6polegadas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  EntrarEntrar  RegistarRegistar  

 

 Pior pneu de sempre...

Ir para baixo 
+7
mlouro
Cidrais
Amukinado
DavidPG
jv-
tiagomano
tinric
11 participantes
AutorMensagem
tinric
O animal do AM
O animal do AM
tinric


Mensagens : 1410
Data de inscrição : 11/04/2013
Idade : 44
Localização : Oeste
Bike : V4 + SHAN

Pior pneu de sempre... Empty
MensagemAssunto: Pior pneu de sempre...   Pior pneu de sempre... EmptySeg Mar 09, 2015 9:46 pm

E o prémio do pior pneu de sempre vai para: ...

Ok... no meu caso vai para este menino:

Pior pneu de sempre... 022

Pior pneu de sempre... 024


Claro que não é novidade para ninguém que um pneu de menos de 600 gr e de 20€ seja o supra sumo dos pneus, mas... como muitos sabem, desde que experimentei os SCHWALBE, nunca mais quis outra coisa, isto já lá vão uns 4 ou 5 anos... mas...

O último NIC 2.25 cortei no primeiro dia que usei, meti uma camara, em casa remendei e siga tubeless até gastar... agora este novo modelo... pode ser da sorte ou azar, mas...

1ª saída, tudo ok, mas ao pegar na bike para a 2ª saída, tinha pouco ar, dei mais... tau.. reparei numa chinada lateral... camara para dentro e siga.

Remendei... tubeless, siga...

3ª saída um corte desde cima de entre os tacos até à lateral dando origem a um snakebite...

Com isto mandei vir um substituto, mas no Sábado, na indecisão em levar o NIC ou montar o novo, resolvi dar mais uma oportunidade ao NIC. Resultado:

Um drop aterrado numa pedra, furei, e entortei um pouco o aro... tudo normal aqui... ok, camara e siga... 100 metros adiante... furado outra vez... ok, vá.. tinha despejado uma bomba de CO2, acabado de encher à mão, mas pronto... ok, podia ter dado pouco ar com a pressa, pensei...

Ok, nova camara, uma subida, inicio da descida, tau... espera lá... um gajo que tirando as últimas saídas não furava há uma carrada de tempo... mau!!!

Mas vá, esta 2ª camara era pele de p.. sem liquido... ok... uma 3ª camara...  100 metros ou 200 e com cuidado... tau... nã... pensei... só pode ser do aro dobrado, a morder a camara ou a fazer mossa, ou algo assim.... pensei, tem que ser.... tem que estar as camaras todas furadas no mesmo sitio, isto é culpa do aro dobrado... mas:

Pior pneu de sempre... IMG_20150309_210640

Pior pneu de sempre... IMG_20150309_210654

Pior pneu de sempre... IMG_20150309_210722

Pior pneu de sempre... IMG_20150309_210801

Pior pneu de sempre... IMG_20150309_210821

Pior pneu de sempre... IMG_20150309_210929

Pior pneu de sempre... IMG_20150309_210945

Pior pneu de sempre... IMG_20150309_210952



As imagens falam por si... 3 camaras todas furadas em sítios diferentes, um pneu com 100 kms se tanto, no estado que se vê...

Isto, falamos de 4 furos no espaço de 5 kms em 400 ou 500 metros de descida..

Ou sempre existem bruxas... ou não sei... mas a "amostra" de volta que fiz... já tinha feito 5 ou 6 vezes em muito piores condições e muito mais bruto... com isto fim de história (e que "novela")

Até aqui tinha a filosofia: Mais vale cortar um pneu de 20€ que um de 40... se o de 20 se aguentar metade do de 40... mas pronto... foi o fim da picada...


Para mim, pior pneu de sempre: Schwalbe Nobby Nic 26x2.25 versão 2015

E para ti?! Qual o pior pneu de sempre?
Ir para o topo Ir para baixo
tiagomano
O animal do AM
O animal do AM
tiagomano


Mensagens : 2292
Data de inscrição : 19/02/2012
Idade : 30
Localização : Porto
Bike : TR Patrol/ Spec Tarmac

Pior pneu de sempre... Empty
MensagemAssunto: Re: Pior pneu de sempre...   Pior pneu de sempre... EmptySeg Mar 09, 2015 10:03 pm

para mim foram sem duvida os Schwalbe Hans Dampf 26 x 2.35 (Snakeskin, Evo, TL Ready) que rasguou na lateral tanto o de tras como o da frente em terreno sem pedras nem nada para o cortar, era apenas da torçao a curvar e os meus pneus normalmente é no minimo 30 psi, fora as cameras de ar que furei com eles tambem,nunca mais voltei a montar disso

mas qualquer pneu leve vai furar e rasgar com o uso que se da hoje em dia neste tipo de bikes, se alguem quizer poupar peso que procure outro lado, a nao ser que se goste de parar e meter camera de ar pneus nao é sitio de tirar peso
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pinkbike.com/u/tigaomanu/
jv-
O animal do AM
O animal do AM
jv-


Mensagens : 3257
Data de inscrição : 19/05/2009
Idade : 37
Localização : Lisboa / Folgosinho
Bike : Kona Coilair

Pior pneu de sempre... Empty
MensagemAssunto: Re: Pior pneu de sempre...   Pior pneu de sempre... EmptySeg Mar 09, 2015 10:11 pm

Por acaso na rigida tinha hans dampf pele de piça na frente e rock razor 2ply atras, e este ultimo rasgou na lateral em quanto que o da frente, ja apresenta desgaste consideravel mas está ali para as curvas.
Ir para o topo Ir para baixo
DavidPG
Usa 2 pratos na pedaleira
Usa 2 pratos na pedaleira
DavidPG


Mensagens : 234
Data de inscrição : 16/05/2012
Idade : 48
Localização : Serra de Aires e Candeeiros
Bike : Cann. Jekyll, Lapierre 920

Pior pneu de sempre... Empty
MensagemAssunto: Re: Pior pneu de sempre...   Pior pneu de sempre... EmptySeg Mar 09, 2015 10:20 pm

Também tenho uns Nobby Nic, 2.35 Pacestar, mas só os uso para maratonas. São mesmo só uns pneus baratos que arranjei para rolar bem a direito, tirar peso e poupar os outros. Para este tipo de andamentos nunca os levaria. Embora em terreno compacto e macio e sem pedras eles se dêem bem. Mas nesses terrenos é raro o pneu que não se dê bem.


Última edição por DavidPG em Seg Mar 09, 2015 10:21 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Amukinado
O animal do AM
O animal do AM
Amukinado


Mensagens : 4803
Data de inscrição : 22/04/2009
Idade : 34
Localização : Almada
Bike : Banshee Rune V2

Pior pneu de sempre... Empty
MensagemAssunto: Re: Pior pneu de sempre...   Pior pneu de sempre... EmptySeg Mar 09, 2015 10:21 pm

Tinric, isso é a versão performance... Não há milagres. Os meus NN 2.25 Evo (TL atrás e SS à frente) nunca furaram nos mais de 3000 km que já fizeram.

Também aprendi a lição dos pneus baratos da pior maneira, quando ainda não ligava às versões dos mesmos, primeiro com um Nevegal de arame e depois com uns Mountain King também de arame. Para mim isto são apenas pneus de demonstração para equipar as bikes novas, mas são tão maus que não percebo porque é que as marcas os fabricam. Só dão má imagem à marca.

Experimenta comprar a versão Evo em vez da Performance e vais ver que dificilmente furas e a borracha é de qualidade muito superior.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.6polegadas.com
tinric
O animal do AM
O animal do AM
tinric


Mensagens : 1410
Data de inscrição : 11/04/2013
Idade : 44
Localização : Oeste
Bike : V4 + SHAN

Pior pneu de sempre... Empty
MensagemAssunto: Re: Pior pneu de sempre...   Pior pneu de sempre... EmptySeg Mar 09, 2015 10:26 pm

Já lá está montado um destes:
Pior pneu de sempre... IMG_20150113_214635

vamos ver como se porta.

A questão é que ou da sorte ou do azar... o outro NIC durou até se gastar... 1 único furo.

Os HD que uso à frente desde o 1º na Enduro... são todos Performance... mas olha... tenho tido sorte.

De todas as formas já lá vem um HD a sério também, não vá o diabo tece-las Evil or Very Mad
Ir para o topo Ir para baixo
Cidrais
A ler o manual de instruções da nova suspensão
A ler o manual de instruções da nova suspensão
Cidrais


Mensagens : 108
Data de inscrição : 03/03/2014
Idade : 32
Localização : Porto
Bike : Evil Uprising

Pior pneu de sempre... Empty
MensagemAssunto: Re: Pior pneu de sempre...   Pior pneu de sempre... EmptyTer Mar 10, 2015 2:37 pm

Eu devo ter muito azar... Shocked Shocked
Andei este tempo todo a ponderar que pneus comprar e decidi ontem ao final da tarde mandar vir dois pneus Nobby Nic EVO snakeskin 2.35, hoje venho ao fórum e leio isto. Os meus custaram bem mais que 20e, alias praticamente o dobro (bike components) espero nao vir a sofrer do mesmo problema, depois deixo aqui um pequeno report deles.

Ir para o topo Ir para baixo
tiagomano
O animal do AM
O animal do AM
tiagomano


Mensagens : 2292
Data de inscrição : 19/02/2012
Idade : 30
Localização : Porto
Bike : TR Patrol/ Spec Tarmac

Pior pneu de sempre... Empty
MensagemAssunto: Re: Pior pneu de sempre...   Pior pneu de sempre... EmptyTer Mar 10, 2015 3:02 pm

Cidrais escreveu:
Eu devo ter muito azar...  Shocked  Shocked
Andei este tempo todo a ponderar que pneus comprar e decidi ontem ao final da tarde mandar vir dois pneus Nobby Nic EVO  snakeskin 2.35, hoje venho ao fórum e leio isto. Os meus custaram bem mais que 20e, alias praticamente o dobro (bike components) espero nao vir a sofrer do mesmo problema, depois deixo aqui um pequeno report deles.

a carcaça nao é a mesma cidrais,estes sao a versao de entrada de linha os teus sao superiores
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pinkbike.com/u/tigaomanu/
Amukinado
O animal do AM
O animal do AM
Amukinado


Mensagens : 4803
Data de inscrição : 22/04/2009
Idade : 34
Localização : Almada
Bike : Banshee Rune V2

Pior pneu de sempre... Empty
MensagemAssunto: Re: Pior pneu de sempre...   Pior pneu de sempre... EmptyTer Mar 10, 2015 3:05 pm

Cidrais, é como o Mano diz. Eu tenho esses pneus há 2 anos e nunca furei.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.6polegadas.com
mlouro
Tem uma pá e uma enchada na bagageira do carro
Tem uma pá e uma enchada na bagageira do carro
mlouro


Mensagens : 501
Data de inscrição : 18/11/2011
Idade : 41
Localização : Lizandro Trails
Bike : Giant Reign X

Pior pneu de sempre... Empty
MensagemAssunto: Re: Pior pneu de sempre...   Pior pneu de sempre... EmptyTer Mar 10, 2015 3:25 pm

tinric, eu acho é que tiveste foi sorte em ter andado tanto tempo com performances sem problemas Very Happy eu com um snake skin atrás há 2 anos fiz um rasgão no piso ao fim de 4 ou 5 voltas.. já um EVO DD aguentou-se até o piso estar todo gasto. Atrás na minha opinião, para quem quer andar descansado, o ideal é mesmo DD ou UST.
Ir para o topo Ir para baixo
tinric
O animal do AM
O animal do AM
tinric


Mensagens : 1410
Data de inscrição : 11/04/2013
Idade : 44
Localização : Oeste
Bike : V4 + SHAN

Pior pneu de sempre... Empty
MensagemAssunto: Re: Pior pneu de sempre...   Pior pneu de sempre... EmptyTer Mar 10, 2015 4:59 pm

Sim, eu tenho plena noção que tenho tido sorte. Claro que cada vez passo um pouco mais depressa por cima das folhas secas e fofas existentes pelo PNSAC fora... mas desta vez nem foi o caso...

A questão deste tópico nem é para denegrir o pneu ou a marca, é mesmo para o pessoal ir partilhando.

Por exemplo o pessoal daqui que usava os Continental (acho eu) ao fim de umas voltas já só tinham "metade" dos tacos laterais (e não só) pois estes simplesmente "desapareciam" deixando o seu espaço com as lonas à vista...


Tenho andado com os Performance sem nunca ter tido qualquer problema.

A cena das versões e das borrachas, faz sentido mas nem sempre é linear...

Posso dar o caso de um exemplo de dois Karma (Kenda) um 60tpi de 25€ e um 120tpi de 50€... o 60 durou até ao fim, o 120 teve aquele problema conhecido das bolhas dos Kenda com liquidos tubeless... resultado: nunca mais usei.

Mas a questão aqui é... para mim este NIC foi (até agora) o pior pneu de sempre Smile )

Se Domingo me acontecer o mesmo com o IBEX FR 120 garantidamente que passa o IBEX para o king pois custou o dobro... tem que durar o dobro Very Happy eheh 200 kms vá Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
AndreXTR
O animal do AM
O animal do AM
AndreXTR


Mensagens : 5854
Data de inscrição : 16/05/2009
Idade : 37
Localização : Lisboa / T.Vedras
Bike : Pitch / Big Hit

Pior pneu de sempre... Empty
MensagemAssunto: Re: Pior pneu de sempre...   Pior pneu de sempre... EmptyTer Mar 10, 2015 5:27 pm

Performance é fixe para trás, usei um sem problemas, só é pena não haver em dual-ply. As outras borrachas mais caras começa a arrancar os tacos a trás (trailstar).
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.bttveredas.com
tinric
O animal do AM
O animal do AM
tinric


Mensagens : 1410
Data de inscrição : 11/04/2013
Idade : 44
Localização : Oeste
Bike : V4 + SHAN

Pior pneu de sempre... Empty
MensagemAssunto: Re: Pior pneu de sempre...   Pior pneu de sempre... EmptyTer Mar 10, 2015 5:40 pm

"Grippy TrailStar compound or faster rolling PaceStar as an option for the rear wheel."

os trail são supostamente mais moles.. aconselhados para a frente, os pace é que seriam para trás...

entendo eu de que! (ou estou a "ler" a coisa mal?)
Ir para o topo Ir para baixo
mlouro
Tem uma pá e uma enchada na bagageira do carro
Tem uma pá e uma enchada na bagageira do carro
mlouro


Mensagens : 501
Data de inscrição : 18/11/2011
Idade : 41
Localização : Lizandro Trails
Bike : Giant Reign X

Pior pneu de sempre... Empty
MensagemAssunto: Re: Pior pneu de sempre...   Pior pneu de sempre... EmptyTer Mar 10, 2015 5:49 pm

Estás a ler bem.. eu nunca tive o TrailStar, mas mesmo com um PaceStar DD, ao fim de algumas voltas já se notava desgaste e ao fim de 4 meses estava praticamente acabado.. penso que os tacos provavelmente duram mais no performance, mas tendo em conta os cortes que o meu DD tinha na superficie sem nunca ter deixado de selar em UST, não acredito que um performance tivesse aguentado tanto.
Ir para o topo Ir para baixo
Omnio
Está sempre pronto para um novo desafio
Está sempre pronto para um novo desafio
Omnio


Mensagens : 373
Data de inscrição : 30/01/2013
Idade : 45
Localização : Lisboa
Bike : Specialized Pitch

Pior pneu de sempre... Empty
MensagemAssunto: Re: Pior pneu de sempre...   Pior pneu de sempre... EmptyTer Mar 10, 2015 5:55 pm

Eu tenho uns Hans 2014 à frente e um Hans 2015 atrás. Ambos Performance e não tenho razões de queixa nenhumas. Aos meses que não furo e os tacos continuam em muito bom estado.
Ir para o topo Ir para baixo
tiagomano
O animal do AM
O animal do AM
tiagomano


Mensagens : 2292
Data de inscrição : 19/02/2012
Idade : 30
Localização : Porto
Bike : TR Patrol/ Spec Tarmac

Pior pneu de sempre... Empty
MensagemAssunto: Re: Pior pneu de sempre...   Pior pneu de sempre... EmptyTer Mar 10, 2015 6:52 pm

isto tudo depende de muitos fatores como se usas camera de ar ou tubeless, o aro em si, pressoes, estilo de conduçao, peso da pessoa e os trilhos por onde anda, mas ao fim de contas, quem quer poupar peso nos pneus é mais provavel de o veres a meter uma camera de ar ou a trocar a que tinha por ter furado, se o terreno onde andas é mais duro nos pneus compra pneus de geito, basicamente nao ha mais que dizer porque de pessoa para pessoa vai sempre diferir algo nao resultando no mesmo
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pinkbike.com/u/tigaomanu/
AndreXTR
O animal do AM
O animal do AM
AndreXTR


Mensagens : 5854
Data de inscrição : 16/05/2009
Idade : 37
Localização : Lisboa / T.Vedras
Bike : Pitch / Big Hit

Pior pneu de sempre... Empty
MensagemAssunto: Re: Pior pneu de sempre...   Pior pneu de sempre... EmptyTer Mar 10, 2015 7:10 pm

Tinric sim para trás é melhor pace. Mas nas versões DH só tens a opção vert ou trail. Dai eu usar trail. O melhor é maxxis II 60a para trás. Os maxxis I são muito finos. Para a frente pode ser scwalbe trailstar.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.bttveredas.com
tinric
O animal do AM
O animal do AM
tinric


Mensagens : 1410
Data de inscrição : 11/04/2013
Idade : 44
Localização : Oeste
Bike : V4 + SHAN

Pior pneu de sempre... Empty
MensagemAssunto: Re: Pior pneu de sempre...   Pior pneu de sempre... EmptyTer Mar 10, 2015 7:44 pm

Já lá vem um HD trailstar double triple xpto pqp point tech... 30 por uma linha... ainda não furei nenhum dos HD performance.. vamos ver como se porta o novo... até aposto que com ele já consigo tirar ganchos à pro só com um toque de travão da frente Smile ahahah
Ir para o topo Ir para baixo
tiagomano
O animal do AM
O animal do AM
tiagomano


Mensagens : 2292
Data de inscrição : 19/02/2012
Idade : 30
Localização : Porto
Bike : TR Patrol/ Spec Tarmac

Pior pneu de sempre... Empty
MensagemAssunto: Re: Pior pneu de sempre...   Pior pneu de sempre... EmptyTer Mar 10, 2015 8:04 pm

AndreXTR escreveu:
Tinric sim para trás é melhor pace. Mas nas versões DH só tens a opção vert ou trail. Dai eu usar trail. O melhor é maxxis II 60a para trás. Os maxxis I são muito finos. Para a frente pode ser scwalbe trailstar.
o ano passado fazendo a epoca toda de regional e nacional de dh mais treinos um schwalbe vert star a frente durava 5/6 meses e a tras prai 4, portanto para a perfomance que ofrecem compensa
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pinkbike.com/u/tigaomanu/
JorgeG
Já sabe dizer 31.8
Já sabe dizer 31.8
JorgeG


Mensagens : 137
Data de inscrição : 14/08/2012
Idade : 34
Localização : Rio Maior / Lisboa
Bike : Mondraker Foxy

Pior pneu de sempre... Empty
MensagemAssunto: Re: Pior pneu de sempre...   Pior pneu de sempre... EmptyQua Mar 11, 2015 8:41 am

tinric escreveu:
Já lá vem um HD trailstar double triple xpto pqp point tech... 30 por uma linha... ainda não furei nenhum dos HD performance.. vamos ver como se porta o novo... até aposto que com ele já consigo tirar ganchos à pro só com um toque de travão da frente Smile ahahah

Mas dá-me ideia que os HD performance devem ter uma carcaça diferente dos outros performance mais XC (tipo nobby nic).
Pelo menos ao toque, não parece pele de piça. E também pesam bastante mais...

O meu HD tb é performance, 0 problemas até agora e já devem ter bem mais de 1000km.
Ir para o topo Ir para baixo
tinric
O animal do AM
O animal do AM
tinric


Mensagens : 1410
Data de inscrição : 11/04/2013
Idade : 44
Localização : Oeste
Bike : V4 + SHAN

Pior pneu de sempre... Empty
MensagemAssunto: Re: Pior pneu de sempre...   Pior pneu de sempre... EmptyQua Mar 11, 2015 10:19 am

Jorge... um dos meus HD vem da Enduro... furos 0, falhas 0, desgaste 0...

Mas como gato escaldado, de agua fria tem medo.. e depois de casa roubada, trancas à porta...

Ainda me custa a acreditar que os 3 furos depois do primeiro do drop que pronto... esse não há nada a fazer.. vinha em tubeless com cerca de 30 a 40 psi (digo isto pois agora com uma bomba com outro manómetro onde a minha grande vertical acusa 40 psi, esta acusa 35...

Mas vá... 1º furo tudo bem

2º furo ainda meto alguma culpa na minha camara que pudesse ter algum furo (que aparente tinha lá um remendo de m... mal colado (fica a nota para "piores remendos autocolantes marca LEZYNE " ou lá o que é)... pode ter ido logo a perder ar... e chegado lá abaixo furado por pouco ar... ok 2º furo justificado.


Agora o 3º e 4º... tenho a certeza que mesmo que não tivesse arrancado com 40 psi... 30 a 35 foram de certeza... e tu viste onde e como furou...

Mas sim, sem dúvida que o HD é mesmo para o inverso "deste tópico", para mim.. está nos melhores senão o melhor de sempre para a frente e com vontade de o experimentar atrás.


Mas a ideia deste tópico é mesmo para irmos partilhando os "piores"... tipo os vossos não sei quê king ou o que era com os tacos a desaparecer a cada volta Very Happy, eram quais!? (mas pelo menos não furavam, mesmo sem tacos)
Ir para o topo Ir para baixo
JorgeG
Já sabe dizer 31.8
Já sabe dizer 31.8
JorgeG


Mensagens : 137
Data de inscrição : 14/08/2012
Idade : 34
Localização : Rio Maior / Lisboa
Bike : Mondraker Foxy

Pior pneu de sempre... Empty
MensagemAssunto: Re: Pior pneu de sempre...   Pior pneu de sempre... EmptyQua Mar 11, 2015 10:27 am

Era os Mountain King II ProTection. Os tacos laterais simplesmente desapareciam lol!

Mas pelos vistos foi um lote defeituoso, deviamos era ter reclamado logo para a loja.
Porque passado uns tempos o Tiago comprou um igual e não teve problema nenhum com ele. E o Bruno agora também arranjou outro igual e tá impecável.

Tirando esse problema (que pelos vistos foi só mesmo aquele lote), é um bom pneu para trás, gostei bastante dele, portanto não merece estar neste tópico Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
komondor
O animal do AM
O animal do AM
komondor


Mensagens : 1265
Data de inscrição : 14/05/2009
Idade : 35
Localização : funchal\porto

Pior pneu de sempre... Empty
MensagemAssunto: Re: Pior pneu de sempre...   Pior pneu de sempre... EmptyQua Mar 11, 2015 1:46 pm

tinric escreveu:


2º furo ainda meto alguma culpa na minha camara que pudesse ter algum furo (que aparente tinha lá um remendo de m... mal colado (fica a nota para "piores remendos autocolantes marca LEZYNE " ou lá o que é)... pode ter ido logo a perder ar... e chegado lá abaixo furado por pouco ar... ok 2º furo justificado.

Por acaso usei esses remendos durante bastante tempo e sempre me dei muito bem com eles.

Para mim pior pneu são os fat albert.
Nunca tive nada tão mau. Nem os que vem nas bicicletas de supermercado conseguem ser tão maus quanto estes.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Pior pneu de sempre... Empty
MensagemAssunto: Re: Pior pneu de sempre...   Pior pneu de sempre... Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Pior pneu de sempre...
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» ERW - o pneu sem ar!
»  [Pneu] Continental X-King 2.4 Racesport
» PNEU SPECIALIZED ESKAR 2Bliss 2.3
» [Pneu] Continental Mountain King 2.4 Protection

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
6polegadas :: Análises e testes :: Componentes-
Ir para: