Mensagens : 5854 Data de inscrição : 16/05/2009 Idade : 37 Localização : Lisboa / T.Vedras Bike : Pitch / Big Hit
Assunto: Alinhamento de suspensões. Qua Jan 18, 2012 10:47 pm
Hoje venho aqui falar sobre alinhamentos de suspensões. É um assunto que se fala muito no motocross, mas nas bikes não se vê muita coisa. Em certos casos é capaz de ajudar a resolver problemas de fricção.
Deparei-me com este tema quando fiz uma revisão a uma E150 de um colega, que ao que parece, tem tendencia a sofrer deste "problema" contribuindo para maior fricçao. Não tenho fotos, mas também nao é preciso.
Basicamente nas suspensões com eixo de 20/25mm, e que utilizam parafusos para apertar o eixo, a perna que não tem o travão pode flutuar no "axle boss" de modo a permitir um alinhamento correcto antes de apertar.
O axle boss é esta parte do eixo, que deve estar lisa, sem arranhões para não prender etc:
Aqui fica uma imagem exagerada duma situação em que as jarras estão demasiado abertas face às pernas (vermelho). De uma situação alinhada em que as jarras tao 100% paralelas às pernas (verde). E noutra situação em que as jarras tao muito para dentro (que é o que costuma acontecer com a E150 aumentando a fricção).
Aqui fica um video a explicar como se faz nas motas, que é igual às suspas das bikes que usam parafusos para apertar o eixo.
O ideal é fazer isso com a suspa toda desmontada e achar a posição que ofereça menos fricção ao movimento das jarras.
O método rápido, é desapertar os parafusos do axle boss, verificar se a suspa flutua livremente, afundar a suspa, e apertar com ela afundada (posição natural em que as jarras se alinham na perfeição com as pernas). Se ainda estás a ler isto vai trabalhar que assim o pais não anda para a frente lol.
Jorgex Ainda a ganhar coragem para subir a serra mais próxima
Mensagens : 43 Data de inscrição : 12/01/2012 Localização : Lisboa Bike : Sushi - Canyon Nerve ESX 7.0 S
Assunto: Re: Alinhamento de suspensões. Qui Jan 19, 2012 12:37 pm
Eu uso eixo Maxle da Rock Shox e nunca me tinha apercebido de tal fenómeno alinhamento de suspensões!
G_g O animal do AM
Mensagens : 2559 Data de inscrição : 01/06/2009 Idade : 33 Localização : S. João Estoril Bike : Qual delas?
Assunto: Re: Alinhamento de suspensões. Qui Jan 19, 2012 7:09 pm
A maior parte dos cubos é a compressão das pernas retira a folga...
No cubo que tenho (formula sei lá qual), se não aperto bem o eixo a roda abana por todo o lado. No cubo em bom estado não é necessário tanto, mas requer sempre aperto para tirar a folga.
Alguns cubos não precisam de tal compressão (ex CK)
anfo O animal do AM
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Assunto: Re: Alinhamento de suspensões. Qui Jan 19, 2012 7:15 pm
Hoje estive a pensar mesmo nisso que dizes G_g, de facto o meu cubo (hope pro2) aperta por compressão da suspensão. Por isso se não apertar o suficiente este fica solto, daí a não saber se realmente é assim como dizes, xtr.
G_g O animal do AM
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Assunto: Re: Alinhamento de suspensões. Qui Jan 19, 2012 7:24 pm
De notar que nas motas são suspensões invertidas, onde as jarras estão directamente no eixo... É quase como se as ponte das nossas suspensões não existisse... Que deve fazer alguma diferença...
Acho que numa Marzo Shiver ou numa Manitou Dorado este problema é mais crítico que numa coroa simples. Contudo, continua a ser verdade o que o xtr escreveu, idealmente estaria na posição alinhada, mas....
endurance Come pedras ao pequeno-almoço
Mensagens : 884 Data de inscrição : 17/05/2010 Idade : 39 Localização : Algés Bike : strive & foxy
Assunto: Re: Alinhamento de suspensões. Qui Jan 19, 2012 8:10 pm
uma dúvida!!?? o sistema de suspensão das motas não é o inverso do das bikes???
AndreXTR O animal do AM
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Assunto: Re: Alinhamento de suspensões. Sex Jan 20, 2012 10:27 am
O facto de ser invertida ou não, teoricamente é indiferente, uma vez que ser as pernas ou jarras desalinhadas, vai dar ao mesmo. O importante é que as 2 estejam totalmente alinhadas paralelamente para deslizarem uma sobre a outra sem tensões e fricção adicional.
A minha experiencia neste assunto resume-se basicamente a uma E150. Que tem um eixo que enrosca e aperta na perna do travão, e depois tem os parafusos nas jarras (pinch bolts) para as jarras apertarem o eixo/axle boss (tal como no video mostra).
Na E150 o que aperta o cubo é o rebordo do Axle boss e não a suspensão! A suspensão trabalha unicamente na parte mais larga do axle boss e nao aperta o eixo (tal como no video da mota).
O rockshox maxle é diferente porque não tem os "pinch bolts" a apertar o axle boss. No entanto se desapertares o maxle hás de reparar que a perna direita mexe para os lados se fizeres força com a mão.
Pronto, a ideia do topico era so para alertar para o fenomeno de que dependendo da posição em que a perna direira aperta no eixo pode aumentar ou não a fricção. Este fenomeno é tanto maior quanto mais curso tiver a suspa. E se nas motos é critico, de certeza que numa suspa de bikes também deve ter influencia.