| Intense 6.6 à la carte | |
|
+27Andre cableguy nucleardoom iloper Mário Songo minimilk Zawaia jv- komondor morto:vivo gato.evolution crencos pinhocastro Gavião nunonobrega le0n1x Bravellir Mox AndreXTR Marky27 luisfontao Pax G_g covas jonypaul Amukinado 31 participantes |
|
Autor | Mensagem |
---|
Amukinado O animal do AM
Mensagens : 4803 Data de inscrição : 22/04/2009 Idade : 34 Localização : Almada Bike : Banshee Rune V2
| Assunto: Intense 6.6 à la carte Ter Jun 23, 2009 11:20 pm | |
| Já andava há algum tempo a tentar de trocar de quadro, sempre um pouco indeciso sobre o que seria a melhor aposta. Para quem não sabe, o meu anterior quadro era um Trek Liquid 55 de 2004 e, apesar de ter muita qualidade e ser um excelente quadro, já começava a ficar um pouco desactualizado e a deixar de servir os meus propósitos. Procurava portanto um quadro de um tamanho acima, com mais curso, mais robusto, com um sistema de amortecimento mais sensível e mais eficaz, mais alto, com aperto rápido e preferencialmente mais leve. Obviamente que não era preciso grande pesquisa para descobrir um quadro que cumprisse estes requisitos, mas trocar burro por jumento não ia fazer grande diferença e significaria um grande investimento. Procurava portanto algo mais "refinado" com uma Lapierre Spicy, Santacruz Nomad ou Trek Remedy. Algum tempo após ter desistido da ideia e andar com outros projectos em mente, acabei por me deparar com um bom negócio e nem pensei duas vezes. Juntei os trocos que tinha para outro investimento e fui em frente. Aproveitei para comprar também uns travões novos já que não andava satisfeito com os meus Hope Mono Mini. O quadro:A Intense desenhou este quadro para os adeptos dos grandes cursos em bikes de All-Mountain que gostam de se esticar nas descidas e de fazer umas jornadas de vez em quando. Tem 168 mm de curso e pode levar qualquer tipo de montagem, desde uma montagem de Enduro mais ligeiro a uma montagem de FR mais abusada. Tem uma testa de 1.5", o que significa que está preparado para levar suspensões mais robutas (como por exemplo uma Totem ou uma 66). No entanto também pode ser montada uma suspensão de 150 mm mais ligeira. Penso que 140 mm já se torna pouco curso... Consegue-se obter facilmente montagens entre os 14 e 17 kg, dependendo do uso que se pretende dar. No tamanho M, o quadro pesa 3.3 kg com um Fox RP23. O tubo do selim mede 19", o que pode parecer estranho e inicialmente pensei que pudesse ser por os americanos serem "grandes". No entanto, após experimentar, vi que de facto assentava muito bem. O quadro é construído em alumínio Easton de alta qualidade e recorre ao sistema VPP utilizado pela Santacruz. Tem imensos reforços em pontos estratégicos e a qualidade de construção é muito boa. Os acabamentos também são excelentes, contudo a pintura não é a melhor. Para poupar no peso a marcar aplica uma camada mais fina que o normal, deixando visível a cor natural do quadro em algumas arestas. Preferia pintura anodizada, mas só com o tempo poderei avaliar a verdadeira qualidade desta. Passando então ao que interessa... A bike:Quadro: Intense 6.6 tamanho M Amortecedor: Fox Float RP23 Suspensão: Fox 36 Van RC2 Travões: Avid Elixir R 185/160 Guiador: Raceface Evolve DH Avanço: Raceface Diabolous 50 mm Punhos: Spank lock-on Espigão: OnOff Selim: Bontrager Pedais: Crankbrothers Mallet 1 Pedaleira: Truvativ Stylo GXP 3.3 Desviador dianteiro: Shimano XT Desviador traseiro: Shimano SLX Shifters: Shimano LX Corrente: Shimano Deore Cassete: Shimano Deore Cubos: Hope Bulb Aros: Mavic EX325 / Sunringlé Single-Track Pneus: Kenda Nevegal 2.35/2.10 Peso: 15.41 kg Ainda não andei muito na bike, pelo que ainda só posso salientar as primeiras opiniões. Relativamente à montagem, apenas o aro da frente e o avanço destoam no conjunto, havendo alguma necessidade da sua troca por algo mais ligeiro e mais leve. Após algumas correcções na pressão do amortecedor e várias tentativas depois, lá o consegui colocar no ponto. Começo a rolar. A posição de condução é a ideal para um All Mountain mais agressivo e maioritariamente a descer. Comecei por descer calmamente algumas trialeiras para me habituar à bike. No entanto ela desce tão naturalmente como um single-pivot, e rapidamente me sinto confiante para largar os travões. Sempre muito suave a descer, supera facilmente os obstáculos e apenas preciso de me preocupar com as trajectórias correctas. A suspensão dá conta do resto. Drops e saltos sempre com grande à vontade. Ainda não experimentei saltos "a sério", mas penso que a minha opinião vai permanecer a mesma. Todos os drops que fiz foram sempre bastante suaves nunca se passou nada de preocupante. Consigo até fazer macacada no ar sem desviar a trajectória da bike. Trialeiras mais íngremes levaram um pouco mais de tempo a ser dominadas por falta de habituação aos travões. No entanto agora já as faço com mais facilidade... Não noto qualquer tipo de torção. O quadro é muito rígido. A subir fiquei muito surpreendido. O VPP evita perdas de tracção e não bombeia de todo, o que me fazem esquecer os quase 170 mm de curso traseiro e pensar que estou a subir numa bike com muito menos curso. Claro que o peso e o avanço de 50 mm não ajudam, mas é um melhoramento que tenho em mente. Posso portanto aferir que esta é uma bike mesmo muito polivalente, capaz de trepar e descer os trilhos mais trialeiros sempre a bom ritmo, desde que possua o equipamento apropriado. É capaz de fazer grandes distancias sem problemas e é ideal para avalanches e voltas de All-Mountain agressivo. Quanto ao equipamento, não há grande coisa a salientar. A suspensão, já conhecida de todos, é pesada mas durante 2 anos deu provas da sua raça. Sempre sensível, robusta e com uma leitura do terreno excelente. Nunca deu nenhum problema e tenho feito revisões anuais. Muito boa para este quadro ou para qualquer quadro do mesmo segmento. Os travões já deram provas de ter boa potência de travagem e têm muito boa dosagem. São leves e nunca precisei de travar com mais de um dedo. Um bom investimento... A transmissão funciona bem. O desviador SLX é menos suave que um XTR, mas desde que meta as mudanças quando quero e se aguente ao barulho, para mim está perfeito. A pedaleira é bonita, leve, suave na transição da corrente para outro prato. Ainda não posso dizer se é boa ou não. Nada a apontar quanto resto do conjunto. As rodas têm uns cubos fora de série. Mais de 2 anos de muito abuso e com 0 manutenção. Simplesmente brutais... De resto vão-se partindo uns raios e desempenando os aros e não se passa nada. Os pneus têm muito boa tracção e agarram bem a curvar, especialmente em piso húmido. São é muito pastelões para rolar e subir. Os periféricos também não precisam de grandes comentários. Gostava de trocar o selim por um mais leve e mais confortável e o avanço por um mais comprido. O amortecedor ainda não me surpreendeu de todo. Estava à espera de algo que justificasse o balúrdio que estas coisas custam. Afinal não é nada de especial e até é bastante simples. Quando quero rolar ligo o propedal na posição mais fechada e de certeza que não vai bombear. Se quiser rolar em trilhos mais acidentados posso ligar o propedal na posição aberta ou intermédia para a traseira ficar mais sensível. Agora quanto a desvantagens ou defeitos da bike... o único e verdadeiro defeito que ainda posso apontar é relativo ao sistema VPP. Se um gajo tem o azar de engordar, meter muita tralha no camelbak ou ir pedalar com menos pressão no amortecedor, a bike vai bombear tal e qual como um single-pivot. Conclusão: Acho que encontrei a bike ideal para mim. Estou mesmo a gostar do quadro... Vale cada cêntimo. Em acção: | |
|
| |
jonypaul O animal do AM
Mensagens : 1126 Data de inscrição : 25/04/2009 Idade : 32 Localização : Oeiras Bike : Banshee Rune
| Assunto: Re: Intense 6.6 à la carte Ter Jun 23, 2009 11:34 pm | |
| Lá está ela Realmente foi um negócio brutalissimo que encontraste. Já andei na bike e achei muito porreira, muito sensível na traseira. O resto do material já tinhas há algum tempo, o que considerando a forma bruta como andas só pode ser bom sinal Pá, é simplesmente brutal. Só lhe mexia nos aros ( ou uns 521 ou uns Sun EQ29 ) e nos periféricos ( espigão, selim, guiador, avanço ). De resto, perfeita, perfeita. | |
|
| |
covas O animal do AM
Mensagens : 2067 Data de inscrição : 11/05/2009 Localização : Lisboa Bike : Come a meta
| Assunto: Re: Intense 6.6 à la carte Ter Jun 23, 2009 11:43 pm | |
| - jonypaul escreveu:
Pá, é simplesmente brutal. Só lhe mexia nos aros ( ou uns 521 ou uns Sun EQ29 ) e nos periféricos ( espigão, selim, guiador, avanço ). De resto, perfeita, perfeita. Epá, só lhe trocava as rodas, o quadro, as suspensões, a transmissão e os periféricos, mas de resto esté perdeita! Fora de brincadeiras, parece-me muito bem. Agora só o tempo o confirmará! Temos de ir a Sintra testá-la! | |
|
| |
G_g O animal do AM
Mensagens : 2559 Data de inscrição : 01/06/2009 Idade : 33 Localização : S. João Estoril Bike : Qual delas?
| Assunto: Re: Intense 6.6 à la carte Ter Jun 23, 2009 11:48 pm | |
| A bike é muito bonita, embora a ache um pouquinho curta. No entanto tenho alguns erros a apontar à intense:
1º Porque tiraram este modelo de produção? É que a Uzzi tem mais curso, a SS uma geometria bem diferente e a Tracer não parece ter estofo para o mesmo que esta.
2º Este quadro merecia ter apoios ISCG, é que assim não há guia nem Hammerschmidt ou raio que valha para ninguém.
Já agora, como não consigo encontrar esta informação, pode ser que alguém saiba. Qual a distância entre olhais desse amortecedor? | |
|
| |
Pax O animal do AM
Mensagens : 4806 Data de inscrição : 08/05/2009 Idade : 44 Localização : Leiria Bike : Plástico
| Assunto: Re: Intense 6.6 à la carte Ter Jun 23, 2009 11:50 pm | |
| Ora aí está a tão aguardada review. Sim a bike está perfeita. O único problema que vejo encontra-se entre o guiador e o selim. Está uma montagem bastante sóbria e equilibrada. Agora dá-lhe o que ela precisa: porradinha da boa! | |
|
| |
luisfontao Usa 2 pratos na pedaleira
Mensagens : 260 Data de inscrição : 19/06/2009 Idade : 36 Localização : Guimarães Bike : Nicolai Helius AM
| Assunto: Re: Intense 6.6 à la carte Ter Jun 23, 2009 11:58 pm | |
| A distância entre olhais é 200mm.
A bike tá bastante boa, montagem equilibrada. Acho que a trazias para os "sub15kg" com outras rodas, avanço, guiador e espigão, mas se te sentes bem assim a subir e a descer, não vejo grande razão para mudar.
Gostava de te perguntar se não fosse indescrição, quanto custou o quadro. | |
|
| |
Amukinado O animal do AM
Mensagens : 4803 Data de inscrição : 22/04/2009 Idade : 34 Localização : Almada Bike : Banshee Rune V2
| Assunto: Re: Intense 6.6 à la carte Qua Jun 24, 2009 12:03 am | |
| Boas Quando tiver dinheiro baixará dos 15 kg. O quadro custou 1300 €, já com uma caixa de direcção. Só que depois tive que pagar bem para o trazer para Portugal... Quanto à questão do G_g sobre os apoios ISCG, quando o quadro foi criado não existia Hammerschmidt e creio que não era usual utilizar-se guias de corrente sem ser para DH ou Dirt. Agora é que já se usa até para AM... | |
|
| |
Marky27 O animal do AM
Mensagens : 2833 Data de inscrição : 17/05/2009 Idade : 43 Localização : Porto Bike : Rune V2/Kingdom Vendetta
| Assunto: Re: Intense 6.6 à la carte Qua Jun 24, 2009 1:23 pm | |
| MAQUINAAAAAOOOOOO Isso é que foi um upgrade! Parabens, um dos meus quadros de eleição e curiosamente essa côr a mim põe-me Como é que é isso de bombear quando levas mais peso? Nunca tinha ouvido isso... Passa-se em todos os pratos ou só no pequeno? | |
|
| |
Amukinado O animal do AM
Mensagens : 4803 Data de inscrição : 22/04/2009 Idade : 34 Localização : Almada Bike : Banshee Rune V2
| Assunto: Re: Intense 6.6 à la carte Qua Jun 24, 2009 1:50 pm | |
| Não é bombear quando levo mais peso... A bike bombeia quando tem menos pressão que o que deveria ter, coisa que não acontecia por exemplo na Trek (mesmo com sag de 30/35%). Bombeia em qualquer prato.
Se utilizar menos que 25% de sag, a bike já não bombeia nem na avozinha. | |
|
| |
Pax O animal do AM
Mensagens : 4806 Data de inscrição : 08/05/2009 Idade : 44 Localização : Leiria Bike : Plástico
| Assunto: Re: Intense 6.6 à la carte Qua Jun 24, 2009 2:05 pm | |
| Não terá a haver com o VPP? | |
|
| |
AndreXTR O animal do AM
Mensagens : 5854 Data de inscrição : 16/05/2009 Idade : 37 Localização : Lisboa / T.Vedras Bike : Pitch / Big Hit
| Assunto: Re: Intense 6.6 à la carte Qua Jun 24, 2009 3:39 pm | |
| Já vi que arranjaste a amolgadela do quadro... fizestes bem em pintar nessa cor, ficou mais giro... Não há muito para dizer, é uma grande máquina para praticar Trekking! Depois tens que me deixar dar uma volta nela! Por falar nisso, Ressuras, já pensaste numa 2ªedição, vá que há aqui pessoal que quer experimentar as maquinas novas a sério! Um abraço | |
|
| |
Pax O animal do AM
Mensagens : 4806 Data de inscrição : 08/05/2009 Idade : 44 Localização : Leiria Bike : Plástico
| Assunto: Re: Intense 6.6 à la carte Qua Jun 24, 2009 4:07 pm | |
| Aguardem que a seguir ao verão vai haver uma edição mas mais a norte... Back to Topic! | |
|
| |
Mox Não há subida nem descida que o façam desmontar
Mensagens : 679 Data de inscrição : 15/05/2009 Idade : 41 Localização : Óbidos Bike : Mondraker Foxy(silver )Xr 2014
| Assunto: Re: Intense 6.6 à la carte Qua Jun 24, 2009 4:29 pm | |
| Bonita bike que tens . parabéns | |
|
| |
Amukinado O animal do AM
Mensagens : 4803 Data de inscrição : 22/04/2009 Idade : 34 Localização : Almada Bike : Banshee Rune V2
| Assunto: Re: Intense 6.6 à la carte Qua Jun 24, 2009 7:43 pm | |
| - Pax escreveu:
- Não terá a haver com o VPP?
Claro que tem e foi isso que eu disse inicialmente. O VPP funciona bem a partir de determinada pressão no amortecedor: Menos que isso vai bombear. Já agora, obrigado pelos elogios. | |
|
| |
Bravellir Já sabe dizer 31.8
Mensagens : 158 Data de inscrição : 10/06/2009 Idade : 55 Localização : Porto
| Assunto: Re: Intense 6.6 à la carte Qua Jun 24, 2009 8:18 pm | |
| Gande Abião pôrra :d Parabens cheers:
humm.. curioso.. do que sei do VPP isso não faz sentido... A única coisa que se opõe ao bombear no VPP é a força dos pedais na corrente. O amortecedor ( no vpp ) não tem nada a ver com o bombear... Ainda por cima tens ai um rp23, que nem era preciso, mas ele também tem sistema anti-bombeio. Esse comportamento de que falas, é com o propedal activo? | |
|
| |
Amukinado O animal do AM
Mensagens : 4803 Data de inscrição : 22/04/2009 Idade : 34 Localização : Almada Bike : Banshee Rune V2
| Assunto: Re: Intense 6.6 à la carte Qua Jun 24, 2009 8:26 pm | |
| Eu ando quase sempre com o propedal desligado. Só ligo mesmo para rolar.
Com muito sag e propedal ligado, o quadro tem um bombear mesmo mínimo. Só bombeia mesmo com muito sag e propedal desligado.
Com mais pressão praticamente não preciso do propedal. Só o ligo às vezes para pedalar de pé. | |
|
| |
Pax O animal do AM
Mensagens : 4806 Data de inscrição : 08/05/2009 Idade : 44 Localização : Leiria Bike : Plástico
| Assunto: Re: Intense 6.6 à la carte Qua Jun 24, 2009 10:35 pm | |
| Curiosamente eu ando sempre com o propedal ligado. Só quando vou abusar nas descidas é que meto no mínimo... | |
|
| |
Amukinado O animal do AM
Mensagens : 4803 Data de inscrição : 22/04/2009 Idade : 34 Localização : Almada Bike : Banshee Rune V2
| Assunto: Re: Intense 6.6 à la carte Qua Jun 24, 2009 10:42 pm | |
| Não gosto de usar o propedal. Aliás, geralmente andava com ele ligado e mal começava a descer estranhava logo e tinha que parar para o desligar... Mas se calhar o propedal do DHX é diferente do do Float! | |
|
| |
Pax O animal do AM
Mensagens : 4806 Data de inscrição : 08/05/2009 Idade : 44 Localização : Leiria Bike : Plástico
| Assunto: Re: Intense 6.6 à la carte Qua Jun 24, 2009 11:12 pm | |
| Pois esqueci-me desse pormenor... E também tem a haver com as pressões do ar... | |
|
| |
Mox Não há subida nem descida que o façam desmontar
Mensagens : 679 Data de inscrição : 15/05/2009 Idade : 41 Localização : Óbidos Bike : Mondraker Foxy(silver )Xr 2014
| Assunto: Re: Intense 6.6 à la carte Qua Jun 24, 2009 11:25 pm | |
| Exacto eu no meu rp23 , andei a batatada ... e acredita a posição 2 ... e excelente quando bem afinada ... | |
|
| |
le0n1x Usa 2 pratos na pedaleira
Mensagens : 267 Data de inscrição : 31/05/2009 Idade : 32 Localização : Matosinhos - Porto Spot Valongo
| Assunto: Re: Intense 6.6 à la carte Qui Jun 25, 2009 10:58 am | |
| Boas, Gostei de ler a crónica, muito boa... Esta bike está mesmo fixe... Esse quadro Intense dá mesmo aspecto que é impossivel quebrar e que aguenta tudo, a cor é diferente do normal mas muito bonita e no conjunto está bem enquadrado... P.S: acho que merece ir para o portal... o que acham?? | |
|
| |
nunonobrega O animal do AM
Mensagens : 1173 Data de inscrição : 11/05/2009 Idade : 43 Localização : Portimão - Cascais Bike : Transition Patrol 2015
| Assunto: Re: Intense 6.6 à la carte Qui Jun 25, 2009 11:10 am | |
| Boas
Os meus parabéns tens uma maquin linda.
Em relação ao pro pedal eu tambem utilizo da mesma forma que o PAX. Só meto no Open quando faço umas descidas mais agressivas, de resto ando sempre ligado no pro pedal.
O teu RP23 é o VX?
Cumprimentos | |
|
| |
jonypaul O animal do AM
Mensagens : 1126 Data de inscrição : 25/04/2009 Idade : 32 Localização : Oeiras Bike : Banshee Rune
| Assunto: Re: Intense 6.6 à la carte Qui Jun 25, 2009 12:24 pm | |
| Leonix, vou tratar disso | |
|
| |
Amukinado O animal do AM
Mensagens : 4803 Data de inscrição : 22/04/2009 Idade : 34 Localização : Almada Bike : Banshee Rune V2
| Assunto: Re: Intense 6.6 à la carte Qui Jun 25, 2009 12:27 pm | |
| le0n1x e nunonobrega, obrigado pelos elogios. RP23 VX? Não faço ideia do que seja isso... Pensei que só houvesse normal! le0n1x, talvez vá para o portal, mas neste momento existem outros tópicos em lista de espera! | |
|
| |
Pax O animal do AM
Mensagens : 4806 Data de inscrição : 08/05/2009 Idade : 44 Localização : Leiria Bike : Plástico
| Assunto: Re: Intense 6.6 à la carte Qui Jun 25, 2009 2:18 pm | |
| VX se não estou em erro é com câmara interna de maior capacidade. | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Intense 6.6 à la carte | |
| |
|
| |
| Intense 6.6 à la carte | |
|