6polegadas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  EntrarEntrar  RegistarRegistar  

 

 Quadros: carbono vs alumínio

Ir para baixo 
+31
haka
baucteria
rui46
anfo
AndreXTR
iloper
voodoopito
debord
Jorgex
xsalirrx
Marky27
Bsargento
minimilk
Cachado
Amukinado
G_g
jonypaul
Lure33
FrEaKZoIdE
Hugo O.
rocketsintra
Gavião
R.
Francisco
jv-
Bruno
Songo
cableguy
P.M.
zribeiro
Tali bã
35 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
AutorMensagem
Lure33
O animal do AM
O animal do AM
Lure33


Mensagens : 1841
Data de inscrição : 13/10/2009
Idade : 60
Localização : Rio Tinto-Gondomar
Bike : LAPIERRE Zesty AM

Quadros: carbono vs alumínio - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Quadros: carbono vs alumínio   Quadros: carbono vs alumínio - Página 2 EmptyQua Fev 22, 2012 3:06 pm




... não acompanhas-te a evolução da coisa!.
Ir para o topo Ir para baixo
Hugo O.
O animal do AM
O animal do AM
Hugo O.


Mensagens : 3424
Data de inscrição : 02/05/2010
Idade : 46
Localização : Lisboa
Bike : Nicolai ION16

Quadros: carbono vs alumínio - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Quadros: carbono vs alumínio   Quadros: carbono vs alumínio - Página 2 EmptyQua Fev 22, 2012 3:11 pm

cheers Tantas!!

Será apenas o elevado preço que faz com que mais gente opte por comprar quadros em aluminio em vez de carbono??
E porque razão marcas igualmente boas mas menos comerciais/populares continuam a "preferir" o aluminio (isto falando de bicicletas de todo o terreno para andamentos mais agressivos)?

Ir para o topo Ir para baixo
Hugo O.
O animal do AM
O animal do AM
Hugo O.


Mensagens : 3424
Data de inscrição : 02/05/2010
Idade : 46
Localização : Lisboa
Bike : Nicolai ION16

Quadros: carbono vs alumínio - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Quadros: carbono vs alumínio   Quadros: carbono vs alumínio - Página 2 EmptyQua Fev 22, 2012 3:13 pm

... e sim, de facto não acompanho esse mercado poque a informação não chega!! Mas interessa-me bastante. Será por ventura uma evolução do que temos actualmente.
Ir para o topo Ir para baixo
Tali bã
O terrorista do AM
O terrorista do AM
Tali bã


Mensagens : 4153
Data de inscrição : 19/01/2011
Localização : No GPS signal!
Bike : Evil Insurgent

Quadros: carbono vs alumínio - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Quadros: carbono vs alumínio   Quadros: carbono vs alumínio - Página 2 EmptyQua Fev 22, 2012 3:23 pm

Hugo, há muita informação. Temos de a procurar...

É mesmo esse tipo de questões e opiniões que pretendo ver debatidas neste tópico.

O vídeo vai ajudar a esclarecer muitas, a aprofundar outras, e a manter algumas (dúvidas). Também tocas num ponto que levanta mais discórdia: o preço, e não só nos quadros de carbono, como também nos de alumínio, independentemente da marca que os fabrica ou vende.

No outro dia o xsalirrx abriu um tópico interessante e pertinente com opiniões sobre esta temática vindas de um 'guru' do MTB
.
O vídeo e o tópico no Pinkbike (ainda não publicado), ajudarão a completar todo este debate.

Ir para o topo Ir para baixo
Hugo O.
O animal do AM
O animal do AM
Hugo O.


Mensagens : 3424
Data de inscrição : 02/05/2010
Idade : 46
Localização : Lisboa
Bike : Nicolai ION16

Quadros: carbono vs alumínio - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Quadros: carbono vs alumínio   Quadros: carbono vs alumínio - Página 2 EmptyQua Fev 22, 2012 3:38 pm

Acho óptimo debater e trocar ideias sobre estas questões do carbono. De facto nunca tive grande interesse em procurar este género de informação mas estou receptivo às opiniões dos seus proprietários!!
Ir para o topo Ir para baixo
jonypaul
O animal do AM
O animal do AM
jonypaul


Mensagens : 1126
Data de inscrição : 25/04/2009
Idade : 32
Localização : Oeiras
Bike : Banshee Rune

Quadros: carbono vs alumínio - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Quadros: carbono vs alumínio   Quadros: carbono vs alumínio - Página 2 EmptyQua Fev 22, 2012 4:10 pm

O problema do carbono ( que não sei se estava a ser explorado no vídeo Quadros: carbono vs alumínio - Página 2 259120 ) é que sendo uma fibra é muito mais "direccional" que o Alu. Ou seja, os quadros são mais rigidos nas direcções em que o esforço é normalmente aplicado, mas com quedas/calhaus há teóricamente um risco maior.
Mas sinceramente, com os anos que já há de estudo disto, acredito que haja quadros que ultrapassam completamente estes problemas, mais até que alguns de aluminio com o seu efeito "lata de coca-cola".
Ir para o topo Ir para baixo
G_g
O animal do AM
O animal do AM
G_g


Mensagens : 2559
Data de inscrição : 01/06/2009
Idade : 33
Localização : S. João Estoril
Bike : Qual delas?

Quadros: carbono vs alumínio - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Quadros: carbono vs alumínio   Quadros: carbono vs alumínio - Página 2 EmptyQua Fev 22, 2012 4:19 pm

jonypaul escreveu:
O problema do carbono ( que não sei se estava a ser explorado no vídeo Quadros: carbono vs alumínio - Página 2 259120 ) é que sendo uma fibra é muito mais "direccional" que o Alu. Ou seja, os quadros são mais rigidos nas direcções em que o esforço é normalmente aplicado, mas com quedas/calhaus há teóricamente um risco maior.
Mas sinceramente, com os anos que já há de estudo disto, acredito que haja quadros que ultrapassam completamente estes problemas, mais até que alguns de aluminio com o seu efeito "lata de coca-cola".

Além disto, um quadro de carbono é mais complicado de fabricar, leva mais tempo em desenvolvimento, é mais complicado de ser feito com robôs; no entanto, em termos de fadiga resiste a muito mais ciclos que um de alumínio, é mais leve e rígido. Contudo, a construção em pequena escala é bastante cara. Existem poucos produtores pequenos a fabricar em carbono devido ao preço, além da complicação adicional que é fazer quadros em tamanhos diferentes. Isto no caso dos monocoques e técnicas mais complexas.

Nos casos em que se fazem quadros de carbono juntando tubos, em termos de complexidade de projecto/fabricação não varia muito comparando com as melhores ligas de alumínio (muda o preço, mudam as propriedades).

Pelo mesmo preço, eu escolhia carbono, sem pensar muito. No entanto, um quadro de carbono mal pensado, ou mal executado é uma receita para o desastre
Ir para o topo Ir para baixo
FrEaKZoIdE
Está sempre pronto para um novo desafio
Está sempre pronto para um novo desafio
FrEaKZoIdE


Mensagens : 383
Data de inscrição : 18/01/2012
Idade : 41
Localização : Matosinhos
Bike : Cube Stereo | Zoulou Cooma

Quadros: carbono vs alumínio - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Quadros: carbono vs alumínio   Quadros: carbono vs alumínio - Página 2 EmptyQua Fev 22, 2012 4:22 pm

Um chassis dum F1 é em carbono! E com certeza tem mais forças de torção q um bike!

Hugo,
aconselho uma visita diária a sites como pinkbike (entre outros), por ex... vais vendo as evoluções e novidades.
Ir para o topo Ir para baixo
P.M.
O animal do AM
O animal do AM
P.M.


Mensagens : 1010
Data de inscrição : 11/05/2009
Idade : 48
Localização : Aveiro
Bike : Trek Remedy 8 '09

Quadros: carbono vs alumínio - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Quadros: carbono vs alumínio   Quadros: carbono vs alumínio - Página 2 EmptyQua Fev 22, 2012 4:34 pm

Exacto. Actualmente os quadros em carbono já levam alguns anos de desenvolvimento e sem problemas de maior. Muitos dizem ser o futuro (ou noutra forma de plásticos) e a tendência será o custo diminuir. Aliás, nos rigidos o preço baixou consideravelmente com a massificação de produção.

Pessoalmente, para uma suspensão total, não considero que a diferença de peso compense o preço... Mas é a tal cena... se for muito similar Smile

P.M.
Ir para o topo Ir para baixo
Tali bã
O terrorista do AM
O terrorista do AM
Tali bã


Mensagens : 4153
Data de inscrição : 19/01/2011
Localização : No GPS signal!
Bike : Evil Insurgent

Quadros: carbono vs alumínio - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Quadros: carbono vs alumínio   Quadros: carbono vs alumínio - Página 2 EmptyQua Fev 22, 2012 5:02 pm

EDIT: O VÍDEO JÁ ESTÁ DISPONÍVEL!

Atualmente, a tecnologia de fabrico dos quadros de carbono modernos baseia-se na tecnologia de moldes injetados, e prensados de dentro para fora.
A malha de carbono foi preterida em favor da manta de carbono unidirecional, o que permite fabricar quadros mais leves, com a quantidade de carbono variável em diferentes pontos do quadro - produzem-se quadros com design mais arrojado e mais leves, em vez de quadros tubulares, de linhas retas.

Quadros: carbono vs alumínio - Página 2 1

Acontece o mesmo com os quadros de alumínio, onde a hidroformação é usada e, por vezes abusada, com o mesmo propósito de criar linhas curvas e reduzir a quantidade de matéria prima usada no fabrico dos quadros - daí, por vezes, chamarmos a alguns quadros 'latas de Coca-Cola', de tão finos que são em alguns pontos.

O R&D já não é assim tão recente quanto isso, mas a baixa nos preços, como refere o P.M., ainda não é muito evidente.

Acho que na maioria dos casos a compra de um quadro de carbono em vez de outro do mesmo modelo em alumínio tem mais a ver com a carteira do comprador do que com as vantagens/benefícios de um quadro mais leve e/ou mais resistente.


Ir para o topo Ir para baixo
Bruno
O animal do AM
O animal do AM
Bruno


Mensagens : 1157
Data de inscrição : 16/07/2009
Localização : Amarante

Quadros: carbono vs alumínio - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Quadros: carbono vs alumínio   Quadros: carbono vs alumínio - Página 2 EmptyQua Fev 22, 2012 5:25 pm

Bem o meu conhecimento técnico não chega nem aos vossos calcanhares, no ano passado envolvi-me na troca de minha antiga Nomad em alumínio por uma em carbono, e ao contrário do que se diz aqui não despendi mais do que quando comprei o de alumínio, custou-me menos 25% e ... é de carbono, fui um mijão, um felizardo e conseguido um negócio que não se apanha todos os dias ou todos os anos Smile ... Nuno tu sabes do que falo Wink

No que respeita ao comportamento entre os 2 quadros posso dizer que este de carbono me impressiona e este teste veio trazer mais alento à minha decisão de troca, posso dizer que veio para ficar com confiança... Aliás aquando a compra o vendedor garantiu-me e afirmou "tudo que fazias com a de alumínio, faz com esta (carbono) que não vais ter problemas"

Receio problemas? Sim receio, só não quero é cair principalmente em zonas de pedras (como dizia o Marky a uma zona de pedras de Melres, "Isto mais parece uma cama de um faquir") Smile

PEACE AND LOVE PPL SIX
Ir para o topo Ir para baixo
zribeiro
Já sabe dizer 31.8
Já sabe dizer 31.8
zribeiro


Mensagens : 183
Data de inscrição : 13/03/2011
Idade : 31
Localização : Leiria
Bike : Canyon Nerve AM

Quadros: carbono vs alumínio - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Quadros: carbono vs alumínio   Quadros: carbono vs alumínio - Página 2 EmptyQua Fev 22, 2012 8:09 pm

O que eu sei é que a nomad já era o meu fetiche, no fim de ver o de carbono a levar porrada daquela maneira, metia já a canyon no barraco xD
Ir para o topo Ir para baixo
Amukinado
O animal do AM
O animal do AM
Amukinado


Mensagens : 4803
Data de inscrição : 22/04/2009
Idade : 34
Localização : Almada
Bike : Banshee Rune V2

Quadros: carbono vs alumínio - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Quadros: carbono vs alumínio   Quadros: carbono vs alumínio - Página 2 EmptyQua Fev 22, 2012 9:39 pm

Esse vídeo de facto dá que pensar! Mas olhando para a minha experiência de vida como bttista não encontro uma justificação que me leve a investir mais para ter um quadro em carbono. Nunca consegui abusar dos meus quadros ao ponto de necessitar de resistência extra. Um bom quadro em alumínio oferece toda a resistência que eu possa precisar, logo a minha motivação para comprar um quadro de carbono é apenas o peso e conforto.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.6polegadas.com
Cachado
A ler o manual de instruções da nova suspensão
A ler o manual de instruções da nova suspensão
Cachado


Mensagens : 89
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 39
Localização : Coimbra
Bike : Fireeye Kirin

Quadros: carbono vs alumínio - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Quadros: carbono vs alumínio   Quadros: carbono vs alumínio - Página 2 EmptyQua Fev 22, 2012 10:30 pm

Esse video mostra a evolução da construção em carbono no mercado das bicicletas... Quadros mais leves, com melhor resistência à flexão e acredito que também à torção... Tudo tem vantagens e D€svantag€ns..

Julgo que o grande problema dos quadros em carbono, que até pode já nem existir neste mercado dada a evolução das técnicas de construção, é este:

Bruno escreveu:

Receio problemas? Sim receio, só não quero é cair principalmente em zonas de pedras (como dizia o Marky a uma zona de pedras de Melres, "Isto mais parece uma cama de um faquir") Smile

Uma queda das fdd que faça uma fractura num tubo e leve à "quebra" das fibras.. Não é impossível que um pedaço aguçado de calcário do fofinho faça estragos...

Ir para o topo Ir para baixo
Francisco
Tem uma pá e uma enchada na bagageira do carro
Tem uma pá e uma enchada na bagageira do carro
Francisco


Mensagens : 573
Data de inscrição : 30/06/2009
Idade : 49
Localização : Switzerland
Bike : É azul, já sabe voar, mas prin

Quadros: carbono vs alumínio - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Quadros: carbono vs alumínio   Quadros: carbono vs alumínio - Página 2 EmptyQua Fev 22, 2012 10:33 pm

Epá, uma queda dessas tb faz mossa no aluminio. Andei anos de BTT com a Cadex, das primeiras de carbono, caí de todas as maneiras e feitios, como quem me conhece sabe, e nunca tive nada na bike. Está impécável
Eu acho que é uma questão de Azar.
Ir para o topo Ir para baixo
Cachado
A ler o manual de instruções da nova suspensão
A ler o manual de instruções da nova suspensão
Cachado


Mensagens : 89
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 39
Localização : Coimbra
Bike : Fireeye Kirin

Quadros: carbono vs alumínio - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Quadros: carbono vs alumínio   Quadros: carbono vs alumínio - Página 2 EmptyQua Fev 22, 2012 10:46 pm

Também tenho essa opinião... É uma questão de azar...

E olhar para os quadros de carbono e não achar que são mais resistentes é uma questão de cepticismo... (tá bem, depende da construção, da fibra, da marca, blá blá..)

Para mim, olhar para um quadro de alumínio "amassado" faz-me menos impressão que olhar para um de carbono, o que não quer dizer que o de carbono não esteja em melhores condições.

Tenho uma mossa provocada por um ressalto de uma pedra numa kona de aluminio à anos e não me chateia nada... Se fosse num de carbono secalhar andava fdd com o aspecto da coisa.

Daqui a uns anos andamos todos de carbono mal se fala do alumino... A mesma evolução que se deu do aço para o aluminio...
Ir para o topo Ir para baixo
Amukinado
O animal do AM
O animal do AM
Amukinado


Mensagens : 4803
Data de inscrição : 22/04/2009
Idade : 34
Localização : Almada
Bike : Banshee Rune V2

Quadros: carbono vs alumínio - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Quadros: carbono vs alumínio   Quadros: carbono vs alumínio - Página 2 EmptyQua Fev 22, 2012 11:04 pm

Creio que as Santacruz possuem um revestimento que ajuda a prevenir danos nas quedas. Havia um vídeo da malta a martelar os Blur LT2 Carbon e aquilo não ficava lascado!

Mas isso é uma questão de sorte ou azar... Claro que há quadros mais resistentes nesse aspecto, mas uma mocada bem dada danifica qualquer quadro.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.6polegadas.com
minimilk
O animal do AM
O animal do AM
minimilk


Mensagens : 1106
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 30
Localização : Shire
Bike : Banshee Spitfire & Sapo

Quadros: carbono vs alumínio - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Quadros: carbono vs alumínio   Quadros: carbono vs alumínio - Página 2 EmptyQua Fev 22, 2012 11:53 pm

Amukinado escreveu:
Creio que as Santacruz possuem um revestimento que ajuda a prevenir danos nas quedas. Havia um vídeo da malta a martelar os Blur LT2 Carbon e aquilo não ficava lascado!

Mas isso é uma questão de sorte ou azar... Claro que há quadros mais resistentes nesse aspecto, mas uma mocada bem dada danifica qualquer quadro.

Sleep
Ir para o topo Ir para baixo
Bsargento
O rebarbado do AM
O rebarbado do AM
Bsargento


Mensagens : 2633
Data de inscrição : 07/05/2010
Idade : 35
Bike : YT Jeffsy 29

Quadros: carbono vs alumínio - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Quadros: carbono vs alumínio   Quadros: carbono vs alumínio - Página 2 EmptyQui Fev 23, 2012 12:09 am

Amukinado escreveu:
Creio que as Santacruz possuem um revestimento que ajuda a prevenir danos nas quedas. Havia um vídeo da malta a martelar os Blur LT2 Carbon e aquilo não ficava lascado!

Mas isso é uma questão de sorte ou azar... Claro que há quadros mais resistentes nesse aspecto, mas uma mocada bem dada danifica qualquer quadro.

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.allmountainelite.com
minimilk
O animal do AM
O animal do AM
minimilk


Mensagens : 1106
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 30
Localização : Shire
Bike : Banshee Spitfire & Sapo

Quadros: carbono vs alumínio - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Quadros: carbono vs alumínio   Quadros: carbono vs alumínio - Página 2 EmptyQui Fev 23, 2012 12:20 am

Sleep Sleep Sleep Sleep Sleep Sleep
Ir para o topo Ir para baixo
Tali bã
O terrorista do AM
O terrorista do AM
Tali bã


Mensagens : 4153
Data de inscrição : 19/01/2011
Localização : No GPS signal!
Bike : Evil Insurgent

Quadros: carbono vs alumínio - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Quadros: carbono vs alumínio   Quadros: carbono vs alumínio - Página 2 EmptyQui Fev 23, 2012 12:27 am

Realmente tens razão, chavalo!
Este é muito superior:
Quadros: carbono vs alumínio - Página 2 388876_318822771481809_269867449710675_1057903_1940480582_n

Quadros: carbono vs alumínio - Página 2 17566
Ir para o topo Ir para baixo
minimilk
O animal do AM
O animal do AM
minimilk


Mensagens : 1106
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 30
Localização : Shire
Bike : Banshee Spitfire & Sapo

Quadros: carbono vs alumínio - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Quadros: carbono vs alumínio   Quadros: carbono vs alumínio - Página 2 EmptyQui Fev 23, 2012 12:31 am

Quadros: carbono vs alumínio - Página 2 P5pb7495666

scratch
Ir para o topo Ir para baixo
Tali bã
O terrorista do AM
O terrorista do AM
Tali bã


Mensagens : 4153
Data de inscrição : 19/01/2011
Localização : No GPS signal!
Bike : Evil Insurgent

Quadros: carbono vs alumínio - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Quadros: carbono vs alumínio   Quadros: carbono vs alumínio - Página 2 EmptyQui Fev 23, 2012 12:34 am

Esse não conta! Quadros: carbono vs alumínio - Página 2 259120
Tem um contentor cheio de quadros novos para trocar durante a run! king
Ir para o topo Ir para baixo
minimilk
O animal do AM
O animal do AM
minimilk


Mensagens : 1106
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 30
Localização : Shire
Bike : Banshee Spitfire & Sapo

Quadros: carbono vs alumínio - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Quadros: carbono vs alumínio   Quadros: carbono vs alumínio - Página 2 EmptyQui Fev 23, 2012 12:36 am

uncensored escreveu:
Esse não conta! Quadros: carbono vs alumínio - Página 2 259120
Tem um contentor cheio de quadros novos para trocar durante a run! king

Quadros: carbono vs alumínio - Página 2 807819
Ir para o topo Ir para baixo
Amukinado
O animal do AM
O animal do AM
Amukinado


Mensagens : 4803
Data de inscrição : 22/04/2009
Idade : 34
Localização : Almada
Bike : Banshee Rune V2

Quadros: carbono vs alumínio - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Quadros: carbono vs alumínio   Quadros: carbono vs alumínio - Página 2 EmptyQui Fev 23, 2012 12:45 am

Espectáculo... És o maior! Fazes uma crítica extremamente construtiva e bem argumentada. É gente desta que precisamos! Queres as chaves do fórum?
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.6polegadas.com
Conteúdo patrocinado





Quadros: carbono vs alumínio - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Quadros: carbono vs alumínio   Quadros: carbono vs alumínio - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Quadros: carbono vs alumínio
Ir para o topo 
Página 2 de 5Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» carbono x aluminio
» Yeti SB66 alumínio em análise
» Nova Nomad em Carbono

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
6polegadas :: Análises e testes :: Bicicletas-
Ir para: