Mensagens : 2396 Data de inscrição : 18/11/2010 Idade : 33 Localização : Amora Bike : CUBE Fritzz Pro
Assunto: [How To] - Remote control para KS i900 Seg Jun 13, 2011 11:06 am
Boas!
Finalmente tenho um espigão telescópico! Era para comprar um novo com remote control, pois sem ele para mim não faz muito sentido ter uma coisa destas. Mas entretanto surgiu oportunidade de comprar usado, e assim poupei uns trocos Comprei aqui pelo fórum ao amigo clixado e como está em bom estado foi um bom negócio!
No entanto trata-se de um KS i900 sem remote control, por isso tratei de fazer o meu proprio controlo remoto para controlar tudo apartir do guiador.
Passo a explicar o que fiz:
1º: Reunir o material necessário. - Como manipulo usei um remote lock de uma suspensão que já não uso:
-Depois como "plataforma" utilizei uma placa de aluminium:
-De uma bike velha tirei esta peça dos travões que é util para finalizar a saída do cabo:
- E com mais uma bicha e cabo de desviador fiquei com isto:
Entretanto,e para poder trabalhar á vontade com o espigão na posição maxima sem correr o risco de riscar o tubo protegi-o com uma camara de ar:
2º: Tratar do manipulo: Como se trata de um manipulo que servia para bloquear a suspensão, quando carregava até ao fim era necessário premir a peça vermelha para voltar a desbloquear, pois como isso não era nada prático tive de desmontá-lo e limar o sistema que prendia o manipulo no fim, pois a peça vermelha não dava para tirar:
Era necessário limar este "travão": Antes:
Depois:
No lado o posto também limei um pouco para prevenir: Antes:
Depois:
Por mera opção estética optei por polir o manipulo, primeiro com lixa normal e depois com lixa de água fininha, o resultado foi este:
E assim o manipulo ficou pronto!
2º - A "plataforma" de aluminio: Como para regular a altura do selim é necessário puxar a alavança para cima o cabo teria de vir de cima, como tal utilizei uma placa de aluminio como plataforma. A placa fica segura ao espigão através do que sobra do parafuso que aperta o selim:
Fiz três furos na placa:
O da direita (um pouco ovalO serve para passar o cabo que vem de trás do selim:
O da esquerda é onde apertei a peça que tirei dos travões velhos, e onde terminará a bicha:
Já com o cabo:
3º - Fixação do sistema no espigão: O furo do meio (à medida do parafuso do espigão) serve para fixar o sistema, com o auxilio de uma porca:
Como podem ver nesta ultima foto o espaço entre a placa e o banco é muito reduzido e o cabo faz uma curva muito apertada, como tal inicialmente dobrei um pouco a placa para ficar um pouco mais baixa à frente:
Mas não pode ser muito se não depois não sobra espaço para a alavanca do espigão se mover.
O resultado foi este:
4º - Fixação do cabo à alavanca: Optei por fazer um furo à medida do cabo na alavanca, de modo a que com um parafuso conseguisse prender o cabo:
5º - Montar tudo na bicicleta: Esta parte depende da bicicleta e das preferencias de cada um O meu ficou assim:
Um pequeno video do funcionamento:
Agora é testar para ver como se comporta quando começar a acumular pó e lama.. No passado domingo testei em Monsanto e portou-se muito bem! Veremos com o tempo!
Brevemente quero ainda fazer um aperfeiçoamento na parte que prende à alavanca para ficar melhor esteticamente. Tenho só de arranjar um serra cabos mais pequeno para substituir por aquele parafuso que foi o que arranjei aqui em casa. Também tenho de cortar o excesso de cabo
zribeiro Já sabe dizer 31.8
Mensagens : 183 Data de inscrição : 13/03/2011 Idade : 31 Localização : Leiria Bike : Canyon Nerve AM
Assunto: Re: [How To] - Remote control para KS i900 Seg Jun 13, 2011 11:48 am
o manípulo está bastante bom, realmente a parte do espigão, falta deixar aquilo melhor esteticamente como disseste
AndreXTR O animal do AM
Mensagens : 5854 Data de inscrição : 16/05/2009 Idade : 38 Localização : Lisboa / T.Vedras Bike : Pitch / Big Hit
Assunto: Re: [How To] - Remote control para KS i900 Seg Jun 13, 2011 11:54 am
Ahaha muito bom e muito criativo
Well done!
anfo O animal do AM
Mensagens : 6020 Data de inscrição : 08/07/2009 Idade : 44 Localização : Melres - Gondomar Bike : Giant Reign X
Assunto: Re: [How To] - Remote control para KS i900 Seg Jun 13, 2011 2:05 pm
Muito bom!
Como dizia um grande senhor, "Engenheiro é aquele que tem engenho!"
covas O animal do AM
Mensagens : 2067 Data de inscrição : 11/05/2009 Localização : Lisboa Bike : Come a meta
Assunto: Re: [How To] - Remote control para KS i900 Seg Jun 13, 2011 3:31 pm
Impecável. Muitos parabéns pelo tutorial e pelo "homemade" remote.
Só com umas pequenas alterações consegues melhorar bastante o aspecto estético do sistema. De qualquer forma está muito bom
Pax O animal do AM
Mensagens : 4806 Data de inscrição : 08/05/2009 Idade : 44 Localização : Leiria Bike : Plástico
Assunto: Re: [How To] - Remote control para KS i900 Seg Jun 13, 2011 3:39 pm
Muitos parabéns pelo projecto low-cost e pelo resultado final!
KIKO Ainda a ganhar coragem para subir a serra mais próxima
Mensagens : 65 Data de inscrição : 05/12/2009 Idade : 54 Localização : LX Bike : Mula russa (scratch)
Assunto: Re: [How To] - Remote control para KS i900 Seg Jun 13, 2011 3:50 pm
É engenheiro sim Sr.! Gosto do espírito! Pessoalmente não sinto necessidade...baixo em andamento e subo em andamento! Cpts, KIKO
why Já sabe dizer 31.8
Mensagens : 131 Data de inscrição : 09/05/2010 Idade : 32 Localização : Lisboa
Assunto: Re: [How To] - Remote control para KS i900 Seg Jun 13, 2011 5:54 pm
Muito bom, 5*!
Já essa Cube... 6*
asteroide Usa 2 pratos na pedaleira
Mensagens : 216 Data de inscrição : 30/05/2011 Idade : 46 Localização : Sarnada, Aguiar de Sousa Bike : Gambler; Factor
Assunto: Re: [How To] - Remote control para KS i900 Seg Jun 13, 2011 6:04 pm
Muito bom! Parabéns pelo projecto!
Manel Não há subida nem descida que o façam desmontar
Mensagens : 646 Data de inscrição : 16/08/2009 Localização : Lisboa Bike : Rose Uncle Jimbo
Assunto: Re: [How To] - Remote control para KS i900 Seg Jun 13, 2011 9:00 pm
Espectáculo!
Esses parafusos fixos na placa não correm o risco de desapertar com a trepidação? As Porcas de Nyloc resolviam isso.
Um abraço.
Última edição por clixado em Seg Jun 13, 2011 9:07 pm, editado 1 vez(es)
karl O animal do AM
Mensagens : 1066 Data de inscrição : 14/06/2010 Idade : 46 Localização : CC Bike : de cor fdd
Assunto: Re: [How To] - Remote control para KS i900 Seg Jun 13, 2011 9:06 pm
Congratz e tks pela partilha, pode ser que qualquer dia faça também o mesmo no meu ks.
Mas estou curioso a longo prazo como funcionará, pois às vezes no meu para subir não basta premir a patilha também o tenho que puxar com a mão.
dfilp O animal do AM
Mensagens : 2396 Data de inscrição : 18/11/2010 Idade : 33 Localização : Amora Bike : CUBE Fritzz Pro
Assunto: Re: [How To] - Remote control para KS i900 Ter Jun 14, 2011 5:43 pm
Muito o obrigado a todos pelos comentários! Se tentarem fazer alguma coisa semelhante partilhem e qualquer coisa estejam à vontade para perguntar!
clixado escreveu:
Espectáculo!
Esses parafusos fixos na placa não correm o risco de desapertar com a trepidação? As Porcas de Nyloc resolviam isso.
Um abraço.
Pois é, correm esse risco, durante a primeira volta em monsanto nada desapertou mas com o tempo não sei. Eu levei o espigão a uma loja que vende parafusos aqui da minha zona para comprar a porca que usei para fixar a placa ao espigão. Só que o que sobra do parafuso do proprio espigão para apertar a porca é muito pouco, pelo que não chega a usar a rosca toda da proca. Essas porcas de Nyloc são mais altas, como tal não davam neste caso. AInda pedi um parafuso maior, mas pelo que me foi explicado aquele parafuso do KS é diferente dos normais, pois têm a "cabeça" pena em comparação ao diametro do parafuso. E os parafusos normais daquele diametro têm a cabeça mais larga, por isso não cabem no espigão.
Estou a pensar meter uma pequena "anilha" feita mesmo de camara de ar entre as porcas e a placa. Deve ajudar a que a trepidação seja transmitida à porca e também para que haja mais atrito entre a porca e a placa para que não desaperte com facilidade. Será que funciona?
dfilp O animal do AM
Assunto: Re: [How To] - Remote control para KS i900 Ter Jun 14, 2011 5:45 pm
karl escreveu:
Congratz e tks pela partilha, pode ser que qualquer dia faça também o mesmo no meu ks.
Mas estou curioso a longo prazo como funcionará, pois às vezes no meu para subir não basta premir a patilha também o tenho que puxar com a mão.
Creio que isso não seja muito normal, mas se acontecer então parece-me que significa que está na altura de desmontar o espigão e rever tudo (limpar, lubrificar, etc)
asteroide Usa 2 pratos na pedaleira
Mensagens : 216 Data de inscrição : 30/05/2011 Idade : 46 Localização : Sarnada, Aguiar de Sousa Bike : Gambler; Factor
Assunto: Re: [How To] - Remote control para KS i900 Ter Jun 14, 2011 6:28 pm
Se as nyloc não tiverem espaço, podes sempre aplicar thread lock. Atenção que há vários tipos de cola e tens de ter em atenção se os parafusos são zincados ou niquelados. Umas gotas nas roscas e voilá! Utilizo com frequência estes tipos de cola e os parafusos não desapertam sozinhos..
Vê aqui
karl O animal do AM
Mensagens : 1066 Data de inscrição : 14/06/2010 Idade : 46 Localização : CC Bike : de cor fdd
Assunto: Re: [How To] - Remote control para KS i900 Ter Jun 14, 2011 6:53 pm
dfilp escreveu:
karl escreveu:
Creio que isso não seja muito normal, mas se acontecer então parece-me que significa que está na altura de desmontar o espigão e rever tudo (limpar, lubrificar, etc)
Sim, deve ser um caso de pura manutenção, mais nada.
dfilp O animal do AM
Assunto: Re: [How To] - Remote control para KS i900 Qua Jun 29, 2011 10:35 pm
Boas!
Venho só deixar uma pequena actualização, que já tinha feito a algum tempo. Básicamente cortei o cabo que sobrava, e cortei também o parafuro que aperta o cabo:
Aspecto geral:
Ficou melhor, mas ainda é temporário. Quando entrar de férias vou tratar de pôr isto mais bonitinho. Mas por enquanto, continua muito funcional, que é o que mais interessa
Quando houver novidades coloco aqui mais umas fotos!
karl O animal do AM
Assunto: Re: [How To] - Remote control para KS i900 Qua Jun 29, 2011 11:20 pm
Um terminal colorido ficava catita aí
dfilp O animal do AM
Assunto: Re: [How To] - Remote control para KS i900 Qua Jun 29, 2011 11:23 pm
Pois é mesmo essa a ideia. Pena que para o contexto não seja tudo em cor azul
karl O animal do AM
Assunto: Re: [How To] - Remote control para KS i900 Qua Jun 29, 2011 11:31 pm
Pois é o que tb pretendia e estou pra fazer isso pelas dicas do G_g isso é possivél tirar a anodização do vermelhor e anodizar na cor pretendida.
dfilp O animal do AM
Assunto: Re: [How To] - Remote control para KS i900 Qui Jun 30, 2011 1:47 am
Eu já pensei mandar pintar de azul as duas peças vermelhas, só que ainda não avancei com isso porque se mandar pintar vai perder-se as letras KS á volta da "peça que aperta" mas se desanodizando ficam lá as letras gravadas a lazer, vou pensar na opção de ficar "prateado", como o manipulo..
kuto Usa 2 pratos na pedaleira
Mensagens : 225 Data de inscrição : 03/12/2009 Idade : 42 Localização : Gondomar Bike : Trek Remedy 9
Assunto: Re: [How To] - Remote control para KS i900 Ter Jan 10, 2012 2:19 pm
Estou quase a pedir-te a morada e pagar-te para me fazeres isso
Lure33 O animal do AM
Mensagens : 1841 Data de inscrição : 13/10/2009 Idade : 61 Localização : Rio Tinto-Gondomar Bike : LAPIERRE Zesty AM
Assunto: Re: [How To] - Remote control para KS i900 Qua Jan 11, 2012 2:43 pm
Uma verdadeira obra de engenharia. Parabéns e obrigado pela partilha.
CannoNunes Está sempre pronto para um novo desafio
Mensagens : 346 Data de inscrição : 17/12/2009 Idade : 48 Localização : Oeiras Bike : Cannondale Prophet
Assunto: Re: [How To] - Remote control para KS i900 Sáb Jan 14, 2012 12:51 pm
Uma sugestão, arranja uma daquelas curvas metálicas dos v-brakes e coloca onde o cabo dobra na placa. É que tens o cabo muito dobrado por ser uma zona baixa e isso mais tarde ou mais cedo vais partir. No terminal de metal consegues forçar essa curva e resolves o problema.
Bom trabalho
NORG O animal do AM
Mensagens : 1030 Data de inscrição : 23/10/2010 Idade : 53 Localização : Almada Bike : RUNE
Assunto: Re: [How To] - Remote control para KS i900 Sáb Jan 14, 2012 4:19 pm
dfilp, não dava para fazer assim?
escusavas de ter o cabo tão saído para trás.
dfilp O animal do AM
Assunto: Re: [How To] - Remote control para KS i900 Sáb Jan 14, 2012 6:13 pm
kuto escreveu:
Estou quase a pedir-te a morada e pagar-te para me fazeres isso
Não sei de onde és, mas tal como julgo que disse no primeiro post, estou disponivel para ajudar quem quiser tentar fazer, quem serja virtualmente ou pessoalmente. Julgo que o mais dificil é mesmo arranjar um manipulo que já não se dê uso. No meu caso eu não gastei nada com o projecto, pois foi tudo com material que tinha no sotão e foi "reciclado" Apenas precisei de ir a uma casa de parafusos para comprar a porca que segura a placa, mas como era só uma que precisava, foi oferta
Se arranjares um manipulo, é simples. Estou aqui para ajudar.
Lure33 escreveu:
Uma verdadeira obra de engenharia. Parabéns e obrigado pela partilha.
Obrigado pelo comentário
CannoNunes escreveu:
Uma sugestão, arranja uma daquelas curvas metálicas dos v-brakes e coloca onde o cabo dobra na placa. É que tens o cabo muito dobrado por ser uma zona baixa e isso mais tarde ou mais cedo vais partir. No terminal de metal consegues forçar essa curva e resolves o problema.
Bom trabalho
Não é assim tão simples, o espaço é mesmo muito reduzido e as curvas dos v-brakes não cabem. Na altura tentei, mas não arranjei maneira, precisava de ter a curva muito mais apertada. No entanto se este cabo assim tão dobrado já tinha pensado numa solução, mas até agora continua a funcionar sem dar problemas. Esta era uma versão de teste e provisória, com material usado (cabo e bicha (aliás a bicha até são duas, unidas com tape porque na altura não tinha nenhuma que chegasse do guiador ao selim)), mas como tem funcionado tão bem, ainda nem me dei ao trabalho de desmontar. Mas agora depois da epoca de exames vou comprar uma bicha nova e substituir, assim como arranjar uns "suportes" destes para passar o cabo:
Conteúdo patrocinado
Assunto: Re: [How To] - Remote control para KS i900