6polegadas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  EntrarEntrar  RegistarRegistar  

 

 [Hidratação] CamelbaK Scudo '09

Ir para baixo 
AutorMensagem
Jorgex
Ainda a ganhar coragem para subir a serra mais próxima
Ainda a ganhar coragem para subir a serra mais próxima
Jorgex


Mensagens : 43
Data de inscrição : 12/01/2012
Localização : Lisboa
Bike : Sushi - Canyon Nerve ESX 7.0 S

[Hidratação] CamelbaK Scudo '09 Empty
MensagemAssunto: [Hidratação] CamelbaK Scudo '09   [Hidratação] CamelbaK Scudo '09 EmptyDom Jan 29, 2012 2:34 pm

No seguimento da saga "Em busca duma bexiga de 3L ou um CamelBak (CB) em promoção em Portugal"...

™️: Penso que não tem interesse em falar da Sushi mas é uma bike virada para AM.
CamelBak Scudo '09:
  • 41€
  • Cargo: 9.8L
  • Dimensions: 50.8cm x 21.5cm x 8.1cm
  • Weight: .57kg empty & 3.57 filled (555g s/ bexiga)
  • 100 oz / 3 L OMEGA™️ HydroTanium™️ Reservoir with Lifetime Warranty
  • Full zip access to reservoir makes loading easy
  • Insulated reservoir pocket keeps liquid cool for hours
  • Air Director™️ back panel for enhanced ventilation
  • Large overflow cargo holds helmet securely


"Scudo é uma mochila com muitos extras mas sacrifica organização e painéis robustos a troco de peso."

[Hidratação] CamelbaK Scudo '09 Scudo001
Já vos falei do meu gosto folclore?

Scudo é uma edição limitada para 2009 e a CB alega que este modelo é a junção de dois modelos muito populares: BlowFish e Mule. Também é verdade que já havia modelos em 2006 (Outlaw Series) com o tal espaçamento entre bolsas do Scudo mas eram pesados.

Por falar em edições especiais, sabem quantos LE 2009 existem?
  • Scudo™️
  • Octane™️ 20+
  • M.U.L.E.™️ Lightweight


Mas não quero divagar muito sobre sobre as outras duas LE, contudo, posso adiantar que são as mais leves das respetivas gamas e para comprovar isso vou fazer uma breve análise de mercado, isto é, o que há no mercado que custe aproximadamente o preço do meu Scudo.
Aproveito para adicionar uns constrangimentos: 3L, até 25% mais caro, pesar menos que o BlowFish (BF) e dou preferência pela organização. Não tou a pedir muito e acredito que a concorrência tenha algo do meu agrado.

Os oponentes, até 25% mais caro (52€ no máximo):
Marca/Modelo de 2009
Dados do fabricante
Observações
Lezyne Micro Pack
  • Low-profile, clean and simple construction
  • Cycling-specific Float-Y shoulder strap
  • Two easy access front pockets
  • Hidden zipper with high-polished, custom zipper pull

  • All strap-ends secure via Velcro or elastic
  • Includes Lezyne high-flow 2-liter bladder


gearstrong 30 Cu. In. / .5L
fluidcapacity 2L / 68 oz
    [+]42€, +1€
  • Só leva 2L!
  • Não chega aos calcanhares do Scudo
Lezyne Smart Pack
  • Low-profile, highly organized design
  • Cycling-specific Float-Y shoulder and sternum strap
  • Full length stuff-pocket secured by an 8mm bungee and aluminum hook
  • Labeled organizational pockets for multi tool, eye-wear, money/ID, tubes, and all tire repair items
  • EVA reinforcement provides structure without compromising comfort
  • Water resistant zippers with high-polished, custom zipper pulls
  • All strap-ends secure via Velcro or elastic
  • Includes Lezyne high-flow 3-liter bladder


gearstrong 335 Cu. In. / 5.5L
fluidcapacity 3L / 100 oz
  • 51€, +10€
  • Por mais 24.4% a Lezyne faz uma mochila uma organização bestial
  • Acho pouco estética
Dakine Shuttle
  • 70 oz. [2L] reservoir with quick disconnect hose
  • Back panel reservoir pocket
  • Breathable Dri-Mesh®️ back panel and shoulder straps
  • Fleece sunglass pocket
  • Tube/pump sleeves


Volume 250 cu. in.[4L]
Size 17x7x2" [43x18x5cm]
  • 46.50€, +5.50€
  • Só leva 2L
Dakine Session
  • 70 oz. [2L] reservoir with quick disconnect hose
  • Back panel reservoir pocket
  • Armor carry straps
  • Internal organizer pockets
  • Fleece sunglass pocket
  • Tube/pump sleeves
  • MP3 pocket


Volume 400 cu. in.[6.5L]
Size 17x7x3" [43x18x7cm]
  • 50€, +9€
  • Só leva 2L
  • Por mais 22% a Dakine faz uma mochila uma organização bestial
Deuter Cross Bike
  • [1] helmet holding front flap
  • front pocket, two side mesh pockets
  • 3M reflectors
  • valuables compartment
  • loop for the Safety Blink


Weight: 620 g
Volume: 18 l
Size: 45/31/18 (h/b/t)com
Compact biking backpack with Airstripes system.
  • 42€, +1€
  • Só leva 2L de água mas não inclui bexiga
Deuter Compact EXP 8 Mesh shoulder straps, mesh hip fins with zipped pockets and Airstripes back system ensure all-round ventilation
  • Velcro sealed drinking tube channel
  • cycle pump pocket
  • Safety Blink loop
  • 3M-Reflectors
  • Zipped front pockets
  • [2] Elasticated mesh pocket for jacket


Weight: 890 g
Volume: 8 + 2 l
Size: 46/20/16 (h/b/t)com
  • 48€, +7€
  • Trás 2L de origem mas essa bolsa permite meter uma bexiga de 3L
  • Por mais 17.1% a Deuter faz uma mochila uma organização bestial e tem 8L de volume de carga.
  • Muito pesada

Segundo esta minha análise de mercado o estatuto LE é mesmo verdade, não é marketing da CB a tentar enganar-nos. Há modelos que superam e muito nos extras por este preço, porém, nenhum tinha bexiga de 3L e peso semelhante ao Scudo!
Eu ainda cheguei a escrever sobre a b'Twin/Rockrider e Berg mas desisti porque eram duma categoria à parte, apesar de ter gostado de dois modelos da Berg (que não aparecem na "breve análise de mercado").



Scudo na garagem:

Scudo é, basicamente, um BF mais pequenino mas permite levar coisas penduradas do lado de fora. Isto é bastante positivo. Eu falo por mim, dá-me imenso jeito levar certas coisa fora e isto foi um problema que apontei no review do estimado BlowFish '02.

No entanto, nem tudo é positivo. A primeira coisa que salta à vista, e ao toque, é a fina espessura dos painéis. Com a excepção do fundo e alças, todos os painéis aparentam ser frágeis. Parece ser dum textil semelhante ao que tenho no meu velho Deuter com 11 anos. Se assim for, isso é muito bom porque o velho Deuter já foi ao chão e tem um buraquito no tecido mas o engraçado é que ele não se alastra, nem mesmo sob alguma tensão. Há quem não se importe e há quem se preocupe mas eu não, uma vez que um fundo do Scudo parece Cordura...

Outro ponto menos bom do Scudo é a falta de organização. Eu vejo Dakine, Lezyne, Deuter e depois olho para o vazio dentro das bolsas do Scudo e fico a pensar no quão mau isto era no lançamento. Demasiado espartano para o meu gosto mas é tal e qual o meu velho BF por dentro. Isto foi no Outono / Inverno de 2009 @ 80€! Shocked
[Hidratação] CamelbaK Scudo '09 Scudo009

Outra cena chata é o difícil acesso à bolsa grande, tenho de dar folga às presilhas para conseguir abrir devidamente a bolsa mas este problema já vem do Mule...
[Hidratação] CamelbaK Scudo '09 Scudo003

Que mariquice de pega é esta? Até tenho medo de segurar a mochila, devidamente atestada, pela pega. O velho BF era mais fiável pois muitas vezes eu deixava-a pendura a pesar >5kg e nunca me deu problemas. Cá está o reforço do BF a vir ao de cima… Talvez deva cortar esta pega pois nem sequer entra na estética da mochila. Aliás, vejam como é no Mule:
[Hidratação] CamelbaK Scudo '09 Scudo006

Eu curto desta tira de velcro para segurar a bomba no sítio mas é algo inútil pois ao meter a bexiga, atestada, dentro da respectiva bolsa, as costas da bolsa grande fica convexa e a bomba fica naturalmente encaixada num dos extremos e nunca anda à solta. Porém, conheço bttistas que usam os seus [abbr=CamelBak]CB[/abbr] sem a bexiga e é aqui que reconheço a potencial utilidade do velcro.
[Hidratação] CamelbaK Scudo '09 Scudo002
Ah, vejam como não tem bolsinhas ou divisórias. É saco...

O peso… Já falei no meu blog e sinceramente não compreendo pois investigando na interweb vi BF de 2004 a 2009 pesando 800g! Será que este tempo todo o meu sofrimento com o peso do BF era psicológico?



Scudo no mato:

Fenomenal! Sento uma enorme diferença do peso nas costas.
A mochila tem um ar frágil quando comparado com o BF, parece mais vocacionada para tarefas ligeiras como saídas dominicais Maratonas e Raids que AM, FR. Por algum motivo a Camel sentiu a necessidade de criar a gama OutLaw.

[Hidratação] CamelbaK Scudo '09 Scudo004[Hidratação] CamelbaK Scudo '09 Scudo005
Caramba! O meu BF tem diz em grande o modelo e o Scudo tem uma caganita de mosca... Ah, é mesmo uma etiqueta pequenina.

Super útil o impermeável do Scudo mas não é tudo pois esta capinha está guardada numa bolsa que se situa no fundo da mochila. É abrir, desenrolar, esticar, prender o velcro mas isto é facultativo et voilá c'est finit! É mesmo um excelente extra.
[Hidratação] CamelbaK Scudo '09 Scudo007

Quanto às costas do Scudo, nada de novo. São frescas como o BF. Os modelos da Camel com sufixo NV é que devem ser mesmo frescos.
[Hidratação] CamelbaK Scudo '09 Scudo010
Scudo e M.U.L.E. de 2009


Conclusão:
No final de Maio, comprei Scudo em promoção no CRC por 41€ mas agora está a 58€ e por este preço o Scudo já não compensa, é muito caro para os extras que trás e depois da breve análise de mercado que fiz à pouco, fiquei reticente pois Dakine Session e Deuter EXP 8 são modelos que superam nos extras mas são pesados...
Acredito que qualquer bttista que nunca tenha comprado um camel (mochila de hidratação duma marca qualquer) ou que tenha um com 2 ou 3 anos prefira as marcas que referi anteriormente que a própria [abbr=CamelBak]CB[/abbr].

Não adianta, as palavras mágicas neste review são "peso", "preço", "extras"... Correcção, a palavra mágica é "LE - Edição Limitada" e realmente não há nada no mercado com 3L de H2O, 41€, ultra leve, 9.8L de capacidade e com este extra overflow cargo.
Minto! Só um LE para bater outro LE: M.U.L.E.™️ Lightweight, a maior surpresa de Julho 2009!

Recomendo a gama LE da CB, ele cumpre aquilo que promete: baixo peso com bexiga de 3L. O preço é um pormenor à parte que irá afastar muita gente... Lá tou eu a falar do futuro quando já estamos no Outono / Inverno de 2010. Portanto, o preço foi um factor que afastou muita gente do Scudo.


Esquemático:
[Hidratação] CamelbaK Scudo '09 Scudograf
1 - Mau
2 - Abaixo da média
3 - É bom para aquilo que é indicado
4 - Acima da média
5 - Transcende

No que toca ao esquemático fui mão pesada no preço pois lá porque comprei em promoção o Scudo quando saiu custava virtualmente o mesmo que um M.U.L.E., um Lobo, etc. A funcionalidade é levou 3 pois a inexistência duma pega (para segurar o Scudo devidamente cheio) e a falta de organização interna são, como se diz na Liga dos Últimos, "vectores" que dão uma facada na nota e para ter 3 acreditem que tem extras muito jeitosos. Quanto ao rácio preço/qualidade, a nota 2 é justa porque o baixo peso paga-se mas se compararmos com o M.U.L.E.™️ Lightweight...

Positivo:
  • Scudo faz jus ao título "Edição Limitada"!
  • Leve!
  • Bexiga e bocal da CB continuam a liderar o mercado
  • Poucos extras mas interessantes
Negativo:
  • Scudo é muito espartano, não esperem nenhum Case Logic!
  • Preço é péssimo e mais vale ver um Lobo, BlowFish ou M.U.L.E. (Outono/Inverno de 2008/2009)
  • Só tem duas cores opcionais


O que muito bttista pensou do Scudo: It wasn't worth it.
[Hidratação] CamelbaK Scudo '09 Civil


P.S. - Original de Outubro 14, 2009
Ir para o topo Ir para baixo
http://jorgexbtt.blogspot.com/
 
[Hidratação] CamelbaK Scudo '09
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» [Hidratação] CamelbaK FairFax '09

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
6polegadas :: Análises e testes :: Vestuário e acessórios-
Ir para: