TREK REMEDY 9Foto de Origem.Caracteristicas:Quadro: TREK REMEDY 9 (branco pérola e preto) - Tamanho M - 150 mm de curso
Suspensão Traseira: FOX FLOAT RP 23 XV (150mm)
Rodas: Bontrager Rhythm Elite (cubos de rolamentos e aros da Brontager)
Suspensão: FOX 36 Float RC2 (20 mm de eixo)
Travões: Avid Juice Carbon 203 mm - frente e 185 mm trás
Shifters: SRAM X-0, 9 speed w/MatchMaker
Guiador: Easton Monkey Bar EA70 low rise 685 mm -
Bontrager Race lite Med. rise 650 mm (origem)Desviador Traseiro: SRAM X0
Desviador Dianteiro: Shimano XT
Corrente e cassete: SRAM PG970 11-32, 9 speed
Cremalheira: Shimano XT 26/34 - Blash RACE FACE -
22/32/44 (origem)Pedais: Time Z control DH e Freeride e Shimano M540 Xc
Avanço: Bontrage Big Earl 70 mm 10º -
Bontrager Race X LITE 70mm 7º (origem) Caixa de Direcção: Cane Creek SE Light Edition; 1 1/8" em cima, 1.5" em baixo (sistema E2)
Espigão de Selim: Bontrager Race LITE
Selim: Bontrager Rhythm Pro
Tensor de Corrente: BlackSpire (ainda não chegou)
Pneus: 26x2.35 (maxxis ignitor)
Ciclocomputador: Blakburn Delphi 5.0 com frequência cardiaca.
Peso: 13.80 kg - Com alterações -
13 kg (sem pedais) - Origem Primeira impressão:Acho que é uma opinião geral que para afinar estas suspensões é preciso tirar um curso para perceber mas com paciência tentei afinar a suspensão. Claro na primeira volta a suspensão de trás estava muito mole e a da frente muito dura.
Outra coisa que notei logo que não estava bem foi a Frente da bicicleta, muito alta e tive de tirar duas anilhas para baixar a frente, parecia uma Harley. Terceiro ponto que ainda me custa a adaptar é o barulho dos travões do AVID.
Mas fiquei surpreso com a bicicleta e adaptei me rapidamente a ela. No primeiro dia ficou-me a doer as costas mas adorei a bicicleta com a forma como ela lê o terreno.
De volta a casa tempo para colocar a bicicleta a meu gosto:
1º - Baixar a Frente (só retirei duas anilha, ficando só uma)
2º - Posição das manetes
3º - Chegar o selim para a frente para pedalar mais em cima do eixo do que mais atrás
4º - Ler manual da FOX e afinar as suspensões
5º - Pressão dos pneus (muito importante)
6º - Conferir se todos os parafusos estavam apertados e lubrificar
7º- Apertar raios.
Na segunda volta com a bicicleta as coisas mudaram radicalmente para melhor. E só apetece andar e andar de bicicleta fazendo me esquecer da mota.
Após alguns meses de uso e com uns quantos km´s já tenho uma opinião mais formalizada:
Subir: Não é uma XC pura a subir mas não fica atrás. A suspensão traseira no modo PRO PEDAL não bombeia nada e a roda de trás agarra-se ao chão e não o larga. É muito difícil de subir em pé na bicicleta e só consigo subir com ela sentado na beirinha do selim.Aqui nota-se a geometria do quadro em que se pedala um pouco a trás. Os pneus largos ganham muito atrito e a suspensão da frente bombeia um pouco mas pronto não se pode ter tudo. Não sinto necessidade de ter o bloqueio completo da suspensão traseira e da frente, facilmente adaptei-me mas se tivesse melhor.
Rolar: Novamente não é uma bicicleta pura de Xc que não se perde nada no andamento mas também não noto o facto de ter 160/150 mm e rola muito bem. A grande vantagem para algumas directas concorrentes é o facto de ser leve.
Descer: Neste tipo de inclinação é que se revela. Com afinação certa em ambas as suspensões e com o selim um pouco baixo tiramos um prazer enorme em descer rápido. Não existe palavras para descrever a sensação, parece o sofá lá de casa.
É incrível como é fácil de descer e passar obstáculos.
A conjugação entre as suspensões e a geometria do quadro são perfeitas e o novo sistema ABP com pivô no eixo traseiro a travagem em piso irregular é feita o mais colado ao chão.
Verifiquei este sistema em zonas de pedra e raízes em que noto na travagem que a roda vai colada ao chão. O sistema Full Floater é muito benéfico porque a suspensão traseira não está agarrada ao quadro, deixando a escora traseira livre de movimentos. Tinha algum receio de torção lateral mas felizmente foi reforçado com o “Evo” e com pivôs resistentes.
Aspectos negativos: - Travões fazem um pouco de barulhos e "tremelicam" muito e o barulho é irritante. O poder de travagem é bom e têm se um bom poder de controlo mas o barulho não me fascina. Disseram-me que era normal nas medidas grandes mas mesmo assim não gosto do barulho.
- O guiador que devia ser um pouco mais largo mas isso pode ser ao facto de estar habituado à largura da mota de motocross.
- Posição de condução mais robusta e mais alta. O avanço não transmite muita segurança devido á sua ligeireza.
- Não dá para subir em pé porque bombeia um pouco.
- Os pneus Maxxis são muito fracos nas paredes lateral e facilmente se rasga um pneu.
- A suspensão traseira tem poucas afinações. A Opção de um DHx5 Air seria a melhor opção.
- A “leveza” da bicicleta é prejudicial em percursos muito rápidos em que se nota algum descontrolo mas em contrapartida é muito benéfico em zonas técnicas. Essa aparente falta de robustez só se nota em percurso acidentados e em velocidades muito grandes.
Aspectos Positivos- Posição de condução com um bom ângulo para Descer.
- Rodas da Bontrager Rhythm Pro tubeless são muito boas. Rolam muito bem e aguentam muito bem as pancadas. (ainda não tive nenhum empeno).
- Conjugação entre o Quadro e o sistema da suspensão traseira com o ABP e o FULL FLOATER
- A Leveza da bicicleta permite colocar a bicicleta onde se quer e obter uma excelente leitura do terreno. Muito boa em zonas técnicas e muito acidentadas.
- Em saltos e em drop´s (máximos 1.5/2 metros- não tentei mais) não muito exagerados absorve muito bem os impactos.
- A direcção e o sistema E2 aliados à FOX FLOAT 36 são muito robustos e absorvem grandes pancadas sem torção.
- Uma bicicleta muito polivalente porque um dia podes fazer 60 km´s e no outro podes estar a curtir numa pista de DH, sem grandes modificações na bicicleta. Somente mudo o setup das suspensões e se necessário coloco os 3 pratos (se for uma grande volta de xc)
- É uma excelente bicicleta de All-mountain e embora pareça fraquinha para levar pancada, na realidade é muito resistente e não nega um bom salto ou drop.
- É necessária alguma paciência para acertar nos Setup´s para andar em DH, Free ride ou em Xc, mas depois é muito fácil e rápido.
Upgrades:- Colocação de uma guia de corrente inferior que dê para utilizar mudanças à frente
- Posição de Condução mais alta e que transmita mais confiança.
(upgrade já feito)- Retirar o prato de fora e colocar um prato de protecção
(upgrade já feito)- Substituir os pratos de 22 e 32 para 26 e 38.
(upgrade já feito)- Guiador mais largo de 690 mm (minimo)
(upgrade já feito)- Avanço robusto mais curto e com um angulo no minimo de 10º
(upgrade já feito)- Pneus 2.35 de outra marca (ainda não decidi)
Links sobre a Trek Remedy: Trek Remedy - Site Oficial
Afinação de Suspensões da Remedy
Apresentação Oficial - Parte 1
Apresentação Oficial - Parte 2
Review MTBR
Review MTBR com Video
Review BikeMag
Review Bike Radar
Fotografias:
Aspecto geral (já com Upgrades)FOX 36 FLOAT RC2 - eixo de 20mm - Rodas Bontrager Rhythm Elite Posição de Condução: Guiador de 685 mm low rise. De origem traz um de 650 mm.
EVO - Full Floater - FOX RP23 VXDirecção mais alta de angulo de 10º e mais curto 70 mm De origem vêm um avanço demasiado leve com 80 mm e 7º.
Sistema ABPOutro ângulo - Desviador SRAM X0Algumas das fotos são do ano passado.
Espero ajudar a futuros compradores de uma bicicleta de All mountain.
Finalmente a TREK tem uma bicicleta muito boa.
Melhores cumprimentos
Nuno Nóbrega -
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