| Tensor de corrente caseiro | |
|
+23Hugo O. virolo David9180 tiagomano Feitor f silva G_g jv- ikas kuto pdro sport billy Nozes covas Pedro Lure33 Marcelo_CTR Balakeka Flat AndreXTR anfo dfilp bzesty 27 participantes |
|
Autor | Mensagem |
---|
kuto Usa 2 pratos na pedaleira
Mensagens : 225 Data de inscrição : 03/12/2009 Idade : 42 Localização : Gondomar Bike : Trek Remedy 9
| Assunto: Re: Tensor de corrente caseiro Qua Ago 01, 2012 11:25 am | |
| Não sei os termos técnicos, mas na loja disseram-me que não dá para afinar mais. A única hipótese era tirar o prato grande e ficar apenas com o do médio e o pequeno. Mas para isso, teria que alterar o sistema de mudanças da frente e colocar um guia de corrente para 2 pratos (existe?). Aqui segue a foto do que falei acima. Assim que poder, tiro uma foto do seat tube. | |
|
| |
G_g O animal do AM
Mensagens : 2559 Data de inscrição : 01/06/2009 Idade : 34 Localização : S. João Estoril Bike : Qual delas?
| Assunto: Re: Tensor de corrente caseiro Qua Ago 01, 2012 5:30 pm | |
| Até para 3 pratos existem guias (ou existia, não sei se agora tendo sido comprados a e13 ainda os faz).
Verifica o comprimento da corrente, caso esteja muito folgada promove o "chocalhar". A tensão na mola do desviador traseiro caso seja shimano pode ser aumentada (de origem vem na posição de menor tensão). Os novos desviadores da sram e da shimano devem ajudar a diminuir o chicotear.
De resto, pondera se 2 pratos não será viável. Depende obviamente do que fazes e onde pedalas, mas acredito que dê para usar algo como pratos 26-38 ou 26-40 que não é assim tão diferente dos 3 pratos. Se passares em muita estrada ou muito terreno plano, a talega pode fazer falta.
Pela foto diria que podes baixar um pouco o desviador. Na posição do prato maior deve estar uns 2-3mm acima dos dentes do prato | |
|
| |
f silva Tem uma pá e uma enchada na bagageira do carro
Mensagens : 453 Data de inscrição : 04/08/2009 Idade : 42 Localização : S M Feira Bike : Giant Reign
| Assunto: Re: Tensor de corrente caseiro Dom Dez 09, 2012 10:12 pm | |
| É apenas uma experiência feita a correr, a precisar de ajustes, mas funciona. [img] [/img] [img] [/img] | |
|
| |
Feitor Ainda a ganhar coragem para subir a serra mais próxima
Mensagens : 31 Data de inscrição : 08/09/2011 Idade : 47 Localização : Vagos Bike : V4
| Assunto: Re: Tensor de corrente caseiro Ter Jun 11, 2013 12:13 pm | |
| https://www.youtube.com/watch?v=3soFbtOILPo
Boas, este é o meu guia "home made"! Pra já ainda em fase de testes :p | |
|
| |
tiagomano O animal do AM
Mensagens : 2292 Data de inscrição : 19/02/2012 Idade : 30 Localização : Porto Bike : TR Patrol/ Spec Tarmac
| Assunto: Re: Tensor de corrente caseiro Ter Jun 11, 2013 12:53 pm | |
| | |
|
| |
AndreXTR O animal do AM
Mensagens : 5854 Data de inscrição : 16/05/2009 Idade : 38 Localização : Lisboa / T.Vedras Bike : Pitch / Big Hit
| Assunto: Re: Tensor de corrente caseiro Ter Jul 23, 2013 2:17 pm | |
| Aqui ta ele | |
|
| |
David9180 O animal do AM
Mensagens : 1659 Data de inscrição : 05/11/2012 Idade : 44 Localização : ALCÂNTARA, LISBOA
| Assunto: Re: Tensor de corrente caseiro Qua Dez 11, 2013 2:19 pm | |
| | |
|
| |
virolo Está sempre pronto para um novo desafio
Mensagens : 330 Data de inscrição : 07/05/2013 Idade : 48 Localização : Cascais Bike : Specialized Pitch Pro
| Assunto: Re: Tensor de corrente caseiro Qua Dez 11, 2013 3:53 pm | |
| | |
|
| |
jv- O animal do AM
Mensagens : 3257 Data de inscrição : 19/05/2009 Idade : 38 Localização : Lisboa / Folgosinho Bike : Kona Coilair
| Assunto: Re: Tensor de corrente caseiro Qui Dez 12, 2013 5:20 pm | |
| O meu | |
|
| |
David9180 O animal do AM
Mensagens : 1659 Data de inscrição : 05/11/2012 Idade : 44 Localização : ALCÂNTARA, LISBOA
| |
| |
Hugo O. O animal do AM
Mensagens : 3424 Data de inscrição : 02/05/2010 Idade : 47 Localização : Lisboa Bike : Nicolai ION16
| Assunto: Re: Tensor de corrente caseiro Qui Dez 12, 2013 6:26 pm | |
| Isso deve fazer ai um arrastão | |
|
| |
jv- O animal do AM
Mensagens : 3257 Data de inscrição : 19/05/2009 Idade : 38 Localização : Lisboa / Folgosinho Bike : Kona Coilair
| Assunto: Re: Tensor de corrente caseiro Qui Dez 12, 2013 9:15 pm | |
| Não faz praticamente nenhum. O arrasto é proporcional ao diâmetro do tubo. Cheguei a montar um com um tubozeco transparente e esse sim, além de arrasto fazia barulho. Isto porque cada elo cai lá, coisa que não acontece neste.
David eu ainda não preciso de mangueiras pretas. Ainda estou nas verdes, mas quando isto comecar a abrir mais meto uma preta! | |
|
| |
cableguy O animal do AM
Mensagens : 3511 Data de inscrição : 08/10/2010 Idade : 57 Localização : Lisboa Bike : Banshee Spitfire MK3
| Assunto: Re: Tensor de corrente caseiro Qui Dez 12, 2013 9:51 pm | |
| Gardena rules | |
|
| |
AndreXTR O animal do AM
Mensagens : 5854 Data de inscrição : 16/05/2009 Idade : 38 Localização : Lisboa / T.Vedras Bike : Pitch / Big Hit
| Assunto: Re: Tensor de corrente caseiro Qui Dez 12, 2013 9:53 pm | |
| Já agora, para quem não tem desviador nem pratos N/W, é preciso usar guia superior, ou o guia inferior faz bem o serviço?
Obrg | |
|
| |
RicardoCeu A ler o manual de instruções da nova suspensão
Mensagens : 81 Data de inscrição : 10/12/2013 Idade : 45 Localização : Povoação - Açores Bike : Rocky Mountain Slayer SXC
| Assunto: Re: Tensor de corrente caseiro Sex Dez 13, 2013 9:55 pm | |
| Eu tenho é mesmo este...é caro...e ainda à pouco tempo tinha comprado para a Canyon Torque...entreanto vendi a bike, mas fiquei tão bem impressionado com o funcionamento, que comprei em azul para a Slayer. (A foto não é da minha bike mas é idêntico) | |
|
| |
Stpjpr Ainda a ganhar coragem para subir a serra mais próxima
Mensagens : 40 Data de inscrição : 18/10/2013 Idade : 44 Bike : Lapierre Zesty AM
| Assunto: Re: Tensor de corrente caseiro Seg Jan 06, 2014 6:08 pm | |
| Ora aqui está o meu tensor caseiro... Peças: 1 pneu velho 1 espaçador 20mm de uma Rock Shox Reba 2008 1 abraçadeira de plastico com parafuso de um refletor para guiador (25.4) Apenas tive que limar as arestas do interior do espaçador para ficar mais suave e silencioso. " /> " /> [img] [/img] Acho que as fotos explicam tudo... | |
|
| |
jv- O animal do AM
| Assunto: Re: Tensor de corrente caseiro Seg Jan 06, 2014 6:20 pm | |
| Já tive dois guias feitos com esse tipo de abraçadeira de plástico e ambas partiram com pedradas que levaram. | |
|
| |
Mensagens : 40 Data de inscrição : 18/10/2013 Idade : 44 Bike : Lapierre Zesty AM
| Assunto: Re: Tensor de corrente caseiro Seg Jan 06, 2014 6:27 pm | |
| Ainda não testei a serio mas como aperta na tira de pneu fica um pouco flexível, depois de um teste mais longo digo se resulta ou não. | |
|
| |
jmribeiro Já sabe dizer 31.8
Mensagens : 129 Data de inscrição : 02/08/2012 Idade : 32 Localização : S. João da Madeira Bike : Cube Stereo 160 C62
| Assunto: Re: Tensor de corrente caseiro Qua maio 21, 2014 3:28 pm | |
| Vou deixar aqui a minha invenção. Experimentei usar Polymorph para o tensor de corrente (para quem não conhece, Polymorph é um plástico termo-moldável. Basta deixa-lo uns segundos em água a +/- 65ºC para que este adquira uma textura semelhante a plasticina. Uma vez seco, detém propriedades muito semelhantes ao teflon, no que à resistência diz respeito) Um saco de 500g custa cerca de 15€ (para esta aplicação usei cerca de 150g); Deitei a quantidade pretendida num recipiente com água previamente aquecida e deixei que o plástico fundisse; Passei então a moldagem do plástico e, em relativamente pouco tempo, consegui o que pretendia; As fotos não são grande coisa, mas a câmara do telemóvel não dá para mais. Assim que possa deixo umas fotos com melhor qualidade. Ainda não testei a invenção, mas tudo indica que funcione perfeitamente! | |
|
| |
| Assunto: Re: Tensor de corrente caseiro Qua maio 21, 2014 9:53 pm | |
| Boas jmribeiro, onde posso arranjar esse "Polymorph"... O meu tensor fez uns 300km e acabei de fazer o Enduro de Murça e funcionou na perfeição. | |
|
| |
jmribeiro Já sabe dizer 31.8
Mensagens : 129 Data de inscrição : 02/08/2012 Idade : 32 Localização : S. João da Madeira Bike : Cube Stereo 160 C62
| Assunto: Re: Tensor de corrente caseiro Qua maio 21, 2014 10:15 pm | |
| - Stpjpr escreveu:
- Boas jmribeiro, onde posso arranjar esse "Polymorph"...
O meu tensor fez uns 300km e acabei de fazer o Enduro de Murça e funcionou na perfeição. Tenho um amigo meu que começou agora a comercializar isso. Se estiver interessado fale comigo por PM e logo lhe envio o contacto. De salientar que este material é espetacular, tanto em termos de resistência como na facilidade de moldar (quanto mais quente estiver a água, mais maleável se torna). E as aplicações que se podem fazer com ele são infinitas, além de ser 100% reutilizável! | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Tensor de corrente caseiro | |
| |
|
| |
| Tensor de corrente caseiro | |
|