6polegadas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  EntrarEntrar  RegistarRegistar  

 

 [How to] Calcular o comprimento dos cranks

Ir para baixo 
+3
Bravellir
Amukinado
Pax
7 participantes
AutorMensagem
Pax
O animal do AM
O animal do AM
Pax


Mensagens : 4806
Data de inscrição : 08/05/2009
Idade : 44
Localização : Leiria
Bike : Plástico

[How to] Calcular o comprimento dos cranks Empty
MensagemAssunto: [How to] Calcular o comprimento dos cranks   [How to] Calcular o comprimento dos cranks EmptyQua Jun 17, 2009 12:39 pm

Para calcular o comprimento das alavancas da pedaleira podemos utilizar a seguinte fórmula:

Arrow Comprimento das alavancas em milímetros = (1.25 x comprimento do entre-pernas em cm ) + 65


ou então consultando a seguinte tabela:

[How to] Calcular o comprimento dos cranks Pbpic2937849


Tenham em atenção que os valores calculados / apresentados funcionam apenas como uma referência e não devem ser tomados como verdade absoluta.
Existem outros factores que devem ponderar tais como a distância do eixo pedaleiro ao solo, estilo de condução, cadência da pedalada...
Ir para o topo Ir para baixo
http://allmountainaddict.wordpress.com/
Amukinado
O animal do AM
O animal do AM
Amukinado


Mensagens : 4803
Data de inscrição : 22/04/2009
Idade : 34
Localização : Almada
Bike : Banshee Rune V2

[How to] Calcular o comprimento dos cranks Empty
MensagemAssunto: Re: [How to] Calcular o comprimento dos cranks   [How to] Calcular o comprimento dos cranks EmptyQua Jun 17, 2009 1:51 pm

É pá, nem fazia ideia que havia cranks com menos de 170 mm... Sempre usei 175, mas já me disseram que devia usar 170 ou 172,5. Sinceramente nem sei se faria diferença nem o que implicaria.
Creio no entanto que se fosse montar uma bike de DH colocaria cranks de 170 mm para aumentar a distância ao chão...
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.6polegadas.com
Bravellir
Já sabe dizer 31.8
Já sabe dizer 31.8
Bravellir


Mensagens : 158
Data de inscrição : 10/06/2009
Idade : 55
Localização : Porto

[How to] Calcular o comprimento dos cranks Empty
MensagemAssunto: Re: [How to] Calcular o comprimento dos cranks   [How to] Calcular o comprimento dos cranks EmptyQua Jun 17, 2009 2:16 pm

Supostamente, quanto mais curto é o crank, mais esforço é necessário para obter o mesmo movimento. ( alavanca mais curta ) Sad
Isto é facilmente compensado usando um carreto maior na cassete.
Mas a distancia ao chão aumenta Smile

O tamanho do crank é importante do ponto de vista da ergonomia. Afecta a posição do joelho relativamente ao cento do pedaleiro.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.bravellir.com
Andre
O animal do AM
O animal do AM
Andre


Mensagens : 2831
Data de inscrição : 14/03/2010
Idade : 45
Localização : Porto
Bike : Liteville 301 MK 11

[How to] Calcular o comprimento dos cranks Empty
MensagemAssunto: Re: [How to] Calcular o comprimento dos cranks   [How to] Calcular o comprimento dos cranks EmptyQua Out 27, 2010 12:07 am

Recupero este tópico para aproveitar e partilhar as duvidas que comentei hoje com o Anfo sobre o comprimento dos Cranks e pelo facto do Rui46 ter mudado para 170mm.

No meu caso tenho perna curtinha e se me fosse guiar pela tabela acima deveria usar Crank de 165mm (tenho de 175mm de origem da Enduro)
No entanto ando apaixonado por um Crank+ Pedaleiro e estou a pensar comprar de 170mm, pelo que assumo que me vou sentir mais confortável a pedalar.
Por outro lado, tendo um braço de força menor, não irei ter de dar mais forte no pedal?

Meus amigos, opinai...

Ir para o topo Ir para baixo
G_g
O animal do AM
O animal do AM
G_g


Mensagens : 2559
Data de inscrição : 01/06/2009
Idade : 33
Localização : S. João Estoril
Bike : Qual delas?

[How to] Calcular o comprimento dos cranks Empty
MensagemAssunto: Re: [How to] Calcular o comprimento dos cranks   [How to] Calcular o comprimento dos cranks EmptyQua Out 27, 2010 1:07 pm

Cranks mais curtos tens mais rotação... Ou seja, para a mesma força, crias menos binário, mas por isso, acabas por conseguir mais rotação. É claro que existe um ponto óptimo para cada um (mas em termos de biomecânica não sei muito)
Ir para o topo Ir para baixo
Andre
O animal do AM
O animal do AM
Andre


Mensagens : 2831
Data de inscrição : 14/03/2010
Idade : 45
Localização : Porto
Bike : Liteville 301 MK 11

[How to] Calcular o comprimento dos cranks Empty
MensagemAssunto: Re: [How to] Calcular o comprimento dos cranks   [How to] Calcular o comprimento dos cranks EmptyQua Out 27, 2010 4:31 pm

Certo Guilherme, mas acho que só mesmo experimentando é que se vê se notamos algo ou não. Tu já andaste com cranks de diferentes tamanhos ou sempre usaste a mesma dimensão?

Eu retomei este tópico também para ver se aparecia alguém, que tivesse mudado e se tenha sentido melhor...

anyone?anyone?
Ir para o topo Ir para baixo
Nozes
O animal do AM
O animal do AM



Mensagens : 1230
Data de inscrição : 30/06/2009
Idade : 49
Localização : numa aldeia perto de Santarém,com descidas a 300m da porta!
Bike : Giant Trance 2/ Cove Hummer XC

[How to] Calcular o comprimento dos cranks Empty
MensagemAssunto: Re: [How to] Calcular o comprimento dos cranks   [How to] Calcular o comprimento dos cranks EmptyQua Out 27, 2010 8:30 pm

Eu encaixo-me na categoria 175mm mas tive durante algum tempo uma bike de estrada com cranks 170 e era notório que era mais fácil fazer "alta rotação" e também ficava com a impressão que custava puxar pela desgraçada nas subidas mais inclinadas...
Actualmente tenho cranks 170 apenas na Trek de DH para tentar não bater muito com os cranks/pedais no chão,não sinto falta de mais em termos de força.
É tudo uma questão de experimentar,mas a tabela lá em cima é um bom ponto de partida.
Ir para o topo Ir para baixo
G_g
O animal do AM
O animal do AM
G_g


Mensagens : 2559
Data de inscrição : 01/06/2009
Idade : 33
Localização : S. João Estoril
Bike : Qual delas?

[How to] Calcular o comprimento dos cranks Empty
MensagemAssunto: Re: [How to] Calcular o comprimento dos cranks   [How to] Calcular o comprimento dos cranks EmptyQua Out 27, 2010 9:04 pm

Eu já usei 170mm e para a forma como pedalo, acho que até devia ter mais de 175mm... Apesar de em teoria dar os 175...
Ir para o topo Ir para baixo
esquilas
Já sabe dizer 31.8
Já sabe dizer 31.8
esquilas


Mensagens : 128
Data de inscrição : 30/06/2009
Localização : Pena
Bike : Haro Extreme X1

[How to] Calcular o comprimento dos cranks Empty
MensagemAssunto: Re: [How to] Calcular o comprimento dos cranks   [How to] Calcular o comprimento dos cranks EmptyQua Out 27, 2010 10:02 pm

Boas

Mas nota-se assim tanto a diferença de 175 para 170mm?

Eu nunca experimentei mas começo a pensar, a diferença sao 5mm e 5mm eh metade de 1cm eh uma coisa minima.

Acho que nao faz assim tanta diferença porque acho que nao conseguimos ter uma resoluçao de 5mm na altura do selim.
Ir para o topo Ir para baixo
http://ccrpena-team.blogspot.com/
G_g
O animal do AM
O animal do AM
G_g


Mensagens : 2559
Data de inscrição : 01/06/2009
Idade : 33
Localização : S. João Estoril
Bike : Qual delas?

[How to] Calcular o comprimento dos cranks Empty
MensagemAssunto: Re: [How to] Calcular o comprimento dos cranks   [How to] Calcular o comprimento dos cranks EmptyQua Out 27, 2010 10:14 pm

Não é uma diferença gigante, mas ao fazer a mesma subida na mesma bicicleta, mudando os cranks sente-se alguma diferença.

Com os cranks mais pequenos parece que se está numa relação mais leve. É mais fácil pedalar, mas parece que andas menos com a mesma pedalada...

No entanto, quando se vai a martelar os pedais, os cranks de 175 parecem-me mais eficientes (para mim que pedalo em força, aos que pedalam em cadência, cranks mais pequenos podem ajudar)

É daquelas coisas que só experimentando...
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





[How to] Calcular o comprimento dos cranks Empty
MensagemAssunto: Re: [How to] Calcular o comprimento dos cranks   [How to] Calcular o comprimento dos cranks Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
[How to] Calcular o comprimento dos cranks
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Pintar Cranks

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
6polegadas :: DIY (Faça Você Mesmo)-
Ir para: