| MET Parachute HES | |
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+14mendesscott fakiko Hugo O. JaimeOliveira FRanRider anfo carlosparentee tiagofernandex tiagomano BTTR luisberi Antonio Green jv- João Candeias 18 participantes |
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Autor | Mensagem |
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João Candeias Tem uma pá e uma enchada na bagageira do carro
Mensagens : 434 Data de inscrição : 01/08/2011 Idade : 48 Localização : Unknown Bike : Várias!!!
| Assunto: MET Parachute HES Sex Ago 15, 2014 5:49 pm | |
| Mais e mais produtos se encontram disponíveis no segmento comercial, que agora é definido corretamente por "enduro", os dispositivos de proteção, obviamente, não são excluídos. A MET decidiu investir neste sentido num produto que muitos de vocês se irão lembrar quando o virem no catálogo, falamos do novo capacete Parachute HES, fortemente orientado para o enduro. Vejamos algumas das características. Números á mão, o MET Parachute HES é atualmente o mais leve capacete integral do mundo, com os seus 700 gramas (tamanho M), um certificado de produto de acordo com a norma americana ASTM F1952, a única autoridade em matéria de capacetes integrais para bicicletas. Um concentrado de tecnologia que inclui a mais recente evolução do sistema de retenção occipital Safe-T , um sistema de orientação da fita dos goggles, um suporte removível para câmaras de ação, o preenchimento da frente em GEL O2 e outras melhorias técnicas interessantes . A tecnologia da construção é chamada de IN MOLD, que consiste na massa fundida durante um único processo de moldagem dos dois elementos da estrutura do capacete (a parte interna normalmente poliestireno preto ou cinzento e o policarbonato exterior decorado). Esta técnica de construção proporciona um melhor resultado em termos de absorção de choque em volumes iguais e densidades de materiais, mas o que é mais interessante, é o facto de que é possível usar diferentes densidades de material, como uma função das características de cada modelo otimizando, assim, a relação peso \ volume. HES é um esqueleto homotetico incorporado e é uma tecnologia que permite dissipar a força gerada por um impacto preciso, e espalhar essa mesma força sobre a totalidade da estrutura que alberga a nossa cabeça. No modelo anterior do Parachute a queixeira era removível, o que não acontece neste novo modelo, temos de facto um queixo integrado à estrutura do capacete. A tecnologia de vanguarda e o design muito inovador ajudaram a criar um capacete muito resistente, compacto e muito arejado. Grandes entradas de ar colocadas em locais estratégicos garantem a sua capacidade de respirar livremente, um aspecto fundamental para aqueles que procuram um capacete fresco. As inúmeras saídas de ar ajudam ativamente na ventilação do capacete em direcionar o fluxo de ar no interior para o exterior. A inclinação da pala é ajustável por meio de parafusos, de forma a adaptar-se a qualquer campo de visão. Filmar as descidas dos nossos trilhos favoritos não é um problema, pois a parte superior do capacete é compatível para receber o apoio da câmara de ação mais comum no mercado. O preenchimento na frente Gel O2, não absorve o suor, mas dirige o mesmo para fora. Este sistema garante a fácil adaptação a cada morfologia do crânio, mantém uma espessura constante ao longo do tempo e, além disso, mantém-se fresco e seco. Comparado com um capacete comum a Parachute HES tem um sistema de retenção occipital ajustável por meio de uma roda de acionamento manual, isto resulta numa melhor adaptação e maior estabilidade do capacete. O Safe-T Advanced inclui um ajuste vertical para uma posição mais precisa do capacete na zona de contato na nuca. A base alargada distribui a pressão uniformemente sobre a cabeça para um maior conforto. As alças são feitas de Kevlar, durável e respirável. As âncoras das tiras são incorporadas na massa do poliestireno, esta solução adotada, assegura uma melhor dissipação das forças no caso de uma colisão. Em relação a fivela é usado um anel D, que também é encontrado em capacetes de moto ou DH. Na parte traseira do capacete existe um grampo para a passagem do elástico dos goggles. Também é compatível com as mais recentes versões de Neck Brace. Outra característica interessante é a área próxima à orelha, como podem ver, há uma entrada de ar que mantém aberto o canal auditivo. De facto, a MET tem estudos realizados por muito tempo em que há uma estreita correlação entre a perda auditiva e o risco de queda. Todos os capacetes MET são classificados de acordo com um protocolo que avalia ventilação, tendo em conta dois parâmetros: o fator de arrefecimento (CF), calculado por meio da análise das correntes que fluem dentro do capacete e a superfície de contato com a cabeça (HCS), quanto menor for o valor, melhor a ventilação. No caso do Parachute tem um valor de CF igual a 8 e um HCS igual a 50%. Os forros são confortáveis , antialérgicos e laváveis á mão em material Coolmax. As almofadas em contacto com os maxilares estão ligadas a queixeira por meio de botões de pressão e podem ser facilmente removidas em caso de emergência. Categoria: MTB Enduro. • Tamanhos: M 54 - 58 centímetros; L 59 - 62 centímetros. • Peso: 700 g M, L 740 g. • Superfície de contato com a cabeça (HCS): 50% • Coeficiente de arrefecimento (CF): 8 • Certificado EN1078, AS / NZS2063 e ASTM F1952-2032 Conclusões O Met Parachute HES vem para revolucionar muitos aspectos do segmento estritamente dedicado aos capacetes de enduro. A mesma proteção e segurança de um "comum" capacete integral, apoiado por um peso muito baixo e boa ventilação. A leveza e ventilação desempenham um fator-chave na competição de Enduro, com este vamos nos esquecer de ter que usar um capacete aberto para as ligações entre PECS. Um capacete, uma solução! | |
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jv- O animal do AM
Mensagens : 3257 Data de inscrição : 19/05/2009 Idade : 37 Localização : Lisboa / Folgosinho Bike : Kona Coilair
| Assunto: Re: MET Parachute HES Sex Ago 15, 2014 7:30 pm | |
| Mesmo bom para colocar no | |
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Antonio Green A ler o manual de instruções da nova suspensão
Mensagens : 90 Data de inscrição : 08/06/2012 Idade : 53 Localização : Braga Bike : SC NOMADc/Canyon FRX9.0/Marin
| Assunto: Re: MET Parachute HES Sex Ago 15, 2014 7:59 pm | |
| Sem qualquer outra apreciação à qualidade do paraquedas, para quê aquele aspecto de desmontável se a queixeira não é extraivel, mais valia ser integral( peça unica). | |
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luisberi O animal do AM
Mensagens : 1754 Data de inscrição : 31/01/2011 Localização : Almada Bike : Specialized Enduro
| Assunto: Re: MET Parachute HES Sex Ago 15, 2014 8:18 pm | |
| vai ser o meu próximo capacete! dá jeito para as provas de enduro. quando aparecer um a preços de jeito!
leve e arejado! | |
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João Candeias Tem uma pá e uma enchada na bagageira do carro
Mensagens : 434 Data de inscrição : 01/08/2011 Idade : 48 Localização : Unknown Bike : Várias!!!
| Assunto: Re: MET Parachute HES Sex Ago 15, 2014 8:27 pm | |
| - Antonio Green escreveu:
- Sem qualquer outra apreciação à qualidade do paraquedas, para quê aquele aspecto de desmontável se a queixeira não é extraivel, mais valia ser integral( peça unica).
Antonio, de forma a que o capacete passasse na norma ASTM-F1952-2032, foi necessário que a zona da queixeira ficasse fixa ao capacete, como não se consegue estender a tecnologia HES á queixeira, a construção em duas peças é a melhor maneira de distribuir forças em caso de colisão. | |
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BTTR O animal do AM
Mensagens : 2436 Data de inscrição : 09/07/2012 Localização : Lisboa Bike : Bicla do Povo
| Assunto: Re: MET Parachute HES Sex Ago 15, 2014 11:24 pm | |
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jv- O animal do AM
Mensagens : 3257 Data de inscrição : 19/05/2009 Idade : 37 Localização : Lisboa / Folgosinho Bike : Kona Coilair
| Assunto: Re: MET Parachute HES Sáb Ago 16, 2014 12:50 am | |
| Eu não, agora só faço estrada. | |
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João Candeias Tem uma pá e uma enchada na bagageira do carro
Mensagens : 434 Data de inscrição : 01/08/2011 Idade : 48 Localização : Unknown Bike : Várias!!!
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João Candeias Tem uma pá e uma enchada na bagageira do carro
Mensagens : 434 Data de inscrição : 01/08/2011 Idade : 48 Localização : Unknown Bike : Várias!!!
| Assunto: Re: MET Parachute HES Qui Ago 28, 2014 5:32 pm | |
| Muita gente nem sequer liga se o capacete que usa é certificado para a a modalidade que pratica, só para vos deixar elucidados, uma pancada com uma força de 150Gs,(queda de 2metros de altura) causa uma valente dor de cabeça e uma ida ao hospital de certeza. A partir dai até aos 200Gs, sempre a cair dos 2 metros de altura, não nos livramos de chamar o INEM pois não escapamos de certeza absoluta a uma contusão. 200Gs é o nivel máximo que o nosso cérebro pode suportar, a partir dai qualquer especialista médico vos dirá que o vosso cérebro pode sofrer lesões muito graves ou até mesmo morte!! Se não gostam de um capacete porque é feio e não está na moda, isso é uma coisa, agora que estas coisas dos testes e das normas fazem evoluir este tipo de equipamento ao ponto de hoje termos um capacte certificado para Downhill a pesar 700/740g, é realmente um feito. Pensem nisto da proxima vez quando estiverem na partida para uma PEC ou mesmo no incio da descida de um trilho em Sintra ou outro lado qualquer, 1 G é igual á velocidade de 9.8 metros por segundo ou 35km/h, agora imaginem que num drop tem a infelicidade de cair de cabeça ao chão e que o vosso impacto atinge por exemplo 3 Gs, o vosso corpo, todo ele está a desacelerar de uma velocidade de 105 km/h, o suficiente para partir uma ou duas costelas!!!! Que este capacete não tem nada a ver com a anterior geração é um facto, mas não se deixem iludir quando vos digo que é bom a proteger a vossa cabeça tal qual faz um D3, é. | |
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João Candeias Tem uma pá e uma enchada na bagageira do carro
Mensagens : 434 Data de inscrição : 01/08/2011 Idade : 48 Localização : Unknown Bike : Várias!!!
| Assunto: Re: MET Parachute HES Qui Ago 28, 2014 5:34 pm | |
| E a Met não me paga nada por isto, ou paga?? | |
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tiagomano O animal do AM
Mensagens : 2292 Data de inscrição : 19/02/2012 Idade : 30 Localização : Porto Bike : TR Patrol/ Spec Tarmac
| Assunto: Re: MET Parachute HES Qui Ago 28, 2014 8:14 pm | |
| ja tive um d3, que por acaso o rachei numa queda e so descubri tal coisa dias depois a limpalo portanto bem funciona de certeza, esses duvido que tenham proteçao sequer la perto, mas tambem quem compra um capacete deste nao é o emsmo que compra um integral como deve ser,porque se fosse estes nem existiam | |
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João Candeias Tem uma pá e uma enchada na bagageira do carro
Mensagens : 434 Data de inscrição : 01/08/2011 Idade : 48 Localização : Unknown Bike : Várias!!!
| Assunto: Re: MET Parachute HES Qui Ago 28, 2014 8:17 pm | |
| - tiagomano escreveu:
- ja tive um d3, que por acaso o rachei numa queda e so descubri tal coisa dias depois a limpalo
portanto bem funciona de certeza, esses duvido que tenham proteçao sequer la perto, mas tambem quem compra um capacete deste nao é o emsmo que compra um integral como deve ser,porque se fosse estes nem existiam Procura na net a norma ASTM 1952 lê o que tem de ser cumprido nos testes e depois falamos!! | |
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tiagofernandex Está sempre pronto para um novo desafio
Mensagens : 311 Data de inscrição : 22/09/2013 Idade : 36 Localização : Rio Maior Bike : Giant Reign 2 2016
| Assunto: Re: MET Parachute HES Qui Ago 28, 2014 8:32 pm | |
| Para mim parece me perfeito para enduro e all mountain! Pode vir 1 aqui para a minha mesa sff! | |
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tiagomano O animal do AM
Mensagens : 2292 Data de inscrição : 19/02/2012 Idade : 30 Localização : Porto Bike : TR Patrol/ Spec Tarmac
| Assunto: Re: MET Parachute HES Qui Ago 28, 2014 8:55 pm | |
| nao procuro pois nao estou minimamente intressado em a ler, mas sei que ambos tenham que aguentar ate x força , a partir dai um podera aguentar muito mais que o outro
um capacete como um d3 é feito com um preposito de proteçao total da cabeça, o met e o bell sao um "hibrido" dao para total e parcial, mas como em tudo, ha coisas que dao para fazer tudo, mas nao fazem todas na perfeiçao como algo desenhado para tal | |
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João Candeias Tem uma pá e uma enchada na bagageira do carro
Mensagens : 434 Data de inscrição : 01/08/2011 Idade : 48 Localização : Unknown Bike : Várias!!!
| Assunto: Re: MET Parachute HES Qui Ago 28, 2014 10:35 pm | |
| - tiagomano escreveu:
- nao procuro pois nao estou minimamente intressado em a ler, mas sei que ambos tenham que aguentar ate x força , a partir dai um podera aguentar muito mais que o outro
um capacete como um d3 é feito com um preposito de proteçao total da cabeça, o met e o bell sao um "hibrido" dao para total e parcial, mas como em tudo, ha coisas que dao para fazer tudo, mas nao fazem todas na perfeiçao como algo desenhado para tal Estupefacto, mesmo incrédulo com afirmações deste tipo, não me leves a mal Tiago, não quero e nem pretendo faltar ao respeito que todos, incluindo tu, aqui merecem. Mas fazer afirmações sem conhecimento do que se está a falar, de colocar em dúvida anos de pesquisa de pessoas que tem experiência que tu nem sonhas, nem nunca virás a perceber, deixa-me realmente surpreendido como é que é possível alguém tecer este tipo de comentário!!!! Já agora, e só para terminar, os dois, o D3 e o Met aguentam a mesma força máxima admitida pelo crânio e massa encefálica até um limite de de força g de 300. Acima disso ninguém fica cá para contar a história!!! E o Bell nem sequer é certificado por esta norma, só para tua informação. E sim tenho os dois!!! | |
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tiagomano O animal do AM
Mensagens : 2292 Data de inscrição : 19/02/2012 Idade : 30 Localização : Porto Bike : TR Patrol/ Spec Tarmac
| Assunto: Re: MET Parachute HES Qui Ago 28, 2014 11:13 pm | |
| pronto, entao explica la a diferença entre ambos | |
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João Candeias Tem uma pá e uma enchada na bagageira do carro
Mensagens : 434 Data de inscrição : 01/08/2011 Idade : 48 Localização : Unknown Bike : Várias!!!
| Assunto: Re: MET Parachute HES Seg Set 01, 2014 4:44 pm | |
| Só para voçês terem a verdadeira noção do que é um impacto forte a baixa velocidade, e este também é certificado pela ASTM1952 como capacete de Downhill, ou seja é para isto que os capacetes com esta norma servem. Não pensem que só por ser um Troy Lee, não vos acontece nada, existem sempre danos por melhor que seja o capacete. Agoro pergunto, se fosse um capacete não certificado, o resultado seria o mesmo??? Troy Lee Designs em versão carbono. Resultado, contusão cerebral, treze pontos na cara e 500€ muita bem gastos
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carlosparentee O animal do AM
Mensagens : 3531 Data de inscrição : 22/11/2009 Idade : 40 Localização : Alto Lagoal ou Viana do Castelo Bike : com pedais
| Assunto: Re: MET Parachute HES Seg Set 01, 2014 5:33 pm | |
| Fonix Joao esses vídeos deviam ser proibidos páaaa dhasss :s | |
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tiagomano O animal do AM
Mensagens : 2292 Data de inscrição : 19/02/2012 Idade : 30 Localização : Porto Bike : TR Patrol/ Spec Tarmac
| Assunto: Re: MET Parachute HES Seg Set 01, 2014 7:15 pm | |
| - João Candeias escreveu:
- Só para voçês terem a verdadeira noção do que é um impacto forte a baixa velocidade
nao foi assim a tao baixa velocidade quant a isso, e o pior dessa queda e que ele foi a arvore como se tivesse mandado para ela para cabecear uma bola ja agora, como pareces perceber muito de capacetes qual a vantagem de um capacete de carbono face aos normais os meus ultimos capacetes foram todos de carbon the one carbon d3 carbon e rampage carbon so o meu primeiro é que era daqueles drenaline que me custou 70 novo na sportzone mete me uma impressao aqueles capacetes berg e de outras marcas mesmo os mais baratos,aquilo dobras o capacete com uma mao nao imagino uma arvore | |
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João Candeias Tem uma pá e uma enchada na bagageira do carro
Mensagens : 434 Data de inscrição : 01/08/2011 Idade : 48 Localização : Unknown Bike : Várias!!!
| Assunto: Re: MET Parachute HES Seg Set 01, 2014 7:22 pm | |
| - carlosparentee escreveu:
- Fonix Joao esses vídeos deviam ser proibidos páaaa dhasss :s
E nunca viste um teste de colisão em laboratório de um capacete destes, se visses até te benzias Carlos, quando é colocada a questão, o que é que acontece com uma colisão destas, e a pessoa que está a efectuar o teste te diz frontalmente, com esta força não sobrevives, estás morto!!! | |
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João Candeias Tem uma pá e uma enchada na bagageira do carro
Mensagens : 434 Data de inscrição : 01/08/2011 Idade : 48 Localização : Unknown Bike : Várias!!!
| Assunto: Re: MET Parachute HES Seg Set 01, 2014 7:37 pm | |
| - tiagomano escreveu:
- João Candeias escreveu:
- Só para voçês terem a verdadeira noção do que é um impacto forte a baixa velocidade
nao foi assim a tao baixa velocidade quant a isso, e o pior dessa queda e que ele foi a arvore como se tivesse mandado para ela para cabecear uma bola
ja agora, como pareces perceber muito de capacetes qual a vantagem de um capacete de carbono face aos normais
os meus ultimos capacetes foram todos de carbon the one carbon d3 carbon e rampage carbon
so o meu primeiro é que era daqueles drenaline que me custou 70 novo na sportzone
mete me uma impressao aqueles capacetes berg e de outras marcas mesmo os mais baratos,aquilo dobras o capacete com uma mao nao imagino uma arvore Tiago, por incrivel que pareça, não é o exterior do capacete que te salva, mas sim o interior, aquela massa em poliuretano que está do lado de dentro do carbono ou da fibra a que se chama nos dias de hoje EPS. Quando bates com a cabeça contra algo, é essa parte que deforma e abranda a velocidade da tua cabeça dentro do capacete. Ela pode parecer dura quando tens o capacete na mão, mas deforma tipo plasticina em caso de colisão, só para veres a força que uma pancada faz. A parte exterior do capacete serve para te proteger das possiveis perfurações por objectos exteriores. Nestes testes efectuados a capacetes de downhill onde tem de cumprir a norma ASTM 1952 existem três testes, impacto laterar vertical a várias alturas a começar sempre nos 2 metros de altura, teste de esforço á queixeira com forças aplicadas até partir, sendo que quando parte sai da estrutura do capacete e ensaios de perfuração com vários objectos de diversas formas deixados cair a várias alturas começando também nos dois metros de altura. Respondendo a tua questão, o carbono é muito mais rigido em caso de colisão, o que pode ajudar menos a dissipar as forças que são espalhadas por toda a estrutura do capacete, mas o que te digo é o seguinte, nenhuma marca, seja a Bell, a Met a Troy Lee, quem seja, coloca produtos no mercado sem serem testados, pois aqui quando parte não é mesma coisa de um quadro, aqui quando parte o utilizador pode ir desta para melhor. | |
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tiagomano O animal do AM
Mensagens : 2292 Data de inscrição : 19/02/2012 Idade : 30 Localização : Porto Bike : TR Patrol/ Spec Tarmac
| Assunto: Re: MET Parachute HES Seg Set 01, 2014 8:03 pm | |
| sim, eu sei que todas testam, mas como falei do d3 que tem as 2 versoes algo tem que diferir alem do preço
tambem acho curioso nao se ver abertos de carbono | |
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João Candeias Tem uma pá e uma enchada na bagageira do carro
Mensagens : 434 Data de inscrição : 01/08/2011 Idade : 48 Localização : Unknown Bike : Várias!!!
| Assunto: Re: MET Parachute HES Seg Set 01, 2014 8:35 pm | |
| - tiagomano escreveu:
- sim, eu sei que todas testam, mas como falei do d3 que tem as 2 versoes algo tem que diferir alem do preço
tambem acho curioso nao se ver abertos de carbono É mais complicado. O processo de construção de um capacete aberto é por injeção, mais conhecido por InMold. Como sabes o carbono é 'cozido' a vácuo a grandes pressões o que torna inviável teres um capacete aberto nesses dois materiais. O que podes fazer é inserir no processo de injeção é uma estrutura, tipo exo esqueleto para teres o mesmo efeito do EPS mas com pesos bem menores, no caso, o Parachute. Não escapas do mesmo que aconteceu ao amigo do D3, mas entre 13 pontos na cara a ir desta para melhor, prefiro a 'tatuagem' nova. | |
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anfo O animal do AM
Mensagens : 6020 Data de inscrição : 08/07/2009 Idade : 43 Localização : Melres - Gondomar Bike : Giant Reign X
| Assunto: Re: MET Parachute HES Seg Set 01, 2014 10:37 pm | |
| Caraca!!! Com este vídeo fiquei com "vontade" de comprar um D3!!!
O meu rampage já limpou o chão com a queixada, até ficar com a entrada de ar colmatada com a terra. Felizmente não sofri nada. Nem quero pensar se aguentava ou não uma pancada dessas. | |
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tiagomano O animal do AM
Mensagens : 2292 Data de inscrição : 19/02/2012 Idade : 30 Localização : Porto Bike : TR Patrol/ Spec Tarmac
| Assunto: Re: MET Parachute HES Seg Set 01, 2014 11:07 pm | |
| - anfo escreveu:
- Caraca!!! Com este vídeo fiquei com "vontade" de comprar um D3!!!
O meu rampage já limpou o chão com a queixada, até ficar com a entrada de ar colmatada com a terra. Felizmente não sofri nada. Nem quero pensar se aguentava ou não uma pancada dessas. rampage normal ou o carbon? pelo menos o carbon face ao d3 é mais confortavel, a nivel de proteçao nao sei qual sera melhor mas estaram proximo um do outro apesar de o d3 para mim ser mais bonito(pinstrip black como tinha, cores azeites nao) a diferença de preço é muito grande para algo que acho da mesma qualidade | |
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| Assunto: Re: MET Parachute HES | |
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| MET Parachute HES | |
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