Review «Commençal Meta Am 2 29 – 2013»
Primeira impressão:
Uma bike muito agradável á vista em que o verde néon se mistura bem com o preto, com excelentes acabamentos no que toca a soldaduras e pintura, com um angulo de direcção de 68º e angulo de tubo de selim de 72,5º torna numa bike muito confortável e com uma boa posição de condução tanto a subir como quando se pede para descer algo que ela não nega, independente de ter um curso de 130mm as rodas 29’’ fazem com que as pequenas irregularidades do terreno simplesmente desapareçam, não sendo necessário o curso de uma 26’’ desenhada para o mesmo efeito, a passagem interna dos quadros dão um aspeto muito «clean» á bike.
A Subir:
Por se tratar de uma verdadeira maquina de All Mountain, dado a sua geometria e a sistema de suspensão, as subidas fazem-se de forma relaxada e desde que se consiga manter uma boa cadência, supera-se com facilidade todos os obstáculos, mas aqui nota-se uma diferença no que toca a uma roda 26’’, sendo necessária uma melhor forma física mas nada de extraordinário, um dos aspetos que mais notei é que se estivermos numa subida mais acentuada e se abrandarmos o ritmo é necessário um maior esforço físico para que esta volte a «embalar». O sistema da fox ctd (climb, trail, descend) faz milagres na hora de subir.
A Descer:
Agora falamos em coisas sérias.
Muito rápida e muito mas muito confortável, inicialmente começamos a pensar «epá isto só tem 130mm de curso e tal» mas quando começamos a rolar a mesma transmite extrema confiança e facilmente esquecemos os 130mm, grande fator este pelas rodas 29’’ que passa os obstáculos com extrema facilidade, uma bicicleta muito equilibrada, e com um sistema de suspensão impressionante (CTD), os travões formula rx fazem o que se pede e nunca senti falta de poder de travagem os discos 180mm são mais que suficientes, o prato 38t é o suficiente, os pneus da Kenda mesmo sendo na medida 2.2 equivalem a um 2.35 da maioria das marcas e tem um bom grip (há pneus melhores e mais roladores, mas isto já é um gosto pessoal), o guiador de 730mm é o ideal para termos bom controlo a descer e o suficiente para uma pessoa de média estatura. A transmissão não é das melhores, mas já contam com 10 velocidades, e nunca me falharam. O eixo frontal 15mm, o eixo traseiro de 142x12mm e o tubo de direção cónico fazem com que a bike tenha ótima rigidez na frente e na traseira, sendo a torção quase nula, acredito que possa haver torção mas não ando assim tão rápido lol.
No que toca a agilidade desta 29’’ a comparar com uma 26´´ pouca diferença faz, sendo mais notável em singletracks com curvas mais fechadas em que a trajetória da roda tende a ter maior abertura, e torna a curvatura mais lenta principalmente em zonas de curvas em «s», agora que com roda 29 dificilmente vamos ao chão e que trata-se de uma roda que admite mais erros que uma 26 ninguém a tira o mérito.
Em estradões e a descer, seja raízes, pedras, valas, ramos, estas rodas papam tudo e nota-se uma incrível tração que não existe na roda 26, simplesmente as rodas vão coladas ao chão, e aí podemos deixar a bike rolar que ela vai rolar como se andássemos num tapete, foi das coisas que mais me impressionaram.
Impressão final:
Excelente bicicleta para exploração de trilhos e para fazer bons quilómetros em cima da mesma até ao topo do trilho e depois disfrutar ao máximo nas descidas, sem duvida a roda 29’’ nesta bicicleta é uma mais-valia, falamos de uma bicicleta de 14500gr, o que facilmente consegue-se uma bicicleta sub 14kg sem que haja grandes gastos, um kit tubeless e um avanço e guiador da renthal é o suficiente.
Conclusão:
Numa escala de 0 a 5, dou a esta bicicleta um 4,5, pelo facto de não trazer de origem um espigão telescópico, guia de corrente (opinião pessoal), por o sistema de transmissão não ser dos melhores, sendo agora o preço de promoção desta bike por ser modelo de 2013 mais acessível para a qualidade de equipamento que possui, o preço inicial da mesma era de 3000€ pelo que os gajos da commençal podiam brindar os seus proprietários com uns mimos lol, uma das coisas que também acho imprescindível na bike, era possuir um controlo do amortecedor traseiro no guiador pois pela posição do mesmo e se quisermos alterar a posição da alavanca (ctd) temos que desmontar da bike.
Concluindo, uma excelente bike, com um quadro que vale apena investir a nível de upgrades, e que agora está a excelente preço, um grande agradecimento á BikeStop por ter cedido a mesma para test drive, visitem a loja e fiquem a conhecer os produtos e a amabilidade de quem lá trabalha, e se estiverem com dúvidas na compra de uma nova bike, aconselho esta am 29 a 100%... Até eu não a queria devolver lol