
P.M.


Mensagens : 1010
Data de inscrição : 11/05/2009
Idade : 48
Localização : Aveiro
Bike : Trek Remedy 8 '09

Quadros: carbono vs alumínio - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Quadros: carbono vs alumínio   Quadros: carbono vs alumínio - Página 4 EmptySex Fev 24, 2012 2:08 pm

Esses são os testes obrigatórios da norma DIN (EN) 14766. Uma busca no google e devem encontrar o ficheiro PDF para download com o descritivo dos testes.

P.M.
Ir para o topo Ir para baixo
rocketsintra
Está sempre pronto para um novo desafio
Está sempre pronto para um novo desafio
rocketsintra


Mensagens : 345
Data de inscrição : 23/11/2010
Idade : 40
Localização : S Pedro de Sintra
Bike : Astro bike

Quadros: carbono vs alumínio - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Quadros: carbono vs alumínio   Quadros: carbono vs alumínio - Página 4 EmptySex Fev 24, 2012 2:52 pm

Songo escreveu:


Eaço=210Mpa
Ealu=70Mpa


Jovem, normalmente é GPa............

Acho que não vale a pena gastar as teclas!

Have it you're way... U'D MAN!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
jv-
O animal do AM
O animal do AM
jv-


Mensagens : 3257
Data de inscrição : 19/05/2009
Idade : 37
Localização : Lisboa / Folgosinho
Bike : Kona Coilair

Quadros: carbono vs alumínio - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Quadros: carbono vs alumínio   Quadros: carbono vs alumínio - Página 4 EmptySex Fev 24, 2012 3:44 pm

Julgo que o alumínio tem o problema de, se se deixar "torcer" (acho que não é assim que se chama) como o aço começa a ganhar fissuras, e como tal tem de ser reforçar o alumínio e fazer tubos de diâmetro maior para atenuar este problema.
Ir para o topo Ir para baixo
rocketsintra
Está sempre pronto para um novo desafio
Está sempre pronto para um novo desafio
rocketsintra


Mensagens : 345
Data de inscrição : 23/11/2010
Idade : 40
Localização : S Pedro de Sintra
Bike : Astro bike

Quadros: carbono vs alumínio - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Quadros: carbono vs alumínio   Quadros: carbono vs alumínio - Página 4 EmptySex Fev 24, 2012 4:43 pm

não... o módulOnde E é o módulo de Y, t é a tenda forçe da ádo objecto: o e, é result provocado pela f
Se o módulo de (E) é inferior no Al, teremos de compensar u maiores nreduzir o deslocamento (e) devido ao inércia
seja, é correcto dizer qudiamet maior que o aço, é tão resiaço, mas menos confortável por não permitir deslocament
Normalmente, quanto o módulo de menor o diâmetro --> se pret ter uma certa fl


Última edição por rocketsintra em Sex Fev 24, 2012 6:56 pm, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Jorgex
Ainda a ganhar coragem para subir a serra mais próxima
Ainda a ganhar coragem para subir a serra mais próxima
Jorgex


Mensagens : 43
Data de inscrição : 12/01/2012
Localização : Lisboa
Bike : Sushi - Canyon Nerve ESX 7.0 S

Quadros: carbono vs alumínio - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Quadros: carbono vs alumínio   Quadros: carbono vs alumínio - Página 4 EmptySex Fev 24, 2012 4:47 pm

Diâmetro é também conhecido por seção ou secção do tubo. Normalmente, quanto maior a secção, maior a resistência.

Edit:
Após o comentário fino, devo lembrar que não faz sentido dizer diâmetro quando a maioria das tubagens utilizadas em quadros são quadrados, hidroformados, whatever. Daí dizer-se secção pois é complicado medir o diâmetro duma forma irregular.
Ir para o topo Ir para baixo
http://jorgexbtt.blogspot.com/
rui46
Tem uma pá e uma enchada na bagageira do carro
Tem uma pá e uma enchada na bagageira do carro
rui46


Mensagens : 571
Data de inscrição : 01/06/2009
Idade : 47
Localização : Esposende

Quadros: carbono vs alumínio - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Quadros: carbono vs alumínio   Quadros: carbono vs alumínio - Página 4 EmptySex Fev 24, 2012 8:33 pm

Ainda aqui andam Evil or Very Mad , íde para o monte borrala de lama, gozarem o máximo dela Quadros: carbono vs alumínio - Página 4 24492 é tão facil de ver as coisas,quem tem dinheiro que sóbre (como eu Razz )compra de carbono, quem tem pouco compra de aluminio, porque dar mais mil euros para andar aos tombos , levar com pedras e a diferença quase que dava para outra, porque o que conta é o animal que vai em cima.
Ir para o topo Ir para baixo
iloper
O animal do AM
O animal do AM
iloper


Mensagens : 2420
Data de inscrição : 06/07/2009
Idade : 43
Bike : O que quer dizer bike? ;)

Quadros: carbono vs alumínio - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Quadros: carbono vs alumínio   Quadros: carbono vs alumínio - Página 4 EmptySex Fev 24, 2012 9:04 pm

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Quadros: carbono vs alumínio - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Quadros: carbono vs alumínio   Quadros: carbono vs alumínio - Página 4 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Quadros: carbono vs alumínio
Ir para o topo 
Página 4 de 5Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» carbono x aluminio
» Yeti SB66 alumínio em análise
» Nova Nomad em Carbono

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
6polegadas :: Análises e testes :: Bicicletas-
Ir para: